Não é possível copiar um programa já instalado em seu computador para um CD. No entanto, se você tiver o CD de instalação, pode ser possível copiá-lo, dependendo do programa. Alguns CDs de programas bloqueiam isso, mas para aqueles que não bloqueiam, o processo é simples.
Etapa 1
Crie uma pasta em sua área de trabalho e nomeie-a com algo que você se lembrará.
Etapa 2
Insira o CD do programa e ignore quaisquer opções de reprodução automática que seu computador ofereça. Vá para Meu computador e clique com o botão direito do mouse no ícone que representa sua unidade de CD.
Etapa 3
Clique em "Explorar". O Windows Explorer deve exibir as pastas e arquivos que estão no CD. Selecione todas as pastas e arquivos clicando e arrastando o mouse sobre todos eles.
Etapa 4
Segure "Ctrl" e "C" para copiar as pastas e arquivos. Abra a pasta que você criou na área de trabalho e mantenha pressionadas as teclas "Ctrl" e "V" para colar os arquivos e pastas. Deve levar alguns instantes para que os arquivos sejam transferidos; se os arquivos aparecerem instantaneamente, eles podem não ter sido copiados corretamente. Você pode ter que tentar um programa de gravação para realizar esta tarefa.
Etapa 5
Ejete o CD do programa. Insira um CD-R ou CD-RW virgem. Se a reprodução automática oferecer uma opção para "Gravar arquivos em CD", clique nela. Caso contrário, vá para Meu computador e clique duas vezes no ícone do CD para abri-lo.
Etapa 6
Realce todos os arquivos na pasta da área de trabalho que você criou e use "Ctrl" e "C" e "Ctrl" e "V" novamente para copiá-los e colá-los na janela do CD. Uma opção deve aparecer na barra lateral esquerda para "Gravar arquivos em CD;" clique nele para começar a gravar.
Etapa 7
Ejete o CD quando terminar de gravar. Para testar o CD, coloque-o de volta no computador (ou em outro computador) e veja se consegue executar o processo de instalação do programa.
Dica
Um programa pode ser grande demais para caber em um CD, mas esse mesmo processo pode ser usado para um DVD-R ou uma unidade flash grande.
Aviso
Copiar programas pagos para serem redistribuídos a outros gratuitamente ou com fins lucrativos é ilegal.