Você pode configurar sua própria câmera IP usando uma webcam existente com o software e a configuração de rede adequados. A menos que você esteja transmitindo na Internet fora de uma videoconferência, provavelmente planeja usar uma câmera IP para fins de segurança ou vigilância. Embora o uso de uma webcam como câmera IP possa não ser tão robusto ou prático quanto um sistema de segurança de circuito fechado, ele permite que você verifique o feed de vídeo de qualquer lugar com conexão à Internet.
Usando seu computador
Seu computador literalmente executa o show se você estiver usando uma webcam como uma câmera IP. As únicas funções da webcam são gravar dados de vídeo e áudio:é o computador que executa o programa para interpretar os dados e transmiti-los pela Internet. Considerando que uma câmera IP dedicada é uma unidade auto-suficiente, a combinação computador/webcam pode ser uma alternativa de baixo custo para molhar os pés em câmeras IP. No entanto, o computador precisa estar sempre ligado para que a webcam funcione, portanto, você pode economizar custos de energia mudando para um sistema dedicado.
Selecione seu software
Uma webcam é apenas uma peça de hardware sem software. Um aplicativo típico de videoconferência e mensagens instantâneas pode funcionar para enviar um feed de vídeo para um único local externo, mas não é prático para uso a longo prazo. Programas como Digi-Watcher, Yawcam, adaptador de câmera IP, DeskShare e iSpy são todos projetados para streaming de câmera IP persistente (consulte Recursos). Cada programa funciona de maneira um pouco diferente, mas funciona para transmitir um feed de webcam conectado.
Configurando DNS e roteamento
O feed da câmera IP é útil apenas se você puder acessá-lo:você precisará configurar o encaminhamento de DNS e seu roteador para garantir que possa localizar e acessar o feed. Você pode lidar com o encaminhamento de DNS configurando uma conta com um serviço de encaminhamento de DNS gratuito, como Webhop (consulte Recursos). Depois de configurar o serviço de encaminhamento de DNS, conecte-se ao utilitário de configuração do roteador por meio do computador e adicione a conta de serviço DNS dinâmico às configurações de "DNS dinâmico". O processo de configuração pode exigir alguma solução de problemas, porque as opções de "DNS dinâmico" variam dependendo do seu roteador. Uma vez configurado, você pode visualizar o feed por meio de um navegador da Web usando o endereço DNS dinâmico como URL.
Opções de câmeras com fio e sem fio
Como e onde você coloca a webcam depende da maneira como o dispositivo se conecta ao computador. Algumas webcams se conectam diretamente ao computador por meio de uma conexão USB, enquanto outras se conectam à rede via Ethernet e Wi-Fi. A colocação de câmeras conectadas por USB é limitada com base no comprimento do cabo, mas você pode adicionar uma extensão para expandir suas opções. As câmeras conectadas à Ethernet podem ir a qualquer lugar onde você execute um cabo Ethernet e não precisem de um cabo de alimentação separado, o que pode facilitar a localização da câmera com base na localização do roteador. As câmeras Wi-Fi transmitem pela rede e precisam apenas de uma conexão de energia para funcionar, para que possam ser colocadas em qualquer lugar perto de uma tomada.