A maioria das pessoas apenas olha para os tamanhos e potência de saída de diferentes modelos ao escolher um novo sub para si.
Embora essa abordagem não esteja totalmente errada, os subwoofers são muito mais complexos do que isso e você também precisa observar outras especificações, como potência, bobina de voz simples / dupla e impedância.
Se falamos de impedância, existem dois tipos comuns de subwoofers:
subwoofers de 2 Ohm e 4 Ohm .
Abaixo analisaremos como são esses dois tipos de subs, como eles são diferentes entre si e qual você deve escolher para o seu veículo.
Subwoofers de 2 Ohm
O primeiro são os subwoofers de 2 Ohms. Como o próprio nome sugere, eles vêm com impedância de 2 ohms.
Para quem não sabe, impedância refere-se ao
carregar alto-falante(s) colocado(s) em um amplificador . Em outras palavras, a impedância é a resistência que resiste ao fluxo de corrente necessário para alimentar um alto-falante.
Como a unidade de resistência do SI é Ohm, ela também é usada para medir a impedância. Menor impedância geralmente indica que seu sub precisa de pouca energia para produzir som.
Subwoofers de 4 Ohms
A seguir temos subs de 4 ohms que vêm com 4 ohms de impedância. Isso significa que o poder enfrentará mais resistência para que esses submarinos funcionem. Eles vêm com um cil de voz maior que tem mais voltas sinuosas, o que os torna um pouco mais pesados que seus irmãos de 2 ohms.
Subwoofers de 2 Ohm vs 4 Ohm
Qualidade do som
Como os subs de 2 ohms têm menor resistência, eles são
mais fáceis de serem alimentados e pode produzir relativamente mais saída de som do que aqueles com 4 Ohms em qualquer potência.
Subs de 4 ohms geralmente produzem som de volume mais baixo, pois vêm com mais resistência, mas o baixo que eles oferecem é de maior qualidade (graças ao enrolamento extra)
Durabilidade
Uma grande desvantagem dos subs de baixa impedância é que eles podem extrair muita energia do seu amplificador. Embora isso não seja um grande problema na maioria das vezes, pode causar superaquecimento dos amplificadores, queimar o fusível ou entrar no modo de proteção em alguns casos.
Por outro lado, os
subs de 4 Ohms não consomem tanta energia do amplificador como subs de 1 Ohm ou 2 Ohm, o que resulta em sua vida útil comparativamente mais longa.
Preço
Subwoofers de 2 ohms geralmente são mais caros do que subwoofers de 4 ohms, mas também depende da marca e da qualidade de construção de qualquer subwoofer individual.
O que fazer se você tiver vários subwoofers
Caso você tenha vários subs, a resistência total dependerá da opção de fiação escolhida.
Na fiação em série, você conectará um subwoofer após o outro em uma série. Isso significa que a resistência total será a soma de ambas as resistências. Portanto, se você tiver dois subwoofers de resistência de 2 ohms, a resistência total na fiação em série será de 4 ohms.
Na fiação paralela, no entanto, a resistência total é determinada dividindo a resistência de qualquer subwoofer individual (dado que ambos têm a mesma resistência) pelo número total de subs que você instalou naquele momento. Assim, por exemplo, se você tiver dois subwoofers com resistência de dois Ohms cada um, a resistência total na fiação paralela será de um Ohm (2/2=1).
Conclusão
Usar um subwoofer de 2 ou 4 ohms dependerá de como você deseja que seu(s) subwoofer(s) funcione(m). Se o som alto for sua primeira prioridade, então os subs de 2 ohms serão bons para você.
Mas se você se preocupa mais com a precisão do que com o volume, um sub de 4 Ohms será mais adequado para você.