Ao investir em equipamentos de home theater, escolher o equipamento de som certo é fundamental para trazer a sensação de cinema para dentro dos limites de sua casa. Fazer isso ficou mais fácil com Audyssey Dynamic Eq e Dynamic Volume.
O Audyssey Dynamic Eq calibra as especificações da sala do seu home theater para obter um som de qualidade superior percebido pelo ouvido humano. O Volume dinâmico ajusta o volume da sua mídia de streaming para eliminar o choque de um som alto após um breve silêncio e a necessidade de alterar manualmente o volume. Obviamente, esses dois recursos de áudio aprimorados em seu equipamento de home theater permitirão uma incrível noite de cinema em sua casa.
Mas, antes que você consiga entender o que está acontecendo (e mexer nas configurações do seu dispositivo no aplicativo Audyssey), você pode querer dar uma olhada mais de perto no que realmente está acontecendo com o áudio para ganhar uma imagem mais nítida.
O que é Audyssey (para Home Theater)?
Ao procurar um receptor de áudio/vídeo de home theater de alta qualidade, você provavelmente descobrirá que cada marca possui sua própria configuração automática de alto-falante e algum tipo de sistema de calibração associado. Onde a Yamaha tem sua própria versão (YPAO), Denon, Marantz e Onkyo (marcas de nomes populares) usam Audyssey.
O que é Audyssey para home theater? O Audyssey usa a acústica da sala em qualquer espaço para criar um delineamento claro em frequências e reverberações variadas (Audyssey Dynamic Eq) e nível de volume (Dynamic Volume). Esta tecnologia “corrige” a acústica da sala aumentando e diminuindo os graves e outros tons para obter um som claramente percebido. Audyssey para home theater leva sua experiência de visualização de filmes (junto com outros streamings de mídia) a um nível totalmente novo.
Em vez de ouvir os tons monótonos da conversa na tela (que podem ser abafados pela conversa ao vivo em seu quarto por seus convidados, o Audyssey ajuda a diminuir o ruído, dereverberar e usar o reconhecimento de voz preciso para melhorar a qualidade do som do seu home theater.
Mas, existem vários componentes diferentes com o Audyssey, e é importante entender completamente o que eles fazem para que você possa se desviar com mais precisão das configurações padrão e usar aqueles que funcionam melhor em seu espaço e dentro dos limites de suas necessidades de visualização de mídia.
Para tirar o máximo proveito desses recursos incríveis (embora eles melhorem naturalmente a qualidade do som por sua calibração automática, mesmo que você não altere as configurações), é importante saber o que está acontecendo.
Compreender as técnicas é como saber como operar uma câmera DSLR no manual em comparação com o uso do modo automático com recursos de clique e disparo.
Ambos produziriam uma boa foto, mas ajustar as configurações manualmente permitirá capturar e produzir uma obra de arte mais refinada. O mesmo pode ser dito sobre saber como trabalhar os recursos do Audyssey.
Usando-os adequadamente, você pode usar a tecnologia de extensão de graves Audyssey para colocar seus alto-falantes em ótimo uso, otimizando o desempenho de quaisquer soundBars e outros equipamentos de sistema de som em seu home theater. Vamos dar uma olhada no Audyssey Dynamic Eq e Dynamic Volume.
O que é Audyssey Dynamic Eq?
Então você entende que Audyssey é uma tecnologia que aprimora o som. Mas, em seu escopo, existem diferentes divisões que são empregadas em diversas aparelhagens.
Com o Audyssey Dynamic Eq, a acústica da sua sala e a percepção da voz humana são levadas em consideração para afetar a qualidade geral do som que é percebida pelo ouvido humano.
Aqui está um guia de configuração:
GUIA DE CONFIGURAÇÃO Audyssey - Obtenha os MELHORES RESULTADOS!Assista a este vídeo no YouTube.
O Audyssey Dynamic Eq trabalha com a ciência por trás da audição humana e a física que vem com ondas de áudio e tons, intervalos e frequências variados.
Considere que os humanos não têm audição linear. Isso significa que, quando os humanos estão ouvindo áudio transmitido em volumes mais baixos, eles tendem a perder os graves e os agudos em referência.
Como o Audyssey Dynamic Eq funciona contra isso é que ele mudará automaticamente os sons (também conhecido como usará a calibração da sala e o nível de referência para ajustar o som percebido. Isso permite que o ouvido humano ouça tons que não ouviria em um som padrão produção sem Eq dinâmica.
Além disso, o Dynamic Eq ajustará o áudio para o nível de mixagem de filme padrão de 0 dB ou fará referência ao áudio para um nível de deslocamento incluindo 5 dB (para áudio com uma ampla faixa dinâmica), 10 dB (para uma ampla faixa dinâmica ou para programas de TV que são mixados nesse nível) ou 15 dB para faixas dinâmicas compactadas.
Quando isso acontecer, você poderá notar a diferença no som do áudio, pois ele se parecerá mais com o áudio que você encontraria em um cinema - o som surround que funciona com o sistema de alto-falantes de som surround do home theater com vários canais .
