E1 (também conhecido como
G.703 ou
2,048 Mbps interface) é um padrão de telecomunicações digitais usado para transmitir dados por fios de cobre. É o equivalente europeu do sistema portador T1 usado na América do Norte e no Japão e fornece uma taxa de dados de 2,048 Mbps.
Os links E1 são normalmente usados para conectar centrais telefônicas e outros equipamentos de telecomunicações e podem ser usados para transmitir tráfego de voz e dados. Os links E1 também podem ser usados para conectar-se à Internet, embora não sejam tão comumente usados para essa finalidade como outras tecnologias de alta velocidade, como DSL e modems a cabo.
Um link E1 consiste em dois fios de cobre de par trançado, cada um dos quais é capaz de transmitir dados a 1,024 Mbps. Os dois fios são usados em um esquema de sinalização diferencial, o que significa que os dados são transmitidos em um fio e o inverso dos dados é transmitido no outro fio. Este esquema ajuda a reduzir ruído e interferência e garante que os dados sejam recebidos com precisão.
Os links E1 normalmente são operados em uma configuração ponto a ponto, o que significa que eles conectam dois dispositivos diretamente um ao outro. Entretanto, também é possível conectar vários links E1 em uma configuração em cadeia, o que permite que mais de dois dispositivos sejam conectados ao mesmo link E1.
Os links E1 são uma forma confiável e eficiente de transmitir dados por fios de cobre e ainda são amplamente utilizados em muitas partes do mundo.