Os gravadores de fita magnética bobina a bobina ou "carretel aberto" foram as primeiras máquinas de fita de áudio disponíveis ao público. Isso foi antes dos CDs e iPods, antes das cassetes e das oito faixas. O gravador de bobina a bobina tornou-se a peça-chave do audiófilo de elite. Mesmo quando os cassetes chegaram, a fita maior e as velocidades mais rápidas dos gravadores de bobina aberta os mantiveram na vanguarda do som estereofônico. Quem tem caixas de fitas, sejam álbuns pré-gravados ou gravações caseiras de suas bandas de garagem, não precisa perder a esperança de revivê-las. Veja como transferi-los para CDs.
Etapa 1
Obtenha um conversor analógico para digital para o seu computador. A fita magnética contém som analógico que deve ser convertido em sinais digitais para ser gravável em CDs. Você pode obter um conversor online, em lojas de informática e em lojas de áudio. Ele terá conectores de entrada para cabos RCA do toca-fitas, uma caixa conversora e um cabo USB para saída.
Etapa 2
Obtenha um software de gravação de áudio. Se você estiver usando um computador Macintosh, poderá obter um pacote de baixo custo chamado SoundStudio que pode lidar com a maioria dos aplicativos. Você também pode encontrar aplicativos freeware e shareware como o Audacity, que também funciona em Windows e Linux. O software de gravação não apenas grava o áudio, mas também permite reduzir o chiado da fita e outros fatores de ruído.
Etapa 3
Planeje gravar primeiro no disco rígido. Se você tiver muitas fitas bobina a bobina para converter, talvez precise de um disco rígido separado que possa dedicar ao projeto. Um HD dedicado não só funcionará melhor do que gravar diretamente em CDs - porque é mais rápido e não produzirá atrasos entre a entrada e a gravação - também pode servir como um arquivo permanente de suas fitas.
Etapa 4
Conecte o gravador bobina a bobina ao conversor e conecte o conversor ao computador. Abra o software de gravação e crie um novo arquivo para gravar. Inicie a fita e inicie o software de gravação. Não faça ajustes de ruído aqui. Aumente o volume de gravação, se necessário, mas não aumente muito ou você poderá ficar com cortes, o que causará interrupções e sons de rachaduras.
Etapa 5
Depois que a fita for digitalizada, use o software de gravação para limpar o som. Você pode adicionar filtros de ruído e equalização gráfica no SoundStudio e em outros programas antes de transferir o arquivo para um CD.
Etapa 6
Use um pacote de software de criação de CD, como o iTunes ou o Roxio's Creator, para gravar um CD. O Creator é uma boa escolha porque permite que você coloque os arquivos (músicas) em qualquer ordem que desejar com os silêncios apropriados entre eles. Ele também lhe dá uma leitura de quanto tempo você tem em seu CD para gravação.