Noções básicas sobre sem fio
Uma câmera sem fio pode ou não ser verdadeiramente "sem fio". Embora alguns sejam alimentados por baterias, muitos realmente precisam ser conectados discretamente à parede ou conectados a um sistema elétrico. No entanto, eles usam transmissão sem fio, o que significa que você não precisa passar um cabo da câmera para o receptor. Isso pode torná-los mais convenientes de usar e mais fáceis de ocultar.
Detectando a imagem
Uma câmera escondida sem fio cria fotos como qualquer outra câmera de vídeo digital. A luz passa pela lente, que a focaliza em uma pequena grade de detectores de luz. Em uma câmera de vigilância em preto e branco, cada detector simplesmente mede quanta luz existe em um determinado local da imagem. Em uma câmera colorida, cada detector mede apenas a luz vermelha, verde ou azul e, em seguida, grupos de três detectores são combinados para mostrar a cor da luz em um determinado local. Todos esses fotodetectores individuais são então combinados para formar uma imagem completa. Algumas câmeras ocultas sem fio também possuem um detector de movimento e um motor que automaticamente faz com que a câmera acompanhe qualquer movimento na sala. Outras câmeras apenas continuam a focar fixamente no mesmo local.
Transmitindo a imagem
As câmeras sem fio possuem pequenos transmissores de rádio a bordo. A câmera transforma a imagem em um sinal de rádio em uma determinada frequência. O transmissor de rádio normalmente não é grande e poderoso, mas um pequeno projetado para transmitir o sinal para um receptor no mesmo prédio. O receptor então capta o sinal e o transforma de volta em uma imagem.
Como usar a filmagem
O receptor pode fazer coisas diferentes com a imagem dependendo de sua finalidade. Se a câmera sem fio estiver lá para vigilância contínua, a imagem pode ser exibida junto com as imagens de outras câmeras em um banco de telas de vídeo para um guarda de segurança assistir. A imagem também pode ser gravada, seja no disco rígido do computador ou em alguma outra mídia de armazenamento. Em alguns casos, o receptor armazena apenas alguns quadros por segundo, criando uma imagem de lapso de tempo de uma área. Isso economiza espaço de armazenamento e facilita a revisão da fita mais tarde.