Uma entrada estroboscópica em um microprocessador é um sinal usado para sincronizar a entrada de dados ou instruções para o microprocessador. O sinal estroboscópico é normalmente um pulso gerado pelo próprio microprocessador e é usado para informar ao dispositivo externo que o microprocessador está pronto para receber dados ou instruções.
O tempo do sinal estroboscópico é crítico para a operação adequada do microprocessador. Se o sinal estroboscópico não for recebido no momento correto, o microprocessador pode não conseguir receber os dados ou instruções corretamente e isso pode levar a erros no programa.
As entradas estroboscópicas são frequentemente usadas em conjunto com dispositivos de memória, como RAM e ROM. O sinal estroboscópico é usado para informar ao dispositivo de memória que o microprocessador está pronto para ler ou gravar dados de ou para o dispositivo de memória.
As entradas estroboscópicas também podem ser usadas com dispositivos de entrada/saída, como teclados e mouses. O sinal estroboscópico é usado para informar ao dispositivo de entrada/saída que o microprocessador está pronto para receber ou enviar dados para o dispositivo de entrada/saída.
As entradas estroboscópicas são uma parte importante do projeto dos microprocessadores e ajudam a garantir que o microprocessador possa se comunicar corretamente com dispositivos externos.