Um dos amplificadores mais simples para a construção é a classe Um amplificador . Este tipo de amplificador requer apenas um componente eletrônico ativo - um transistor ou um triodo . Uma classe -A amplificador também é capaz de reproduzir uma cópia de alta fidelidade da corrente inicial de entrada alternada, ou CA, sinal.
Para construir uma classe -A amplificador usando um triodo como o componente ativo , você vai precisa de um triodo (como modelo 12AX7 da General Electric ) , a 1 M? resistor , um 100 K ? resistor e um 1,5 K ? resistor.
Conecte um dos cabos cada um no 1 M ? e 1,5 K ? resistores para aterramento elétrico . Ligue a ponta livre do 1 M ? ao terminal de grade na triode e conectar um cabo para este conjunto elétrico. Este cabo irá servir como fonte de entrada de sinal AC .
Conecte o livre 1,5 K ? ao terminal do cátodo do tríodo . Isto irá servir como o isolamento amplificador de chão, e funciona como um resistor de polarização do amplificador.
Conecte uma das 100 K ? resistor leva a uma fonte de alimentação DC , como uma bateria ou uma fonte de alimentação regulada . Ligue o outro terminal do resistor ao terminal de placa na triode e conectar um cabo para este conjunto elétrico. Este cabo irá servir como o sinal de saída amplificado AC .
Classe -B Amplification
Enquanto uma classe - Um amplificador é capaz de produzir uma cópia de alta fidelidade de o sinal AC de entrada , os amplificadores de classe a operação de eficiência de 12 a 25 por cento . Muito do poder colocar em uma classe - Um amplificador é emitida na forma de calor . Um amplificador de classe B , por outro lado , amplifica um sinal de CA e pode operar com eficiência de perto de 78 por cento
Um amplificador de classe B tem dois componentes activos - . Dois triodes ou transistores - e devido isso, é mais complexo de fabricar do que uma classe - um amplificador . Felizmente, muitos tubos de vácuo (como a 12AX7 ) são construídos como sistemas de " twin- triodo " .
Infelizmente, o aumento da eficiência deste tipo de amplificador tem um preço . Amplificadores de classe B tendem a apresentar um fenômeno chamado de \\ " distorção crossover. \\ " Cada triode ou transistor no circuito processos metade do sinal AC de entrada. Como a corrente elétrica muda de direção , diminui em magnitude , eo transistor ou triodo desliga . O outro transistor ou triodo espera então para a corrente a partir da outra metade do sinal AC para ser suficiente para ligá-lo. Este estado de mudança, ou \\ " região de crossover , \\" não é amplificada por um ou outro transistor ou triodo , por isso torna-se a forma de onda ligeiramente distorcida como resultado. Portanto , este tipo de amplificador deve ser utilizado apenas quando um sinal de saída de alta-fidelidade é desnecessário.
Para fabricar um amplificador classe -B, você vai precisar de dois capacitores eletrolíticos ( polarizados ), dois triodes e quatro resistores de igual valor . Você também vai precisar de uma fonte de alimentação DC .
Conectar os dois capacitor negativo leva junto. Estas ligações são marcadas por um \\ "- \\ " na caixa capacitor. Essa conexão também servirá como o fio de entrada de sinal AC .
Ligue o cabo positivo do primeiro capacitor , em conjunto, uma das ligações livres do primeiro resistor, uma das ligações livres no segundo resistor, e com o primeiro chumbo grade do triodo . Conecte o primeiro resistor em conjunto para o terminal positivo da fonte de alimentação , e placa de chumbo do primeiro triodo .
Ligue o fio livre no segundo resistor a uma das pistas sobre o terceiro resistor. Ligue o cabo positivo do segundo capacitor conjuntamente ao chumbo no terceiro resistor, uma das pistas no quarto resistor, e da grade da ligação do segundo triodo . Conecte o quarto resistor em conjunto para o terminal de alimentação negativo , e placa de chumbo do segundo triodo .
Conecte o cátodo leva de ambos triodes juntos. Esta ligação serve como a principal saída do sinal amplificado.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]