Caso você esteja acompanhando este site ultimamente, você saberá que sou um grande fã de adicionar subs na configuração de áudio do seu carro.
Eles não apenas produzem uma melhor resposta de frequência de graves, mas também ajudam a aliviar a carga de seus alto-falantes regulares e fornecem música rica e sem distorção em geral.
Sim, vai te custar algum dinheiro adiantado, mas, considerando o valor que você obterá, valeria a pena cada centavo.
Mas ter um subwoofer não é suficiente, pois você também
precisa de um gabinete/caixa de subwoofer para o máximo desempenho. É aqui que você terá duas opções:Gabinete Selado e Gabinete Portado.
Caixas de subwoofer seladas vs portadas
Ambos os tipos têm suas próprias vantagens e desvantagens, e qual você deve escolher depende da sua escolha pessoal.
Caixa de subwoofer selada
Como o próprio nome sugere, as caixas seladas têm os subs colocados dentro de uma caixa fechada. Como o ar é selado dentro dessas caixas, ele funciona como um amortecedor e permite que o cone do seu subwoofer se mova para frente e para trás com precisão.
Esse movimento preciso
produz ondas sonoras controladas que, por sua vez, levam a uma produção precisa de graves. Eles são mais fáceis de construir, pois são menores em tamanho e não têm nenhuma porta para ajustar.
Seu tamanho compacto também os torna a opção preferida se houver pouco espaço.
Mas a desvantagem é que o cone precisa de mais energia para produzir som no mesmo volume do que em uma caixa portada - o que significa mais carga em seu amplificador.
A vida útil geral do seu subwoofer também é ligeiramente reduzida devido à temperatura mais alta, pois não pode respirar ar fresco.
Gêneros musicais como Pop, Rock e Alt Rock geralmente soam melhor com subcaixas seladas.
Prós
- Tamanho compacto
- Produção de graves precisa/clara
Contras
- Movimento do cone restrito
- Não tão alto quanto caixas portadas
Caixa de subwoofer com porta/ventilada
Pelo contrário, temos caixas de subwoofer portadas ou ventiladas.
Embora pareça semelhante aos gabinetes selados, o gabinete com portas vem com uma ou várias portas / aberturas que permitem que as ondas sonoras da parte traseira do cone do subwoofer se combinem com as ondas sonoras provenientes da frente, resultando em maior saída em qualquer potência.
Esta maior saída e o fato de que o cone é muito mais livre para se mover, resulta em um volume maior em comparação com os gabinetes selados.
Esses gabinetes têm
tamanho maior que os selados , e seu desempenho depende em grande parte do ajuste de sua porta. Existem algumas caixas portadas de tamanho menor também. Mas eles não têm um desempenho tão bom quanto seus irmãos maiores.
Além disso, eles são bons em eficiência de energia e você não precisa necessariamente de um amplificador de ponta. Sem esquecer a longevidade que estas caixas proporcionam ao seu subwoofer, mantendo-o mais fresco.
Esses sub gabinetes são mais adequados para gêneros como EDM, R&B e Rap.
Com isso dito, você terá que levar alguns problemas em consideração também.
Uma vez que estes são mais difíceis de construir, você só deve obter um de empresas de boa reputação, como a Kicker. Comprar um modelo barato de um fabricante de 2º grau pode resultar em desempenho abaixo do esperado, bem como danos ao subwoofer.
Por fim, muitos subs não são construídos para serem colocados dentro dessas caixas portadas. Portanto, certifique-se de verificar o manual ou pesquisar online antes de fazer qualquer compra.
Prós
- Som mais alto
- Baixo forte
- Longevidade do subwoofer
- Mais eficiência energética
Contras
- Requer mais espaço
- A resposta dos graves pode ser monótona ou turva
- Pouca distorção em alguns gêneros
Conclusão
Se
o baixo estrondoso for sua prioridade número 1 , então você deve optar por caixas portadas.
Mas se você deseja clareza em seu som com graves bem definidos (mas um pouco menores), caixas seladas seriam a melhor opção. As caixas seladas também são preferidas se você estiver construindo um gabinete por conta própria, pois são mais fáceis de projetar e construir.