Quando cheguei a configurar meu sistema de home theater, eu estava familiarizado com os dispositivos padrão, como alto-falantes e subwoofers, mas eu tinha visto o termo receiver sendo usado sem saber realmente o que ele realmente faz.
Então, o que um receptor faz por um home theater? Em essência, um receptor é o hub central do seu sistema de home theater e provavelmente a parte mais importante. Ele conecta seu dispositivo de entrada (DVD ou Blu-ray player, console de jogos, etc.) ao seu dispositivo de saída (TV ou alto-falantes). Ele também permite alternar entre dispositivos e pode amplificar sinais para sistemas mais complexos. Como você pode ver, o receptor é provavelmente o equipamento mais importante em todo o seu sistema de home theater. Até agora, eu achava que estava bem sem um e, embora seja possível conectar seus dispositivos de entrada diretamente aos dispositivos de saída, um receptor torna tudo mais fácil.
Este artigo analisa a finalidade de um receptor e o tipo de sistemas de home theater que podem se beneficiar de um.
Além disso, confira meus
receptores de home theater mais recomendados .
Que tipo de sistema de home theater se beneficia de um receptor?
Os receptores são particularmente úteis se você tiver vários dispositivos em seu sistema de home theater. Isso pode incluir DVD players, CD players, consoles de jogos e muito mais, e quanto mais dispositivos você tiver, mais irritante será alternar entre eles.
Um receptor geralmente terá várias entradas, geralmente incluindo HDMI e entradas de áudio dedicadas. Isso torna muito mais fácil alternar entre o DVD player e os consoles de jogos e significa que você sempre pode desfrutar do mesmo nível de qualidade de som do seu sistema de home theater.
Os receptores são particularmente úteis se você tiver som surround em seu sistema de home theater, pois ele pode decodificar formatos de som surround e amplificar o sinal para sistemas maiores. Isso significa que você pode conectar mais alto-falantes sem perder volume ou qualidade de som.
Se você tiver vários dispositivos conectados ao seu sistema de home theater, seu receptor também atuará como seu hub de controle. Os receptores modernos geralmente apresentam sua própria interface de usuário, que permite alternar entre dispositivos e ter um controle muito maior sobre suas configurações de áudio e visual. Eles também costumam ter suas próprias configurações de volume, o que lhe dá um volume principal para controlar, enquanto ainda tem controle de volume em seu sistema de alto-falantes.
Descobri que, embora tenha começado a construir um sistema de home theater de baixo custo, um receptor ainda era muito útil. O principal benefício para mim foi que ele dava controle sobre todos os dispositivos conectados a ele, o que me poupou de ter que alternar manualmente entre fontes de entrada e saída, algo que pode se tornar muito irritante se você tiver vários.
Então, essencialmente, qualquer sistema de home theater se beneficiará de um receptor, pois oferece um nível muito maior de controle sobre seu sistema. Algumas pessoas acreditam que obtêm melhor qualidade de imagem e som sem usar um receptor, mas com os avanços recentes na tecnologia HD, há muito pouco a perder ao instalar um.
Preciso de um amplificador ou receptor?
Depois de aprofundar um pouco mais o que um receptor faz, encontrei pessoas perguntando se também precisavam de um amplificador para seu sistema de home theater ou se um receptor é bom o suficiente. Achei essa uma pergunta importante, principalmente se você estiver construindo um sistema de ponta com som surround e equipamentos de áudio caros.
Essencialmente, um receptor já amplifica os sinais, mas em menor grau do que um amplificador dedicado . Um amplificador é chamado de “separado”, o que significa que, se você adquirir um, também terá que comprar vários outros dispositivos para preencher o papel de um receptor. Um receptor faz vários trabalhos bem, mas não tão bem quanto os dispositivos dedicados.
Entendendo a diferença - Receptores AV e AmplificadoresAssista a este vídeo no YouTube.
O principal benefício de um receptor é que é conveniente e fácil de usar. Ele permite conectar vários dispositivos e controlar o som, entre várias outras configurações. Um receptor A/V padrão funcionará perfeitamente com configurações menos técnicas e fornecerá amplificação suficiente para a maioria dos sistemas de alto-falantes, principalmente em salas menores.
Muitos receptores modernos também são compatíveis com a tecnologia mais recente, incluindo 4K e Dolby True Audio. Isso significa que eles são à prova de futuro e devem mantê-lo coberto por vários anos. Se você é menos adepto tecnologicamente ou tem um sistema que não faz muitas demandas, um receptor será absolutamente adequado para suas necessidades.
