A frase "Luzes, câmera, ação!" é comumente atribuído a D.W. Griffith, diretor, produtor e roteirista americano, considerado um dos pioneiros do cinema. Griffith é creditado por popularizar o uso desta frase durante os primeiros dias do cinema no início do século XX.
DW Griffith começou sua carreira na indústria cinematográfica no início de 1900 e era conhecido por suas técnicas inovadoras de produção cinematográfica e métodos de contar histórias. Dirigiu e produziu vários filmes mudos influentes, incluindo “O Nascimento de uma Nação” (1915) e “Intolerância” (1916).
Acredita-se que Griffith usou a frase “Luzes, câmera, ação!” como forma de sinalizar o início da filmagem de uma cena no set. Com o tempo, a frase foi amplamente adotada e popularizada na indústria cinematográfica, tornando-se eventualmente uma expressão icônica associada ao início da filmagem.
Desde então, a frase “Luzes, câmera, ação!” tornou-se sinônimo de início de uma produção cinematográfica e é comumente usado por diretores, atores e cineastas em todo o mundo.