>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Classe D Vs . Amps lineares

Ambos classe D e amplificadores lineares são circuitos eletrônicos projetados para aumentar a potência do sinal de entrada de baixo nível. Amplificadores lineares seguem as regras tradicionais de design eletrônico , usando transistores ou tubos para bem controlar uma corrente de saída. Embora mais complexo, amplificadores classe D trabalham girando transistores completamente ligado e desligado em altas velocidades. Esta abordagem incomum produz saídas de alta potência com uma eficiência muito alta . Eficiência

Um amplificador linear aumenta a tensão ou a corrente do sinal de entrada, em proporção com o próprio sinal . O sinal de entrada é uma onda , eo amplificador faz a onda maior. Para isso , um tubo ou um transistor controla uma corrente de saída como uma válvula , aumentando e diminuindo a corrente em resposta ao sinal de entrada . Esta abordagem tem a eficiência de 20 por cento ou menos , para enviar 20 watts a um altifalante , o amplificador consome 100 watts de potência . Um projeto Classe D opera a uma taxa que varia entre eficiência de 50 a 90 por cento.
Complexidade

amplificadores lineares têm projetos muito simples , usando apenas alguns transistores por canal . Um projeto chamado de um amplificador classe A tem um único transistor por canal. Amplificadores de classe D , pelo contrário , são muito mais complexas , exigindo dezenas de transistores para além de outros componentes electrónicos . É um sistema de vários circuitos , incluindo um gerador de sinal de alta frequência , um comparador e controlador de porta . Os fabricantes de eletrônicos têm implementado essas funções em circuitos integrados , tornando a classe D mais prático do que poderia ser.
Distortion

um projeto simplificado Classe D produz grandes quantidades de distorção . O amplificador funciona rodando um transistor completamente ligado e desligado sem conteúdo de sinal entre os dois extremos. A saída do amplificador é, essencialmente, uma onda quadrada , e você seria duramente pressionado para reconhecer a música tocada por ele. Uma versão mais sofisticada da Classe D reduz grandemente a distorção , no entanto , uma vez que amplifica uma mistura de música e uma onda quadrada com uma frequência entre 250 a 750 kHz . Um circuito de saída filtra a onda quadrada do sinal , deixando a música intacta.

Projetos amplificador linear tem inerentemente baixa distorção. Ao contrário da classe D , eles reproduzem o sinal proporcionalmente e não precisa confiar em sistemas de circuito complexo para entregar boa fidelidade .
Poder

potência de saída para linear e Classe amplificadores D é comparável ; amplificadores com qualquer projeto pode chegar a milhares de watts. Por causa da Classe D maior eficiência , no entanto , é mais fácil fazer um consumidor da classe de 1.000 watts amplificador , como as suas necessidades de arrefecimento são mais razoável . Amplificadores lineares para áudio doméstico raramente produzem mais do que algumas centenas de watts , por mais poder, as necessidades de equipamentos forçada a ar e até mesmo de resfriamento de água

.