Mover um arquivo executável (ou arquivo de programa) para um CD é um processo simples. Existem várias ferramentas disponíveis para gravar o programa em disco. Uma palavra de cautela:se você optar por comprar um programa de gravação de CD, certifique-se de comprar um que seja amplamente recomendado. Muitas ferramentas gratuitas ou shareware não são confiáveis - elas não gravam seus arquivos no CD e também tornam o CD inútil para uso futuro.
Preparando para gravar em um CD usando o Windows
Insira um disco vazio na unidade de CD-RW ou CD-R. Você deve garantir que o CD-ROM esteja em uma unidade gravável ou regravável; caso contrário, ele não poderá ler o disco ou escrever nele. Depois de inserir o disco, uma janela será exibida. Nesta janela, destaque a opção "Abrir pasta de CD gravável usando o Windows Explorer" e pressione "OK".
Arraste e solte o arquivo .Exe em um CD
Quando a pasta estiver ativa, minimize-a. Para arrastar e soltar na nova janela, você precisa abrir a pasta que contém o arquivo .exe. Abra a pasta na qual o arquivo está guardado; se não estiver em uma pasta fácil de encontrar (por exemplo, na área de trabalho), abra a pasta "Meus documentos" e navegue até a pasta apropriada usando a barra de endereços na parte superior da tela.
Depois de encontrar a pasta apropriada, torne as duas janelas igualmente visíveis. A maneira mais fácil de fazer isso é clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas na parte inferior da tela e escolhendo a opção "Colocar as janelas lado a lado na vertical", que colocará as duas janelas lado a lado.
Em seguida, arraste e solte o arquivo que você precisa na janela do CD. Localize o arquivo a ser copiado, clique nele e mantenha pressionado. Em seguida, mova o cursor para a janela do CD e solte o mouse. O Windows exibirá uma tela de transferência, que informará quanto tempo levará para que o processo seja concluído. Depois de mover todos os arquivos para a janela do CD, clique no link no canto superior esquerdo da janela para "Gravar estes arquivos no CD". Seja paciente; levará alguns minutos para gravar o arquivo no CD. Quando o processo for concluído, feche as duas janelas e remova o CD.
Dicas de gravação de CD para lembrar
Os CDs padrão graváveis e regraváveis comportam apenas 650 megabytes - os CDs de alta capacidade comportam 800 megabytes. Se o arquivo .exe for maior do que esses tamanhos suportados, você precisará de vários CDs ou uma unidade de DVD e DVD-RW.
Se houver espaço extra no CD após a gravação do arquivo .exe, você poderá armazenar mais arquivos sem nenhuma repercussão. Lembre-se, porém, que um CD-R só pode ser gravado uma vez - você não pode excluir nada depois de concluído. No entanto, você pode gravar em um CD-RW com a frequência necessária.