Um amplificador só é realmente útil se você deseja construir um sistema de home theater caro e de alta qualidade. Se você está gastando muito dinheiro em um sistema de alto-falantes de última geração, faça todo o possível para aproveitar ao máximo seus alto-falantes. Nessa situação, mudar para componentes separados permitirá que você obtenha o valor do seu dinheiro.
A outra grande consideração é o preço. Eu estava limitado em fundos para meu sistema atual e, portanto, um receptor parecia a escolha óbvia. Ele faz vários trabalhos em um, e significava que eu poderia comprar um receptor mais caro e economizar dinheiro em comparação com a compra dos componentes separadamente. No entanto, se você é um verdadeiro audiófilo, é provável que o dinheiro não seja sua principal preocupação com o projeto e, portanto, separar seria uma boa escolha.
Como escolho um receptor?
Existem centenas (se não milhares) de receptores diferentes no mercado e, se for um novo território para você, tudo pode se tornar um pouco esmagador. Enquanto eu procurava escolher meu próprio receptor, criei uma lista de requisitos que me ajudaram a escolher o dispositivo certo. Considere o seguinte ao escolher seu receptor:
- Quais dispositivos você está conectando? Você quer usar seu sistema de home theater apenas para música ou usará uma TV também? Se você estiver assistindo TV usando seu sistema, um receptor A/V é obrigatório. Ele faz tudo o que um receptor de áudio faz, mas também processa vídeo. Portanto, por esse motivo, um receptor A/V provavelmente é o caminho a seguir.
- De quantos canais você precisa? Você precisa de um canal para cada alto-falante que conectará ao sistema. O som surround precisa de pelo menos 5 canais e o som estéreo normal precisa de 2. Não pense apenas agora. Quantos alto-falantes você vai querer no futuro? Se você planeja atualizar seu sistema de alto-falantes, pense no futuro.
- O que será conectado ao receptor? Eu cobri entradas A/V normais, mas e os outros dispositivos? Os recursos Bluetooth e sem fio permitirão que você conecte dispositivos móveis para streaming de música e, se você fizer parte da revolução do vinil, precisará de uma entrada phono. Novamente, como o receptor é o coração do seu sistema, vale a pena pensar no futuro.
- Quantos quartos você está conectando? Um bom receptor pode gerenciar várias coisas ao mesmo tempo, permitindo conectar saídas em várias salas. Se você quiser ouvir música em uma sala, mas assistir TV em outra, tudo com boa qualidade de som, um receptor para várias salas é o caminho a seguir.
- Quais fontes de vídeo você está usando? Dispositivos como padrão agora são HD, mas e 4K? Talvez você queira tentar encontrar um receptor compatível com versões anteriores que também permita a entrada SCART. Certifique-se de que o receptor desejado tenha cobertura para diferentes entradas de vídeo, agora e depois.
Isso pode parecer muitas coisas a serem consideradas, mas vale a pena fazer a escolha certa ao comprar um receptor. Se você não tiver certeza sobre algumas dessas contas, faça uma pesquisa para descobrir o que você precisa e quais dispositivos você possui atualmente. O receptor é a parte mais importante da configuração do seu home theater, então vale a pena acertar.
Perguntas relacionadas
Posso conectar qualquer alto-falante a um receptor?
Todos os alto-falantes devem usar o mesmo método de entrada, a menos que você compre uma determinada marca que permita apenas que seus alto-falantes se conectem a seus próprios receptores. No entanto, isso é bastante raro e, na maioria das vezes, todos os alto-falantes se conectam a um receptor. Se você não tiver certeza e já possui alto-falantes, verifique o receiver que deseja comprar. A maioria terá uma lista de especificações em algum lugar.
Meu receptor alimentará meus alto-falantes?
Um receptor de um determinado nível de potência pode alimentar alto-falantes por conta própria, mas deve sempre fornecer 10% mais energia do que os alto-falantes precisam. No entanto, se você tiver um sistema de alto-falantes de última geração, incluindo som surround, seus alto-falantes precisarão de sua própria fonte de energia dedicada.
Você precisa de um receptor para som surround?
Sim, um receptor permite conectar vários canais ao mesmo dispositivo e decodifica arquivos de áudio de som surround para obter a melhor qualidade de som.
Considerações finais sobre receptores de home theater
Como descobri, os receptores são a parte mais importante da configuração do seu home theater e funcionam como o coração do sistema. Eles tornam a conexão de vários dispositivos conveniente e permitem som surround e outras tecnologias mais complicadas. Embora seja possível ter um sistema sem receptor, eles tornam tudo muito mais rápido e fácil.
Confira meus
receptores de home theater mais recomendados .
Leia também:Os receptores AV adicionam atraso de entrada?