Os receptores AV são indiscutivelmente o coração e a alma de uma configuração de home theater. Por esse motivo, é melhor atualizar seu receptor com a regularidade que seu orçamento permitir, principalmente com todos os avanços recentes na tecnologia de home theater.
Mesmo que seu receptor AV ainda esteja funcionando bem, há
9 sinais de que é hora de atualizar seu receptor de home theater para um novo modelo, que inclui:
- Você está perdendo o streaming sem fio
- Avanços na tecnologia de som surround
- Você está com poucas conexões de entrada
- Você quer mais de seus palestrantes
- Você deseja migrar para a mídia de várias salas
- Você está pulando para 4K
- Você precisa de uma melhor conectividade de rede
- Você está perdendo recursos de bônus
- Você deseja preparar seu home theater para o futuro
Discutirei isso com mais detalhes abaixo, mas primeiro veremos com um pouco mais de detalhes sobre quanto tempo seu receptor de home theater deve durar com base nos avanços da tecnologia. Compreender essas informações pode ajudá-lo a planejar melhor a vida útil do seu próximo receptor.
Confira minhas principais recomendações para receptores AV. Há um ótimo para cada orçamento. Quanto tempo dura um receptor de home theater?
Embora a resposta a esta pergunta seja “até quebrar”, um receiver de home theater deve ser substituído a cada 5 anos ou mais. Se você não está tão incomodado com os avanços da tecnologia, provavelmente poderá espremer 10 anos de um modelo de boa qualidade.
A maior razão para substituir seu home theater (como discutirei abaixo) são os avanços tecnológicos. O mundo do home theater se move rapidamente; por exemplo, nos últimos 10 anos tivemos o nascimento (e a morte) da TV 3D. Com o aumento de 8K apenas no horizonte, pode valer a pena pensar em atualizar.
Provavelmente todos podemos concordar que os receptores de home theater não são baratos; bem, os bons não são de qualquer maneira. O melhor conselho que posso dar para comprar um novo receptor é gastar mais do que você acha que deveria para comprar um modelo mais sofisticado.
A lógica aqui é que um modelo de ponta deve teoricamente durar mais e deve conter tecnologia atual mais avançada, o que o torna à prova de futuro por um período mais longo do que um modelo mais orçamentário. Além disso, esperamos que ele forneça áudio e vídeo de melhor qualidade e tenha menos probabilidade de quebrar.
Para saber mais, leia:Quanto tempo duram os receptores domésticos? Motivos para atualizar seu receptor de home theater
A seguir estão minhas principais razões para atualizar um receptor de home theater. É claro que você não precisa marcar todos os motivos para justificar uma atualização, mas esperamos que eles forneçam algumas coisas para você pensar.
1. Você está perdendo o streaming sem fio
Claro, esse não é um motivo particularmente grande para atualizar, mas todos podemos apreciar a conveniência do streaming de música sem fio. Mesmo que seu home theater seja construído principalmente para filmes, ter uma configuração de streaming sem fio decente é útil para quando você recebe pessoas.
Como você pode ver na Amazon, existem muitos receptores AV atuais com Bluetooth como padrão. Este tem sido um recurso comum em modelos de ponta há muito tempo, mas sua utilidade não deve ser menosprezada.
Da mesma forma, a tecnologia Bluetooth está sujeita ao mesmo nível de avanço que outras tecnologias de home theater. O Bluetooth 5.0 é a versão mais atualizada e suporta conexões mais rápidas e dispositivos de maior conectividade. Se você estiver atualizando seu receptor, não procure nada menos do que o Bluetooth 5.0.
2. Avanços na tecnologia de som surround
O som surround é obviamente uma das principais razões pelas quais as pessoas constroem um home theater em primeiro lugar. Como é a maior diferença entre assistir TV normal e um home theater, faz sentido tirar o melhor proveito disso.
Algumas pessoas podem estar felizes com sua configuração atual de som surround, mas os verdadeiros audiófilos provavelmente estão intimamente cientes dos novos Dolby Atmos e DTS:X. Atmos é considerado
o tecnologia de som surround e afirma oferecer mais som surround tridimensional.
A configuração para usar o Atmos é mais complexa do que os sistemas de som surround anteriores, e isso começa com o seu receptor. É bastante padrão em modelos de ponta agora, mas certifique-se de que o fabricante declare que o receptor é capaz de lidar com a decodificação Atmos.
