Você passou muito tempo configurando o sistema de cinema perfeito para sua casa. As imagens são espetaculares, o som é nítido e o equipamento é de primeira. Então, você percebe um cheiro de queimado vindo da fonte de alimentação do AVR.
Uma fonte de alimentação AVR provavelmente cheirará a plástico queimado quando a própria unidade AVR não for capaz de suportar e lidar com a potência necessária para o seu aparelho. Mas, meu AVR é disparado? Meu equipamento está seguro? Bem, a resposta para ambas as perguntas é “possivelmente”.
Ter o cheiro de plástico queimado é normal durante a primeira ou duas semanas de uso. No entanto, também pode ser uma enorme bandeira vermelha. Seja qual for o caso, para garantir a segurança, você deve parar de usar a unidade AVR imediatamente e verificar seus aparelhos para garantir que ainda funcionem.
Fique atento, estamos prestes a explorar possíveis cenários sobre por que sua fonte de alimentação AVR pode estar emitindo um cheiro de plástico queimado. Se você estiver no mercado para uma nova unidade AVR, também exploraremos dicas sobre como escolher a unidade correta para suas necessidades.
Compre um AVR de alta qualidade
Com configurações de sistema de home theater tão caras e de alto nível, é tentador comprar componentes mais baratos que a maioria considera secundários ou que a maioria não entende completamente. Infelizmente, a fonte de alimentação AVR (regulador automático de tensão) se enquadra nesta categoria.
No entanto, não é o lugar para reduzir custos. A compra do AVR correto pode ajudar a proteger seu sistema de home theater e economizar milhares de dólares na compra de novos componentes ou em reparos.
Como funciona um AVR?
A eletricidade que flui pela sua casa e a energia que sai da tomada nas paredes é suscetível a picos de tensão. Picos e qualquer flutuação no fornecimento de eletricidade para o seu sistema de home theater podem causar um curto-circuito nos componentes elétricos e serem destruídos.
Essas flutuações na eletricidade podem ocorrer por vários motivos, incluindo picos de energia, quedas de energia, tempestades ou um relâmpago próximo, caramba! Se um eletricista estiver trabalhando em alguns reparos em postes elétricos em seu bairro, sim, isso também cobrirá isso.
Uma unidade AVR emite um nível constante de tensão para seus aparelhos de home theater, independentemente de quaisquer flutuações e picos de eletricidade que possam ocorrer em sua casa. Esta é uma boa notícia.
Abaixo, detalhamos várias maneiras pelas quais um AVR protegerá seu sistema de home theater contra interrupções e picos de energia imprevisíveis. Se você investiu em um sistema de home theater caro, um AVR de alta qualidade será um bom investimento para você.
Surtos de energia
Um dos perigos de uma oscilação de energia é que ela pode danificar vários de seus componentes elétricos de uma só vez. Isso pode ser caro, na casa dos milhares mesmo. Uma das principais vantagens de um AVR são seus aspectos regulatórios de tensão.
Se um AVR detectar uma flutuação de tensão, ele regulará adequadamente e corrigirá a saída de corrente para seus dispositivos elétricos. Com este recurso, um AVR pode detectar um pico de energia ou anomalia de tensão e ajustar e normalizar a corrente antes mesmo de chegar aos seus aparelhos de home theater. Os AVRs são uma boa barreira de proteção contra essas ocorrências. Bem prático, hein?
Quedas de energia
Se você mora em uma área consistente com clima de tempestade, considere investir em um AVR. Se você mora em uma área com fornecimento instável de eletricidade e talvez fiação defeituosa, também é uma boa ideia considerar um AVR.
Quando ocorre uma queda de energia, quando a energia finalmente volta, uma onda repentina de corrente volta para o fornecimento de eletricidade, levando a uma oscilação de energia. Isso significa que cada vez que ocorre uma queda de energia, os componentes elétricos do home theater estão em constante perigo. Não é uma situação ideal! Com todas as suas vantagens, um AVR é um investimento que vale a pena.
Recurso de início rápido
Um AVR entrará no modo de reinicialização assim que detectar uma oscilação de energia. Você pode optar por atrasar o fornecimento de eletricidade para os componentes do home theater em aproximadamente cinco a oito minutos. No entanto, certos tipos de componentes não podem ser desligados, mesmo por um curto período de tempo. É aqui que entra o recurso de início rápido. Se esse for o caso de um de seus componentes, você pode ativar o recurso de início rápido. Isso, por sua vez, anulará o tempo de reinicialização de cinco a oito minutos para o backup instantâneo.
