Uma das melhores coisas sobre home theaters é que eles oferecem uma variedade de projetos flexíveis. Já me perguntaram várias vezes como conectar dois home theaters, então esse parecia um bom projeto para escrever.
Existem duas maneiras principais de conectar home theaters. A primeira é executar uma fonte de vídeo em várias telas, como em duas salas. A outra é usar portas de alto-falante sobressalentes em um receptor para tocar música em várias salas; como você pode fazer durante uma festa. Ambos são projetos um pouco complicados porque envolvem um bom conhecimento de fiação e equipamentos de home theater. Neste artigo, falarei sobre essas duas maneiras de conectar dois home theaters, juntamente com todos os equipamentos necessários.
Como conectar dois home theaters
Possivelmente, minha coisa favorita sobre home theaters é que há muito espaço para personalização. Quando você estiver familiarizado com os princípios básicos da configuração de um home theater, há muitas direções que você pode seguir.
Indiscutivelmente um dos projetos mais eficazes é a mídia multizona. Em suma, isso significa usar um único hub de home theater para reproduzir mídia em vários cômodos diferentes da sua casa. Efetivamente, é nisso que vamos nos concentrar neste artigo quando falarmos sobre a conexão de dois home theaters.
Alguns receptores de home theater de última geração já possuem modos multi-zona instalados. Se um receptor tiver, ele terá portas de alto-falante rotuladas como "zona 1", "zona 2" etc. No entanto, existem maneiras de criar um home theater multizona usando um receptor padrão, que é o que focaremos aqui .
Vale ressaltar neste ponto que a principal desvantagem de conectar dois home theaters é que você terá que reproduzir a mesma mídia em todos os locais ao mesmo tempo. Para reproduzir mídias diferentes em áreas diferentes, você simplesmente precisará de dois sistemas de home theater, incluindo dois receptores separados.
No entanto, esse método de conectar dois home theaters é ideal se, por exemplo, você deseja tocar música em toda a sua casa durante uma festa ou deseja reproduzir um filme na TV em uma sala e em um projetor em outra sala.
Considero esse método ideal se você deseja montar uma área de cinema ao ar livre, pois esse tipo de projeto não se acostumará o suficiente para justificar a instalação de um sistema dedicado. Ter um home theater que você pode desviar para uma segunda tela quando necessário é muito mais econômico.
Como mencionei anteriormente, os métodos que discuto aqui precisam de um pouco de conhecimento de home theater, simplesmente porque você vai fazer a fiação e precisa garantir que está comprando o equipamento certo. No entanto, se você instalou seu próprio home theater no passado, deve ter conhecimento suficiente.
Conectando dois home theaters para vídeo
Conectar dois home theaters para vídeo é uma opção surpreendentemente útil. Talvez seus filhos estejam fazendo uma festa do pijama e queiram curtir um filme com os amigos, ou talvez você queira ter um teatro ao ar livre no verão.
De qualquer forma, é totalmente possível executar uma fonte de entrada em duas fontes de saída ao mesmo tempo. Tenha em mente, porém, que isso significa que eles serão executados em paralelo, em vez de mostrar duas imagens diferentes.
Para fazer isso, você precisará de algo chamado matriz HDMI. Este é um equipamento surpreendentemente útil que efetivamente faz o oposto de um divisor HDMI:ele envia um sinal de uma única fonte de entrada para vários dispositivos de saída, e não o contrário.
Tudo o que você precisa fazer é o seguinte:
- Conecte seu dispositivo de entrada ao receptor de home theater normalmente.
- Conecte sua matriz HDMI à porta de saída 1 na parte traseira do receptor.
- Em seguida, conecte os cabos para suas várias fontes de saída e conecte-os aos dispositivos.
- Por fim, teste com a mídia de sua escolha e solucione quaisquer problemas.
É provável que você precise comprar um cabo HDMI bastante longo para o seu segundo dispositivo de saída, embora não seja difícil encontrar um com o comprimento certo. Além disso, você não deve precisar de um cabo HDMI ativo, a menos que esteja executando o sinal em uma distância bastante grande.
Lembre-se de que uma matriz HDMI não é um equipamento particularmente barato e você desejará uma qualidade boa o suficiente para não afetar a qualidade da imagem. No entanto, há muito por onde escolher em uma variedade de opções de orçamento.
Dicas para vídeo em várias salas
Embora o processo de conectar dois home theaters para vídeo seja bastante simples, há algumas coisas extras que você precisa considerar ao configurá-lo. Aqui estão as minhas principais dicas a considerar para esta opção:
Primeiro, lembre-se de que você precisará de saída de som em ambos os locais, por motivos óbvios. Para contornar isso, recomendo ter uma TV em um local que não seja sua sala de home theater, pois isso significa que você teria os alto-falantes estéreo da TV no mínimo.
A outra opção é ter um receptor com canais de alto-falante multi-sala. Isso permitirá que você conecte vários conjuntos de alto-falantes e, em seguida, envie as faixas de áudio, em som surround completo, se aplicável, para vários locais.
Segundo, lembre-se de que seu sistema será tão bom quanto o elo mais fraco. Com isso quero dizer que ambos os dispositivos de saída devem ter a mesma resolução de tela e proporção, pois estarão efetivamente espelhando a mesma imagem.
Da mesma forma, ambos precisam corresponder ao seu dispositivo de entrada. Em suma, isso significa que você tem uma configuração full HD ou 4K em ambos os locais para que tudo corresponda e você não tenha problemas com a reprodução.