Um receptor compatível com Atmos provavelmente terá entradas de alto-falante adicionais para alto-falantes de altura, que normalmente serão alto-falantes de teto, pois melhoram o nível de imersão. Embora você não precise usá-los, adicionar alto-falantes de teto é definitivamente uma maneira de nivelar seu home theater.
DTS:X é sem dúvida um salto semelhante ao Atmos, mas difere porque não especifica quantos alto-falantes você precisa. Também estará disponível em receptores de home theater de baixo custo, mas isso não significa que seja uma tecnologia pior. Em vez disso, o DTS:X é uma opção mais econômica.
Seja qual for a sua escolha para o seu home theater, certifique-se de que seu receiver tenha a tecnologia necessária e que seus alto-falantes possam lidar com o novo formato de som. Em suma, isso pode significar a compra de novos alto-falantes também.
3. Você está com poucas conexões de entrada
Receptores de home theater com várias entradas não são novidade. No entanto, o que há de novo é a variedade de dispositivos encontrados em uma configuração de home theater. Por exemplo, você pode ter vários dispositivos HDMI que precisam de sua própria conexão de entrada.
Isso é particularmente verdadeiro se você tiver dispositivos compatíveis com 4K, vários consoles de jogos e talvez também tecnologia compatível com 3D. Isso não inclui outros dispositivos, como um PC, toca-discos, CD player e assim por diante.
Os receptores de home theater mais recentes estão cientes da crescente variedade de dispositivos de entrada e atendem a essa necessidade. Consulte este artigo para obter uma lista completa de conexões de entrada que você pode encontrar em um receptor de home theater.
Embora o número de conexões de entrada dependa inteiramente de quantos dispositivos você possui, recomendo um mínimo de 4 entradas HDMI. Muitas pessoas ficarão felizes com 2, mas não acho ruim ter algumas sobras. Da mesma forma, isso ajudará a preparar seu sistema para o futuro para quaisquer outros dispositivos que você possa comprar no futuro.
4. Você quer mais de seus palestrantes
Como eu disse anteriormente, o som surround é sem dúvida a principal razão pela qual as pessoas iniciam um home theater. Quando você estiver familiarizado com a tecnologia, vale a pena procurar obter mais do seu sistema.
É altamente provável que, a menos que você construa seu home theater do zero com as melhores informações disponíveis, provavelmente poderá obter mais dos alto-falantes. Embora isso possa não ser o caso para todos, certamente posso admitir que foi verdade para mim.
Então, como um novo receptor de home theater permite que você obtenha o máximo de seus alto-falantes? Aqui estão os principais motivos:
- Configurações mais avançadas do equalizador permitirão equilibrar melhor o áudio no espaço do home theater.
- Um receptor de home theater com saída de alta potência resultará em maior volume dos alto-falantes com menos chance de distorção.
- Um receptor mais avançado permitirá biamplificar seus alto-falantes, o que resulta em dois canais de energia para cada alto-falante. Este artigo explica isso com mais detalhes.
- Avanços recentes na conversão de sinal digital resultam em áudio de melhor qualidade, independentemente do dispositivo de entrada.
Um receptor de home theater é a força motriz de todo o seu sistema, por isso vale a pena garantir que ele possa fornecer o que você precisa. Não faz sentido comprar um sistema de alto-falante incrível se o seu receptor ainda for um produto de baixo custo.
5. Você quer fazer o salto para a mídia multi-room
Este ponto definitivamente não é voltado para o usuário casual de home theater, embora seja uma ótima maneira de dar o salto para o fanático por tecnologia avançada. Um recurso de várias salas costumava ser apenas o material dos sistemas mais avançados, mas agora é mais viável do que você imagina.
A mídia multi-sala (ou multi-zona) é exatamente o que parece:a capacidade de reproduzir mídia de sua base de home theater em salas diferentes daquela em que está localizada. No entanto, para fazer isso, seu receptor precisará de saídas de zona.
Isso basicamente permite que você conecte alto-falantes em outras salas que podem reproduzir mídia do seu home theater. É possível fazer isso com áudio e vídeo, mas o quão avançada é sua configuração dependerá de quanto esforço você está disposto a colocar.
6. Você está pulando para 4K
Se você ainda não o fez, em breve poderá ser a hora de dar o salto para a tecnologia 4K. As TVs 4K estão caindo de preço e finalmente entraram no mercado para o comprador comum. No entanto, as TVs 4K precisam de suporte de entrada diferente das resoluções anteriores.
