Cria uma imagem invertida em uma superfície. A câmera obscura é um dispositivo que projeta uma imagem do ambiente ao seu redor em uma superfície, geralmente uma parede ou tela. Esta imagem está invertida, o que significa que a parte superior da cena aparece na parte inferior da imagem e a esquerda aparece à direita. Essa inversão ocorre porque a luz viaja em linha reta e a imagem é projetada através de um pequeno orifício na caixa da câmera.
A câmera obscura foi descrita pela primeira vez pelo filósofo chinês Mozi no século V aC. Posteriormente, foi redescoberto e popularizado por cientistas europeus nos séculos XVI e XVII e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da óptica e da fotografia.
A câmera obscura pode ser usada para observar fenômenos naturais, como eclipses e pores do sol, e também pode ser usada para criar imagens artísticas. No século XVIII, a câmera obscura era usada por artistas para criar pinturas detalhadas e realistas, e também como ferramenta para ensinar desenho em perspectiva.
Hoje, a câmera obscura ainda é usada por artistas e fotógrafos e também é uma atração turística popular. Existem muitos dispositivos de câmera obscura localizados em museus e centros de ciência em todo o mundo e oferecem aos visitantes uma maneira única de vivenciar o mundo ao seu redor.