Poços e terrenos são as depressões físicas e áreas elevadas na superfície de um CD (CD) ou Disco Digital Versátil (DVD) que representam os dados binários armazenados no disco. Os poços têm normalmente cerca de 0,1 mícron (µm) de profundidade e 0,8 µm de largura, e as terras têm cerca de 0,1 µm de altura. Os poços e terrenos são dispostos em uma trilha em espiral que começa no centro do disco e segue até a borda.
Os dados são armazenados no CD ou DVD na forma de bits binários, que são representados pela presença ou ausência de um pit. Um poço representa um bit 1 e um terreno representa um bit 0. Os dados são lidos do disco por um laser que varre a superfície do disco e detecta os reflexos das cavidades e terrenos.
Os poços e terrenos em um CD ou DVD são criados por um processo chamado
masterização óptica. Nesse processo, é criado um disco mestre com uma camada fotorresistente que é exposta à luz ultravioleta através de uma máscara. A máscara impede que a luz exponha certas áreas do fotorresiste, criando poços e terrenos. O disco master é então usado para criar carimbos de metal, que são usados para pressionar os buracos e as marcas na superfície do CD ou DVD.
Poços e terrenos ainda são usados em CDs e DVDs, mas uma tecnologia mais recente chamada _
Blu-ray Disc (BD) _ usa um laser azul em vez de um laser vermelho para ler os dados do disco. Isto permite uma maior densidade de poços e terrenos, o que por sua vez permite que mais dados sejam armazenados no disco.