Para 4K, você precisará de uma entrada HDMI com HDCP 2.2 ativado, pois esta é a conexão mínima capaz de lidar com a transferência de dados necessária para uma resolução de tela mais alta. Felizmente, muitos receptores de home theater possuem essa tecnologia instalada.
Tal como está, 8K provavelmente precisará da mesma tecnologia, mas ainda é muito cedo para você basear suas compras nisso. Afinal, atualmente não há mídia 8K disponível fora do Japão. No entanto, vale a pena ter isso em mente para o futuro.
Mesmo se você comprar um receptor habilitado para 4K agora, você terá bons 5 anos antes de avançar para a tecnologia 8K. Considere há quanto tempo as pessoas estão satisfeitas com o HD “padrão” e, em seguida, considere quanto tempo você ficará satisfeito com a resolução 4K.
7. Você precisa de uma melhor conectividade de rede
Embora os receptores tenham capacidade de Internet por um tempo, o streaming sem fio atual exige muito mais da tecnologia do que costumava. Isso ocorre simplesmente porque a mídia que estamos tentando transmitir é mais rica em dados.
Um bom receptor de home theater deve ter uma conexão Ethernet e uma conexão Wi-Fi de alta velocidade como padrão. Tanto quanto possível, recomendo usar a conexão Ethernet, pois ainda é a melhor maneira de transmitir conteúdo rico em dados nas velocidades mais altas.
No entanto, um bom receptor Wi-Fi permitirá que você se conecte a serviços de streaming de música como Spotify ou Apple Music, ou até mesmo se conecte ao seu computador doméstico. Em suma, tudo isso se resume a oferecer mais opções de conteúdo de mídia em seu sistema de home theater.
8. Você está perdendo recursos de bônus
Embora isso possa soar como um slogan para um lançamento em DVD, há uma ampla variedade de recursos bônus surpreendentes e úteis a serem encontrados nos modernos receptores de home theater. Um dos meus favoritos é o controle de aplicativos.
Basicamente, isso envolve o uso do seu dispositivo móvel como controle remoto para o seu receptor de home theater. Isso se traduz em usar seu dispositivo como controle remoto para todo o sistema de home theater, permitindo alternar dispositivos de entrada, controlar música e transmitir diretamente para o sistema.
Embora isso possa não parecer o melhor motivo para atualizar, depois de brincar com ele, você nunca mais vai querer voltar. Um bom sistema de controle de aplicativos deve permitir que você integre outros aplicativos, como o Spotify, para localizar todo o seu conteúdo em uma única interface.
Nem todos os receptores de home theater vêm com essa tecnologia, mas muitas das marcas maiores o fazem. Da mesma forma, nem todos valem a pena usar, mas este artigo os classifica do melhor ao pior.
Dito isso, não escolha seu receptor de home theater apenas com base nessa função, pois esse não é um bom caminho a seguir. Fique com sua marca de escolha, mas tenha em mente a funcionalidade de seu controle de aplicativos.
9. Você quer preparar seu home theater para o futuro
Este ponto já foi abordado nos outros pontos, mas é tão importante que justifica ter uma seção só para ela. A tecnologia se move rapidamente e é muito fácil comprar algo e estar desatualizado no momento em que você abre a caixa.
Isso é particularmente verdadeiro com a tecnologia de home theater, e ainda mais para receptores de home theater. Por exemplo, enquanto uma TV 4K só precisa produzir uma imagem 4K, seu receptor precisa ser capaz de lidar com uma variedade de tecnologias diferentes (por exemplo, alto-falantes, dispositivos de entrada).
Portanto, eu sempre recomendo investir um bom dinheiro em seu receptor. É possivelmente o único dispositivo que eu recomendaria esticar seu orçamento. A melhor maneira de fazer isso é escolher um que você goste e depois olhar para os modelos mais sofisticados da mesma marca.
Algumas considerações finais
Há muitas razões pelas quais você deseja atualizar seu receptor de home theater. Embora esta lista não seja exaustiva, ela deve lhe dar muito o que pensar em termos de desenvolvimento de seu home theater.
A coisa mais importante a lembrar é que você não deve comprar apenas para agora, mas também para possíveis desenvolvimentos tecnológicos nos próximos 5 anos.