Além disso, os AVRs vêm equipados com sinais de alerta, alertando-o sobre um pico de energia. Esse recurso é chamado de disjuntores integrados.
Disjuntores embutidos
Os AVRs são equipados com um dispositivo destinado a proteger seus fusíveis. Assim que o dispositivo detectar níveis de tensão excessivos, ele emitirá um som para alertá-lo de que uma oscilação de energia está ocorrendo no momento.
Quando o fusível queimar, ele desconectará simultaneamente o fornecimento de eletricidade para seus aparelhos de home theater. Isso protege os componentes do seu home theater contra qualquer curto-circuito que não apenas levará à destruição dos componentes elétricos, mas também evita possíveis incêndios como resultado.
O que devo conectar ao meu AVR?
Cada um dos componentes do seu home theater precisa ser conectado a uma potência específica. É altamente recomendável que você compre uma unidade AVR que tenha uma classificação de potência pelo menos três vezes maior do que o seu aparelho.
Por exemplo, o consumo médio de energia para uma TV de plasma é de 300 watts. Para uma TV LCD tradicional, são 110 watts e 100 watts para uma TV LED. Para sua TV de plasma, você vai querer encontrar um AVR com uma potência mínima de 900 watts. Para sua TV LCD, um AVR com uma potência de 330 watts será adequado, enquanto uma unidade AVR de 300 watts será adequada para a TV LED.
Por que o cheiro de plástico queimado?
Felizmente, se você acabou de comprar uma unidade AVR e seguiu a regra acima mencionada, segundo a qual a fonte de alimentação é pelo menos três vezes a quantidade exigida pelo seu aparelho de home theater, o cheiro de plástico queimado pode ser normal.
Se a sua unidade AVR estiver nas primeiras duas semanas de uso, e sua unidade recebeu boas críticas e de uma marca respeitável, o cheiro de plástico queimado pode ser inofensivo e nada para se preocupar. O cheiro é da impregnação de verniz que é usado nas bobinas quando a unidade é energizada pela primeira vez.
Para unidades AVR mais antigas, você pode sentir o mesmo cheiro de plástico queimado se for carregado com um nível de potência mais alto do que experimentou no passado.
Se você não seguir a recomendação de que a fonte de alimentação da unidade seja pelo menos três vezes maior do que a potência necessária de seus aparelhos de home theater, ocorrerá um disparo imediato da proteção do circuito.
Por exemplo, se você estiver usando um AVR com uma fonte de alimentação de 500 watts, seria uma má ideia conectar um aspirador que use facilmente 600 watts. Este é um grande não-não!
Dicas de compra
É uma boa ideia tomar nota dos níveis de potência dos componentes elétricos do seu home theater antes de sair para fazer uma compra. Lembre-se, a compra de uma unidade AVR com uma potência de pelo menos três vezes maior do que o seu equipamento de home theater será o ideal.
Com tantos tipos de unidades AVR no mercado, certifique-se de que está comprando um que foi certificado por uma empresa de consultoria terceirizada, como o Underwriter's Laboratory, que certifica equipamentos elétricos por sua eficiência. Existem muitas unidades que não foram testadas e não possuem este selo de aprovação e podem não proteger como afirmam.
Como vimos, mudanças repentinas e extremas no clima elétrico em sua área terão um impacto direto nos componentes elétricos de seu home theater. Esses tipos de mudanças abruptas nos níveis de eletricidade que percorrem seus eletrodomésticos devem ser fortemente regulados, pois curtos-circuitos, quedas de energia e picos de energia podem ocorrer a qualquer momento.
Vamos sentar e curtir o show
Você investiu muito tempo pesquisando e gastou muito dinheiro no seu sistema de home theater de primeira linha. Como resultado, sabemos que você tem o melhor sistema de som surround e entretenimento de tela plana no seu quarteirão! Com todos os equipamentos sensíveis encontrados dentro de seu precioso sistema de home theater, vale a pena investir em uma unidade AVR para ajudar a protegê-lo.
Agora que você está pronto, vamos pegar a pipoca e começar a farra da Netflix!