Como gravar um CD. Se você deseja copiar seus CDs de bandas favoritas, manter um registro de sua própria música ou fazer backup de arquivos de dados do seu computador, gravar um CD é um processo bastante fácil. Muitos computadores têm capacidade de gravação de CD, e é fácil obter um programa de gravação se você não o tiver. Grave CDs e sinta-se seguro sabendo que tem backups de todos os seus dados e arquivos de áudio.
Etapa 1
Compre CDs graváveis. Saiba que você pode gravar tanto em CD-R quanto em CD-RW, mas o CD-R é melhor para gravar música e dados, enquanto o CD-RW é melhor para dados, pois alguns equipamentos de áudio não reproduzem músicas gravadas em um CD-RW. No entanto, o CD-RW é regravável e é ótimo para salvar arquivos e dados e depois alterar o que está nele.
Etapa 2
Verifique se o seu computador tem um gravador de CD. Descubra se ele também possui software de gravação de CD. Perceba que a maioria dos computadores agora vem com um gravador de CD - você pode instalar um, por exemplo, em uma oficina de computadores. Baixe ou compre o software de gravação de CD (online ou em uma loja de eletrônicos) se você não tiver o software necessário. Compre softwares, como o "Nero Burning ROM", que também vem com uma etiquetadora de CD.
Etapa 3
Insira seu CD-R ou CD-RW em branco. Procure o software de gravação de CD - clique no menu "Iniciar"; em seguida, clique em “Programas”. Abra o software e escolha "Assistente" sobre a opção "Manual" se disponível, especialmente se você não usou o software antes ou se já faz um tempo desde que você o usou.
Etapa 4
Selecione a opção para dados ou áudio. Lembre-se se você quiser fazer backup ou salvar arquivos de dados do seu computador, selecione "dados", mas se você quiser fazer uma cópia de um de seus CDs, escolha "áudio" ou "música".
Etapa 5
Abra os arquivos ou músicas a serem copiados de dentro do software de gravação de CD. Encontre dados ou áudio facilmente com o assistente do software ou veja uma opção para abrir arquivos no menu do software ou na tela (deve ser bastante óbvio).
Etapa 6
Saiba que muitos softwares de gravação de CD têm uma opção de "arrastar e soltar" semelhante a um tipo de aparência e função do Windows Explorer. Use esse recurso ou copie e cole os dados ou áudio que deseja colocar no CD virgem.
Etapa 7
Aguarde até que o software de gravação de CD copie os dados ou a música. Escolha "Gravar" depois que os arquivos ou áudio forem copiados - isso pode demorar um pouco. Evite mexer no computador enquanto o software estiver copiando ou gravando, pois você pode acabar com uma sessão de gravação incompleta ou com um CD danificado.
Etapa 8
Verifique seu novo CD assim que a sessão de gravação estiver concluída. Abra-o em "Meu Computador" ou em um programa em sua máquina. Verifique se todos os dados ou arquivos de áudio que você deseja copiar estão lá. Ouça o seu CD de áudio para verificá-lo também, se quiser.
Dica
Dê um nome ao seu CD enquanto ele estiver em seu computador - se você executar o Windows ou similar, basta clicar no rótulo do arquivo (ícone) duas vezes lentamente até que ele mude para permitir uma alteração de texto. Dê-lhe um título apropriado se você não foi solicitado a fazê-lo em seu software de gravação de CD. Saiba que o Windows XP possui um gravador de CD e software integrado.