Para serem percebidos como lineares ao ouvido humano, os graves e agudos, por exemplo, serão “aumentados ou diminuídos” em essência. Isso permite que o áudio percebido seja capturado de forma mais completa em seu espaço exclusivo.
Audyssey Dynamic Eq em Home Theaters
Em seu home theater, essa tecnologia é incrivelmente benéfica. Ele não apenas funcionará para aliviar o ruído branco e eliminar o áudio com melhor desempenho do mercado, mas também funcionará com a calibração específica em sua sala.
Então, digamos que você tenha um home theater com um incrível sistema de alto-falantes de som surround, piso acarpetado, luminárias de parede à prova de som e móveis com almofadas grossas. Nesse espaço, o áudio funcionaria com os materiais absorventes de som e os ângulos que as ondas de áudio são perturbadas.
Por outro lado, se o seu home theater tiver um sistema avançado de alto-falantes de som surround em cima do piso de ladrilhos com tapetes ou carpetes mínimos e parecer ecoar um pouco, o Audyssey Dynamic Eq pode funcionar com essa faixa de áudio fluido e emitir um eco menor.
Usando as configurações de calibração, essa tecnologia funciona para adequar o áudio que está transmitindo ao seu espaço, configurações e especificações
Independentemente do volume (volume) dos alto-falantes, o Audyssey Dynamic Eq é capaz de criar o som ideal para o consumo humano.
O Audyssey Dynamic Eq leva em consideração a acústica da sala e a percepção do som humano, pois o volume é reduzido para produzir os mesmos efeitos sonoros para o espectador quando o áudio está baixo e alto.
Portanto, se você está tocando sua música favorita enquanto se prepara para o treino em casa ou está curtindo uma música clássica enquanto relaxa, essa tecnologia pode ajudá-lo a aproveitar os tons profundos e altos do áudio no volume perfeito para ouvindo e apreciando.
O que é volume dinâmico Audyssey?
O Audyssey Dynamic Volume, juntamente com o Audyssey Dynamic Eq, trabalha para produzir o som ideal para o ouvido humano. No entanto, entender como o Volume Dinâmico funciona normalmente não exige uma explicação tão profunda.
Isso ocorre porque a maioria das pessoas que possui até mesmo uma televisão padrão entende como funciona o princípio básico do volume:aumente o volume para ouvir o som mais alto, diminua o volume para ouvir o som mais baixo.
Felizmente, o Audyssey Dynamic Volume torna ainda mais simples escolher o volume certo para sua noite de cinema em seu home theater.
Funciona ajustando automaticamente o volume de diferentes fontes (música, filmes, etc.) para tornar a saída do sistema de alto-falantes um volume padrão (predefinido/preferido) para o usuário.
Você pode definir essas predefinições ou preferências para poder selecionar o volume que deseja ouvir como usuário e não precisará mais pedir ao seu familiar para aumentar o volume novamente. Quem diria que o Volume Dinâmico evitaria disputas familiares, certo?
Volume dinâmico Audyssey em home theaters
Todos nós já assistimos a certos filmes ou programas de TV quando o áudio da conversa suave e baixa entre dois alto-falantes muda rapidamente para uma explosão ardente e alta de música ou ação.
O ajuste pode ser tão assustador em alguns filmes que se torna um desafio aumentar e diminuir constantemente o volume manualmente. No entanto, em seu home theater, o Volume Dinâmico funcionará para corrigir isso.
Em vez de ser subitamente enviado para um pequeno ataque cardíaco devido à colisão abrupta ou fogos de artifício no filme que você está assistindo, o Volume Dinâmico funcionará automaticamente para manter esse som tão alto (ou suave) quanto a conversa que estava acontecendo entre dois atores na tela.
Você pode pensar no Volume Dinâmico como a escalada mais gradual para um volume mais suave ou mais alto - exceto que você não precisa levantar um dedo para alterar o volume. Depois de selecionar suas configurações e preferências, a tecnologia usará como padrão as preferências de som que você selecionou.
Se você dissesse a uma pessoa que viveu na época em que você costumava sair do sofá para alterar manualmente o volume ou o botão do canal, essa tecnologia pareceria simplesmente um sonho tornado realidade.
E mesmo que você não estivesse vivo ou usando uma televisão naquele momento, você pode entender o quão incrível esse recurso pode ser.
Níveis de Volume Dinâmicos
Uma preocupação notável que foi levantada com o Volume Dinâmico são os tons confusos que ele pode criar entre o diálogo quando há uma ação alta limitada que, de outra forma, entraria.
Felizmente, o Volume Dinâmico pode ser definido em vários níveis que permitem que o áudio seja transformado um pouco mais minimamente. Isso ajudará a destacar vários tons sem obscurecer o volume ou a suavidade do diálogo e dificultar a distinção entre duas vozes.
