>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Como posso saber se meu amplificador é frito

? Trabalho de um amplificador é para alimentar um sinal de áudio para que seja forte o suficiente para acionar os alto-falantes. Há vários componentes dentro do seu amplificador , incluindo transformadores de potência , fusíveis, resistores, capacitores , transistores e potenciômetros . Normalmente, se um desses componentes queimar, ou " batatas fritas ", o amplificador vai deixar de funcionar corretamente. Uma parte importante da manutenção do amplificador é identificar falhas e avaliar a sua natureza e gravidade . A facilidade com que você pode determinar se o seu amplificador é frito depende da localização da peça e da gravidade da falha. Coisas que você precisa
Phillips
substituição funde
Multímetro
Mostrar Mais instruções
1

Ligue o interruptor de alimentação. Se nada acontece , é provável que o problema está na seção de energia. Desligue o aparelho e retire a ficha da parede. Soltar o invólucro em torno da tomada e verifique o fusível. Se o fusível tem uma coloração escura ou resíduo de fuligem no interior, este é um sinal de que ele está frito. Substitua por um fusível de valor idêntico . O fusível é normalmente indicado na parte traseira do plugue.
2

Ajuste o volume no amplificador. Se liga e permanece ligado, mas não há som , independentemente de quão alto você configurá-lo , o problema é provavelmente no estágio de saída. Se o visor LED indica que o sinal está passando através do amplificador , então o estágio de potência e estágio pré-amplificador estão funcionando. Um transformador de saída frito é uma causa provável.
3

Desligue o aparelho . Soltar o amplificador chassis tampa. Isto expõe a placa de circuito , onde a maioria dos componentes integrais são montados . Ele também expõe os tubos se o seu amp tem. Se estes são fritos , eles têm uma tez fuligem .
4

Inspecione a placa de circuito. Procure cor acastanhada ou em branco para qualquer um dos componentes montados na placa . Este é um sinal de que eles foram fritos.
5 Set o medidor de " ohms " ao testar .

Soltar o invólucro em torno do transformador de potência . Este é o bloco de metal retangular que fica mais próxima de onde a fonte de alimentação está ligado . Removendo a caixa expõe o enrolamento.
6

Pressione seu multímetro contra a bobina inferior do enrolamento. Ligue o amplificador . A leitura no multímetro deve ser igual à potência anunciada no amplificador. Por exemplo, se você está testando o Samson SZ240 , a leitura mínimo que você deve obter é de 70 volts. Dependendo da configuração do último poder, o amplificador pode ser configurado para tirar 100 volts , por isso, essa leitura é muito fina. Qualquer coisa fora de uma variação de cinco por cento é uma indicação de que o transformador é defeituosa , mas não frito . A leitura zero é um sinal de que o transformador está frito e deve ser substituído.
7

Pressione sua sonda multímetro contra a placa de circuito tira condutor , logo após o primeiro resistor após o transformador de potência . Um zero lendo aqui ou em qualquer ponto na placa depois de um resistor significa que o resistor é frito . Este teste também funciona em transistores . Quando um resistor ou transistor recebe um surto de energia , ele calções para proteger o resto do amplificador.