>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como combinar subwoofers e amplificadores de carro


A próxima coisa que você precisa depois de comprar um subwoofer é obter um amplificador compatível para ele.

Mas o áudio do carro tem tudo a ver com compatibilidade, e você não pode simplesmente emparelhar o subwoofer com qualquer amplificador aleatório. Isso pode fazer com que o amplificador entre no modo de proteção ou até mesmo se danifique permanentemente (devido ao superaquecimento) em alguns casos.

Esta não é uma tarefa difícil e, depois de fazer alguns cálculos simples, você pode facilmente obter um amplificador adequado para seu(s) sub(s).

Como combinar um subwoofer de carro com um amplificador


Primeiro vamos ter que discutir alguns conceitos importantes:

1. Encontre RMS do(s) Subwoofer(s)


Se falarmos de alto-falantes, o RMS indica sua capacidade de manuseio de energia .

O valor RMS define a quantidade de potência que os alto-falantes podem suportar e dissipar continuamente como calor sem causar danos internos. Os fabricantes de alto-falantes também listam o valor de manuseio de potência de pico na folha de especificações, o que faz com que os novatos confundam os dois.

O manuseio de potência de pico refere-se à quantidade máxima de potência que um alto-falante pode suportar por um curto período de tempo, geralmente por um ou dois segundos. Como o valor RMS indica o manuseio de energia por um longo período de tempo, é muito mais preciso.

Se você tiver um único sub, seu valor RMS será nosso valor RMS final. Se você tiver várias inscrições, o valor RMS total será a soma de seus valores RMS.

Por exemplo, se você tiver dois subwoofers com 300 W RMS cada um, o valor RMS total será de 600 W.

2. Encontre a faixa de potência para o subwoofer


Depois de calcular o RMS total para o nosso submarino, encontraremos o intervalo de potência. Para o limite superior desse intervalo, multiplicaremos o RMS total por 1,2 (720W); e para o limite inferior, multiplicaremos o RMS total por 0,9 (540w).

Portanto, para nossos subs de 600W RMS, a faixa de potência será de 540W-720W.

Em seguida, tentaremos encontrar um amplificador que forneça potência dentro dessa faixa.

Em geral, porém, é sempre melhor ter um amplificador ligeiramente sobrecarregado (mais de 600W no nosso caso), pois nos dá mais headroom e o amplificador funcionará muito mais frio mesmo sob carga.

Um amplificador de baixa potência, por outro lado, produzirá distorção na saída máxima e poderá danificar a bobina de voz do subwoofer devido ao aumento do calor.

Portanto, se você estiver realmente optando por um amplificador com pouca potência, evite altos níveis de volume.

3. Encontre a impedância do(s) subwoofer(s)


Assim como o RMS, a impedância é outro fator importante quando se trata de subwoofers.

Em termos simples, ele resiste ao fluxo de corrente elétrica no subwoofer e é medido em Ohms(Ω). Uma resistência maior significa que a carga no amplificador será menor, o que resultará em menor potência de saída .

Por outro lado, uma resistência mais baixa significa uma saída de potência mais alta, mas fará com que o amplificador aqueça. Em termos simples, você não precisa ir para nenhum dos extremos.

A impedância de cada subwoofer está listada em sua folha de especificações.

Caso você tenha vários subs, encontrar a impedância final fica complicado, pois depende se os subwoofers são bobinados de voz simples ou dupla , ou se eles estão conectados à fiação em série ou paralela.

Se você tiver vários subs de bobina de voz única conectados em série, a impedância total será a soma de suas impedâncias - por exemplo, RT =R1 + R2 + —–.

E se você tiver vários subs de bobina de voz única conectados em fiação paralela, a impedância total pode ser calculada usando esta fórmula:1/RT =1/R1 + 1/R2 + ——.

Portanto, se assumirmos que cada um de nossos sub de 300 W é um modelo de bobina de voz única com impedância de 2 Ohm, teremos impedância de 1 Ohm e 4 Ohm na fiação paralela e em série, respectivamente.

Mas como muitos amplificadores não são classificados para funcionar com carga de 1 ohm, usaremos a opção de 4 ohms.

Por outro lado, um sub de bobina de voz dupla vem com duas bobinas de voz que podem ser conectadas em série ou configuração paralela - assim como dois subs de bobina de voz única.

Portanto, se você tiver um único sub DVC de 4 ohms, ele terá uma impedância de 2 ohms na fiação paralela e uma impedância de 8 ohms na fiação em série.

Eu listei impedâncias para alguns dos combos de subwoofer comuns abaixo. Caso você tenha qualquer outra combinação, você pode usar a fórmula acima para obter seu resultado final.
  • 1 sub de bobina de voz simples de 2 ohms terá impedância de 2 ohms.
  • 1 sub de 4 ohms de bobina de voz única terá impedância de 4 ohms.
  • 1 subwoofer de 2 ohms com bobina dupla de voz terá impedância de 1 ohm (paralelo) ou 4 ohm (série).
  • 1 subwoofer de 4 ohms com bobina de voz dupla terá impedância de 2 ohms (paralelo) ou 8 ohms (série).
  • 2 subs de bobina de voz simples de 2 ohms terão impedância de 1 ohm (paralelo) ou 4 ohm (série).
  • 2 subs de 4 ohms de bobina de voz simples terão impedância de 2 ohms (paralelo) ou 8 ohms (série)
  • 2 subs de bobina dupla de 2 ohms terão impedância de 2 ohm (paralelo) ou 8 ohm (série)
  • 2 subs de bobina dupla de 4 ohms terão impedância de 1 ohm (paralelo) ou 4 ohm (série)
  • 3 subs de bobina única de 2 ohms terão impedância de 6 ohms.
  • 3 subs de 4 ohms de bobina de voz única terão impedância de 1,3 ohm
  • 3 subs de bobina dupla de 2 ohms terão impedância de 1,3 ohm (paralelo) ou 3 ohm (série)
  • 3 subs de bobina dupla de 4 ohms terão impedância de 2,7 Ohm (paralelo) ou 6 Ohm (série)
  • 4 subs de bobina única de 2 ohms terão impedância de 2 ohms (paralelo) ou 8 ohms (série)
  • 4 subs de 4 ohms de bobina de voz única terão impedância de 1 ohm (paralelo) ou 4 ohm (série)
  • 4 subs de bobina dupla de 2 ohms terão impedância de 1 ohm (paralelo) ou 4 ohm (série)
  • 4 subs de 4 ohms de bobina de voz dupla terão impedância de 2 Ohm (paralelo) ou 8 Ohm (série)

4. Encontre amplificadores compatíveis


Agora que calculamos os valores de RMS e impedância, tudo o que precisamos é encontrar um amplificador para fornecer potência dentro de nossa faixa RMS em nossa carga de impedância calculada.

Como temos RMS de 600 W e a impedância da fiação em série de 4 ohms, o que precisamos é de um amp que possa fornecer 600W de potência com carga de 4 ohms como o amplificador JL Audio JD1000/1. Pode fornecer 1000W com carga de 2 ohms ou 600W com carga de 4 ohms.

Os amplificadores monobloco são geralmente preferidos para essas tarefas, pois podem conectar vários subs com facilidade.

Além disso, certifique-se de que o amplificador que você está recebendo é compatível com CEA. Isso garante que os números do número de classificação de potência que você vê na folha de especificações sejam reais e não sejam inflacionados para marketing.