Além disso, embora a qualidade do cabo seja relevante apenas até certo ponto, certifique-se de que sua matriz HDMI esteja no mesmo nível de qualidade. Ele também deve corresponder ao nível de HD que você está usando, mas muitas matrizes HDMI têm capacidade de 4K.
Conectando dois home theaters para áudio
A segunda opção para conectar dois home theaters é apenas para áudio, mas é muito mais fácil de configurar. Existem algumas maneiras de fazer isso, além dos receptores multizona mencionados anteriormente.
A primeira opção é usar qualquer canal de alto-falante sobressalente para alimentar os alto-falantes em uma sala separada. Desde que haja energia suficiente no receptor, você também poderá alimentar um subwoofer.
Outra opção é usar algo como um Sonos:Connect, que é efetivamente um alto-falante inteligente sem fio que pode transmitir conteúdo do seu receptor. No entanto, a principal desvantagem disso é que você perderá um nível de qualidade de áudio convertendo o áudio em sinais sem fio.
A primeira opção é possível apenas para música porque só pode reproduzir áudio estéreo. Basicamente, tudo o que você está fazendo é usar portas de alto-falante sobressalentes para alimentar um sistema de alto-falante estéreo secundário em outra sala do seu receptor AV.
Você também pode tentar conectar o segundo conjunto de alto-falantes ao seu receptor AV através do cabo de saída óptica, mas isso impedirá que você possa ouvir música em ambos os locais ao mesmo tempo, embora isso possa ser preferível em algumas situações.
Dicas para áudio em várias salas
A maior coisa a lembrar aqui é que essa opção funciona apenas para áudio estéreo, como música. No entanto, isso pode ser ideal se você quiser tocar algo em várias salas ao mesmo tempo, como durante uma festa.
No entanto, se você tiver o orçamento, provavelmente recomendaria usar alto-falantes inteligentes sem fio. Embora eu geralmente não defenda uma opção que resulte em perda de qualidade de áudio, as situações em que você usaria essa opção geralmente não exigem áudio sem perdas.
Da mesma forma, conectar um único receptor para reproduzir áudio em várias salas pode ser um pouco limitante por causa de quantos fios você terá que executar. Dito isto, se você tiver canais de alto-falante sobressalentes em seu receptor e tiver algum tempo em suas mãos, pode ser um projeto que vale a pena.
Alternativamente, invista em um receptor que já tenha a função multi-sala. Este é sem dúvida o melhor compromisso porque já possui as peças necessárias para conectar sistemas de alto-falantes secundários e você não perde nenhuma qualidade de áudio convertendo-o em um sinal sem fio.
Usando um segundo amplificador para vários alto-falantes
Although not technically connecting two home theaters together, another option for multiple audio is to connect a second amplifier to your home theater receiver. Using a stereo amplifier gives you options for adding more speakers into your system.
To do this you’ll need your normal receiver with surround sound channels. I’m going to talk about the Yamaha RX-13080 here because it already has 9 amplifier channels:7 for speakers and 2 for subwoofers.
Combine this with an external stereo amplifier of your choosing and then connect everything as follows:
- Plug your front left and right speakers into the relevant channels on the stereo amp
- Connect all your other surround sound speakers as normal to your receiver
- Next, use analog interconnects to hook your stereo amp up to the left and right channels of your receiver
- Finally, calibrate your speakers as normal
Pros of a two amp system
Setting up two amps like this has one major benefit:all your stereo devices can be connected directly to the stereo amps and speakers, making a complete circuit with no lost audio quality.
However, it still allows you to have surround sound whenever needed because the stereo speakers are still wired in circuit to the receiver. In short, it gives you the best of both worlds.
The second major benefit is that it allows you to add in extra speakers because your receiver isn’t being used to its full potential. Using the Yamaha receiver, for example, means you could jump from a 7.2.2 setup to a 7.2.4 setup, effectively increasing your level of sound immersion.
You could also consider sending the power for the extra speakers to another room, like I discussed above. However, if this is the case, you might as well just use the second amp in a different room.
Cons of a two amp system
The biggest issue you’ll inevitably face here is problems with sound matching. For example, you might hear inconsistences when using the speakers for surround sound, particularly between the front and central channels.
However, you can compensate for this through thorough research and appropriate matching of your devices. Also, the sound can be balanced whenever you notice issues, and it’ll only be when using it for surround sound.
The other issue you’ll face is with price, although this is subjective. Those who truly appreciate stereo audio will notice the jump in quality, as a dedicated stereo amp will be better for stereo audio than an AV receiver.
However, not everyone can justify paying out for a second amp. If you don’t think your budget can stretch, then I’d recommend just sticking with your normal AV receiver, as it’s better to have a good receiver than two poorer quality amps.
This option is worth a go if you’re a fan of stereo music from analog sources, such as record players. If you mostly stream or download music, then you might as well stick with a normal system because these formats are already affected, meaning you won’t get as much benefit from the job.
Some final thoughts
Connecting two home theater systems together can seem like a complicated task in theory, but providing you have a bit of home theater knowledge then it shouldn’t be too difficult.
The best advice I can give is to know what you want to achieve from the project before you start. Knowing your end goal makes the process so much easier because you know what equipment to look for. Also, don’t overlook the power of forums, as it’s likely someone else has already had the same issue as you.