Se você está tendo problemas com o Volume Dinâmico, fazendo com que o diálogo em seus programas ou filmes pareça um pouco confuso, considere usar o Volume Dinâmico em um nível "Light". Isso adicionará os efeitos com um impacto reduzido, para que você ainda obtenha os benefícios dessa tecnologia, mas em um ritmo menos agressivo.
O que fazer se o seu receptor não tiver equalização dinâmica?
Embora provavelmente não tenha o mesmo efeito, você ainda pode obter uma produção de som comparável em alguns outros tipos de incorporação de tecnologia. Particularmente, Onkyo possui IntelliVolume que essencialmente calibra cada alto-falante de acordo com os outros alto-falantes do sistema de som para produzir as mesmas saídas.
Outras soluções se o seu AVR não tiver Dynamic Eq incluem desligar a entrada digital da fonte. Você pode reduzi-lo para 10 dB e, em seguida, aumentar o volume do sistema de som em 10 dB para contrabalançar isso e obter o mesmo nível de som.
Embora isso seja uma compensação menor do que o Dynamic Eq é capaz de alcançar, pode ser uma solução temporária até que você possa investir em um receptor com o Audyssey Dynamic Eq.
Quais são as configurações ideais do Audyssey para diferentes tipos de áudio?
Para quem não está familiarizado com as configurações do Audyssey e trabalha com essa alta tecnologia de um produtor de som, é importante entender alguns conceitos básicos. Em seguida, você pode usar o aplicativo Audyssey para refinar mais as configurações de áudio de acordo com sua preferência pessoal (dependendo das especificações da sala do seu home theater).
Com isso em mente, existem algumas configurações padrão do Audyssey para níveis de deslocamento, dependendo do tipo de áudio que você planeja consumir. Usando isso como diretriz, você pode ajustar suas configurações e preferências para obter a melhor qualidade geral de som em seu home theater.
- 0 Db. Este é o nível de mistura de filme padrão. Essa configuração padrão é o que você geralmente deve usar quando estiver transmitindo filmes em seu home theater.
A menos que o filme que você está usando tenha um som peculiar ou o áudio não tenha sido bem mixado, essa configuração deve funcionar bem. Você deve poder desfrutar dos efeitos de som surround em seu home theater através do Dynamic Eq a 0 dB.
- 5 Db. Se você deseja ouvir áudio com uma ampla faixa dinâmica, deve testar primeiro o nível de deslocamento de 5 dB. Isso normalmente funciona melhor para esses tipos de música, como música clássica, que oferece tons graves mais baixos do violoncelo e notas mais altas da flauta ou de outros instrumentos de orquestra.
- 10 Db. O nível de deslocamento de 10 dB para suas configurações de Dynamic Eq deve ser usado quando você deseja usar uma faixa dinâmica mais ampla que tende a hospedar uma boa quantidade de graves. Considere a música jazz neste intervalo - você desejará ouvir o trompete no mesmo ritmo do baixo profundo.
- 15 Db. Usar 15 Db como seu nível de deslocamento com suas configurações de Dynamic Eq deve ser reservado para composições que são mais compactadas em sua faixa dinâmica. Isso inclui músicas como rock ou pop que parecem um pouco mais frenéticas, mas não excedem tons extraordinariamente altos ou baixos.
Claro, você pode testá-los com as músicas ou filmes que planeja assistir e ver o que funciona melhor para você. A beleza deste sistema é que ele foi projetado para ser fácil de usar e permitir modificações, mas se você não sabe o que está fazendo, as configurações padrão funcionam muito bem.
Quando você estiver usando o Audyssey Dynamic Eq para suas noites de cinema em família em seu home theater, por exemplo, você não deve se preocupar em usar níveis de compensação. Em vez disso, use o nível de mistura de filme padrão de 0 dB, que é a configuração padrão para essa tecnologia.
Audyssey vale a pena?
Se você estiver com um orçamento mais apertado, talvez esteja procurando por receptores que ofereçam recursos mais simplistas e possam simplesmente fazer o que você pede sem os sinos e assobios.
Talvez você queira apenas um receptor que combine bem com seu alto-falante de som surround. Mas, se você deseja investir em seu home theater, pode considerar optar por um receptor que tenha o Audyssey.
Vale a pena Audyssey? Embora existam algumas outras opções de correção de sala disponíveis no mercado, o Audyssey é o mais prontamente disponível que oferece os principais recursos do mercado.
You can choose an alternative like IntelliVolume when you are on a budget, but if you have the financial backing, then Audyssey will take your home theater to the next level.
When choosing the sound equipment for your home theater, you should consider how much of a difference this will make in your overall experience in this space.
While you have worked tirelessly to create a beautiful home theater to invite your family and friends to enjoy, do not skimp out on the sound and visual producing components of the room. These are what will impress or disappoint your guests the most.
With that said, going with a receiver that has Audyssey capabilities is going to be well worth the investment. Some audiophiles prefer more standard receivers, but those who are moving into the next era of audio and technology would not want to miss Audyssey Dynamic Eq and Dynamic Volume capabilities on their audio/video receiver.