As barras de som são uma maneira conveniente de adicionar um som melhor ao conteúdo da sua TV. Eles exigem configuração mínima e podem ser tão acessíveis ou caros quanto você quiser.
Mas quando se trata de expandir os recursos desses alto-falantes, alguns se perguntam se eles podem conectar uma barra de som a um amplificador.
Você pode conectar tecnicamente um barra de som a um amplificador, mas não faz muito sentido, pois o amplificador já está embutido. A maioria das barras de som são configurações de home theater tudo-em-um, destinadas a fornecer tudo o que você precisa em um pacote.
Este artigo abordará por que conectar um amplificador a uma barra de som ativa não é uma boa ideia e como fazer isso para uma barra de som inativa. Se você quiser saber mais, eu encorajo você a ler!
Leia também:Você pode conectar uma barra de som a um sistema de som surround? O problema de conectar um amplificador a uma barra de som
Existem dois tipos de barras de som; o primeiro tipo é o que você chama de barra de som ativa, uma das mais comuns e o que você provavelmente pensa quando pensa em barras de som.
O outro tipo é uma barra de som passiva (meu artigo relacionado); são alto-falantes que não podem funcionar independentemente e requerem um receptor ou um amplificador para operar.
A maioria das barras de som deve ser usada como uma configuração tudo-em-um. Você tem tudo o que precisa em um formato relativamente compacto, facilitando a configuração, e eles também são ótimos para pessoas que não querem muito espaço ocupado em uma sala por enormes alto-falantes estéreo.
A capacidade de expansão normalmente não é um pensamento para os fabricantes ao criar uma barra de som, pois muitas pessoas não estão comprando uma para essa finalidade.
Você deve usar o que vem no pacote e nada mais do que isso. É por isso que você não pode conectar coisas como subwoofers e alto-falantes sem fio sem alguns aros estranhos pelos quais você precisa pular.
Mas você pode e deve usar um amplificador?
Um amplificador essencialmente é o que alimenta o som que sai de um alto-falante. Naturalmente, a maioria das barras de som e alto-falantes funcionam apenas conectando-os a uma fonte de alimentação e/ou ao dispositivo que produzirá o som.
Por outro lado, você tem alto-falantes que exigem um amplificador para funcionar em toda a sua extensão. A maioria desses alto-falantes é feita para configurações audiófilas/profissionais, e a maioria das pessoas não vai lidar com um amplificador ou receptor discreto.
A maioria das barras de som, se não todas, não está tentando ser um substituto direto para uma configuração de nível audiófilo verdadeiramente sofisticada e não requer muita energia.
No final do dia, esses alto-falantes ainda são projetados para funcionar em toda a extensão fora da caixa e não são comercializados para pessoas que precisam de alto-falantes estéreo massivos e poderosos.
Conectar uma barra de som a um amplificador pode ser contraproducente e proporcionar um som melhor; ele pode fornecer uma qualidade de áudio pior do que a inicial.
As pessoas que estão pensando em conectar uma barra de som a um amplificador estão tentando criar um tipo de situação de som surround utilizando os três canais frontais esquerdo, central e direito.
Mas como um amplificador ativo já tem tudo o que é necessário para tirar o máximo proveito do hardware, um amplificador/receptor de terceiros pode misturar esses canais de som e agora você tem o áudio comprometido.
Em vez de comprar um amplificador para conectar a uma barra de som, é melhor atualizar sua barra de som ou verificar se você pode conectar alto-falantes adicionais recomendados pelo fabricante ou um subwoofer.
Em termos de conectar um amplificador/receptor a uma barra de som passiva, sim, você pode fazer isso, e na verdade é necessário - eles não funcionarão sem um. Mas como eles exigem um amplificador, eles geralmente produzem qualidade de áudio superior a uma barra de som ativa.
Você deve usar uma barra de som passiva?
Se você pesquisar uma barra de som em qualquer grande loja online, quase todos os resultados serão para barras de som ativas. Eles normalmente têm preços entre US $ 70 e US $ 700 + para os modelos de ponta e são o que a maioria das pessoas procura em uma barra de som - um alto-falante completo para sua TV.
As barras de som passivas, por outro lado, são um nicho de mercado. Eles têm preços mais altos em média e são algo que você deve procurar mais do que algo que você provavelmente encontrará.
Sua qualidade de áudio é melhor do que a grande maioria das barras de som ativas, o que explica a necessidade de um amplificador externo para fornecer a potência de que precisam. Às vezes, a diferença não é muito perceptível, dependendo de quais alto-falantes você está comparando e em qual sala você está usando.
Por exemplo, uma sala menor pode funcionar com um alto-falante menos potente, enquanto uma grande configuração de home theater precisará de algo projetado para produzir as necessidades de som desse ambiente. Se você precisa de um alto-falante para um quarto, por exemplo, pode usar uma barra de som mais barata.
Com isso em mente, uma barra de som passiva faz mais sentido do que uma barra de som ativa para uma configuração geral de home theater maior.
Mas não termina aí; outra vantagem de uma barra de som passiva é a capacidade de expansão. Conforme analisamos, as barras de som ativas devem ser usadas imediatamente e geralmente não possuem as conexões necessárias para adicionar alto-falantes externos.
Este não é o caso das barras de som passivas. Você pode adicionar alto-falantes para uma experiência de som surround autêntica, trazer seu subwoofer e escolher qual amplificador ou receptor deseja usar. É praticamente uma experiência modular que incentiva a experimentação.
No geral, uma barra de som passiva é útil se:
- Você leva muito a sério a qualidade do som
- Você quer uma configuração de home theater elegante
- Você não tem problema em investir mais dinheiro no som
O consumidor médio se sairá bem com uma barra de som ativa. Você pode obter um que soará muito bem, como este Sony HTX8500 (veja na Amazon).
Sony HTX8500
Considere palestrantes passivos
Se você considerar comprar uma barra de som passiva, experimente os alto-falantes estéreo passivos. Eles são amplamente considerados a melhor maneira de maximizar a qualidade do som.
Eles ocupam mais espaço no geral, mas sua vantagem é que não são limitados pelo tamanho; assim, eles oferecem uma experiência de audição superior em geral.
Existem razões legítimas para optar por uma barra de som passiva, como obter uma aparência minimalista para um home theater e/ou maximizar a eficiência do espaço.
Ainda assim, as chances são de que, se você tiver um amplificador e um subwoofer junto com a barra de som, ter alto-falantes estéreo tradicionais não será um grande problema.
Além disso, você pagará menos para obter a qualidade de som ideal que deseja. Para que uma barra de som produza um som considerado aceitável para audiófilos ou pessoas que desejam um som fantástico em geral, é necessário mais tecnologia e P&D para obter uma experiência de audição de alta qualidade por meio de um alto-falante menor.
Se você está considerando alto-falantes passivos porque leva mais a sério a qualidade do áudio, recomendo assistir a este vídeo sobre barras de som versus alto-falantes estéreo:
Barra de som versus alto-falantes - qual é o melhor para você?Assista a este vídeo no YouTube.
Conclusão
Embora você possa tecnicamente conectar um amplificador a uma barra de som, seja ela ativa ou passiva, conectar um a uma barra de som ativa não faz muito sentido no final do dia.
A maioria das barras de som são projetadas para serem usadas imediatamente sem nenhum equipamento extra necessário para funcionar – elas são excelentes soluções de som para a maioria das pessoas por esse motivo.
Por outro lado, as barras de som passivas exigem um amplificador ou receptor para funcionar e são projetadas com a expansão em mente e são uma solução decente para uma configuração elegante de home theater.