Eu sou um grande defensor de ter um subwoofer no sistema de áudio do carro de fábrica. Isso ajudará você a obter uma melhor resposta de graves e clareza no som geral. E também haverá menos risco de distorção em níveis de volume mais altos.
Instalar um subwoofer não é uma tarefa fácil, no entanto – pelo menos para iniciantes. Você não apenas precisa obter um amplificador para o seu subwoofer, mas também deve corresponder às classificações de impedância / RMS. Tudo isso torna um pouco intimidante para iniciantes.
Mas e se houvesse uma maneira de
conectar o subwoofer ao som do carro de fábrica sem um amplificador ?
Dica:Existe.
Estamos falando de subwoofers amplificados.
Esses subwoofers não precisam de um amplificador externo para trabalhar porque já possuem um embutido. Esses subs são ótimos se você não tiver espaço em seu veículo para um amplificador / sub separado ou se você for iniciante e quiser uma instalação um pouco mais fácil.
A maioria deles é rotulada como 'subs de assento', o que significa que eles são compactos o suficiente para caber sob os assentos do seu veículo. Dessa forma, você não precisa se preocupar em abrir espaço para eles em um carro lotado.
Abaixo, discutiremos como você pode conectar seu sub alimentado a um estéreo de fábrica.
Ferramentas necessárias
Além das ferramentas básicas, você
precisará de um kit de fiação de amplificador para a instalação. Como nosso sub alimentado não vem com fiação pronta para uso, precisaremos de um kit de fiação que tenha todos os cabos necessários, bem como os fusíveis.
Como instalar um subwoofer alimentado em um estéreo de fábrica
1. Monte seu subwoofer
Antes de tudo, teremos que escolher a localização do subwoofer. É muito importante, pois
ficará muito quente devido ao amplificador embutido . É por isso que certifique-se de que o local que você selecionou para o submarino seja bem ventilado e fácil de acessar ao mesmo tempo.
2. Desconecte a bateria
Como estamos prestes a conectar diferentes fios à bateria, você terá que desconectar seu terminal -ve para evitar qualquer risco de acidente.
3. Conecte o cabo de alimentação
Nesta etapa, conectaremos o cabo de alimentação da bateria ao subwoofer.
Antes de fazer a conexão, teremos que configurar um fusível em linha para proteger o circuito. Isso é importante porque
um fio de alimentação sem fusível pode pegar fogo em caso de curto-circuito e causar sérios danos.
É uma crença comum que você não precisa de um fusível em linha se o seu amplificador tiver um embutido. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade, pois o fusível embutido do amplificador protegerá apenas o amplificador, não todo o circuito.
A área onde você precisa instalar o fusível em linha é entre a bateria e o fio de alimentação.
Para fazer isso, tenha outro fio de energia de curta distância e retire o isolamento de ambas as extremidades. Agora aperte o anel terminal que veio com o kit de fiação em uma extremidade e prenda o porta-fusível em outra.
Depois disso, retire o isolamento de uma extremidade do cabo de alimentação principal e prenda-o no outro lado do porta-fusíveis.
O fusível deve estar o mais próximo possível da bateria. Caso contrário, ele não será capaz de fazer seu trabalho.
Caso você ache este último passo um pouco técnico demais, você pode optar por um kit de fiação que tenha o fusível pré-montado.
No final, você precisará passar o cabo de alimentação do compartimento do motor para a cabine principal através do firewall. Uma vez na cabine principal, você precisará colocá-lo ao longo de um lado do veículo, cobrindo-o com o tapete, até chegar perto do local do subwoofer.
4. Conecte os fios de ativação e RCA
Agora é hora de conectar os fios Turn-on e RCA ao som do carro e ao sub. O fio de ativação geralmente se conecta ao fio de ativação remoto de cor azul no chicote de fios. Mas pode ter uma cor diferente dependendo do seu OEM, então verifique também o manual do proprietário.
Como
estamos lidando com estéreo de fábrica aqui , precisaremos de um conversor de saída de linha (LOC) para converter o sinal de nível de alto-falante para sinal de nível RCA. Vamos conectar os fios do alto-falante estéreo à entrada do LOC e, em seguida, usar cabos RCA para conectá-lo ao nosso subwoofer alimentado.
Assim como o cabo de alimentação, você terá que
enfiar esses cabos debaixo do tapete e passe-os do estéreo para o subwoofer ao longo de um lado do veículo. Certifique-se de que eles estejam passando pelo outro lado do veículo do fio de alimentação - não o mesmo. Caso contrário, você pode obter ruído elétrico em seu som.
5. Conecte o fio terra
O último fio que precisamos cuidar nesse processo é o fio terra. Isso é importante porque o mau aterramento pode ser a razão por trás de muitos problemas relacionados ao amplificador.
Este fio deve ser conectado ao seu chassi e deve tocar o próprio metal – sem nenhuma pintura.
Procure por qualquer parafuso de metal no piso do veículo ao qual você possa conectar o fio terra. A conexão deve ser firme e forte o suficiente para não se soltar com o tempo. Para mais informações, você pode conferir o vídeo abaixo.
6. Reconecte a bateria
Agora que fizemos todas as nossas conexões, vamos reconectar o terminal -ve da bateria.
7. Teste o subwoofer
Finalmente, é hora de testar seu sub alimentado. No início, você deve diminuir o ganho do amplificador e aumentá-lo apenas quando tiver certeza de que tudo está funcionando bem. Isso evitará que seus componentes de áudio sofram danos durante o teste.
Para mais informações, você pode conferir nosso post sobre como configurar o ganho do amplificador.