>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como definir a frequência de fase e crossover em seu subwoofer


Gerenciar adequadamente seus processadores e receptores é fundamental se você deseja obter o melhor desempenho de áudio do seu sistema de áudio. gerenciar adequadamente seu sistema de áudio exigirá controle de frequência.

A maioria dos sistemas recomendará 80 Hz. No entanto, nem todos os sistemas são fáceis de sintonizar nessa frequência.

Portanto, discutiremos dicas específicas para ajudá-lo a acertar quando precisar definir a fase e a frequência em seus alto-falantes e subwoofers. Obviamente, essas dicas são gerais e, portanto, não são específicas para nenhuma marca ou tipo de subwoofer.

O que é a fase do palestrante?


Você pode estar perguntando 'o que é faseamento?' Bem, vamos explicar em termos simples. Quando você está produzindo som de várias fontes, como dois ou três alto-falantes, existe o risco de estar fora de fase.

Isso significa que cada fonte pode estar contradizendo as outras. O que queremos dizer com contradizer? Bem, os alto-falantes produzem som vibrando para frente e para trás em um ciclo constante.



Se os alto-falantes estão em fase, então eles estão vibrando na mesma taxa para frente e para trás e ao mesmo tempo (os cones vibratórios se movem na mesma direção e na mesma taxa). Quando os alto-falantes estão fora de fase, isso pode levar a muita distorção.

Por exemplo, quando os subwoofers estão fora de fase um com o outro, a qualidade dos graves provenientes de cada alto-falante cancelará efetivamente a do outro. Isso resulta em som de baixa qualidade.

Para colocar seus alto-falantes em fase, você precisará fazer o seguinte:

1. Configure todos os alto-falantes para que fiquem voltados para a mesma direção.

2. Certifique-se de que os fios do alto-falante estejam alinhados (os fios estão conectados aos mesmos terminais). Em alguns casos, os fios dos alto-falantes não podem ser trocados. Esses alto-falantes normalmente têm uma chave de fase que você pode usar para alternar a polaridade.

3. Agora ouça atentamente a qualidade do som dos alto-falantes que devem estar em fase. Se ainda soar confuso ou distorcido, mude a fase para 0 ou 180 – ouça a qualidade – e deve ser isso!

4. Se os graves do seu sistema de som são importantes para você, você também pode definir as configurações LFE+MAIN do seu subwoofer, pois isso também afeta o desempenho do seu subwoofer.

Como definir a fase do alto-falante


Para eliminar a distorção em seu sistema de áudio, uma das considerações mais importantes é a fase.

No entanto, o primeiro passo é determinar se o seu subwoofer está fora de fase.

A fase do alto-falante é um determinante importante na forma como seu sistema de áudio geral soa.



Então, veja como você classifica seus alto-falantes:
  1. Determine como seus alto-falantes devem funcionar, por exemplo, estéreo, som surround e assim por diante. Isso também vale para o amplificador.
  2. Você também deve verificar em qual orientação os alto-falantes deveriam trabalhar. Por exemplo, eles deveriam ficar de frente um para o outro, virar na mesma direção etc.
  3. Se você estiver usando o alto-falante como deveria ser usado, não precisará fazer mais nada em termos de faseamento.
  4. Se não, você precisa colocar os alto-falantes em fase. Continue as etapas.

5. Se você precisar de fase direta, certifique-se de que o fio do alto-falante marcado esteja conectado ao conector positivo do alto-falante e do amplificador.

6. Se você precisar inverter a fase, o fio marcado deve ser invertido no amplificador ou no alto-falante, mas não em ambos. Fazer isso reverterá a polaridade dos alto-falantes de modo que os diafragmas se movam em direções opostas.

O que é Crossover de alto-falante?


Crossover é a frequência na qual os alto-falantes começam a rolar e o subwoofer começa a emitir notas graves e LFEs.

Explicado de forma diferente, o crossover é onde o sinal de áudio não filtrado é dividido de acordo com um limite de frequência superior ou inferior predefinido.

Explicado de outra forma, o crossover refere-se ao ponto em que o receptor para de enviar graves para cada um dos alto-falantes e começa a enviá-los para o subwoofer.

Em outras palavras, o crossover de alto-falante garante que cada driver de áudio seja fornecido com a faixa de sinal para a qual foi projetado para melhor reproduzir.

Como exemplo, os crossovers garantem que os tweeters recebam apenas as frequências mais altas e que os subwoofers recebam as baixas frequências.

Por causa disso, o crossover garante que cada dispositivo de áudio receba apenas as faixas de frequência para as quais foi projetado.

Nenhum dos inferiores que este driver não foi projetado para reproduzir. Como você pode imaginar, o cruzamento é bastante importante!

Se o seu sistema tiver um recurso de EQ, é melhor deixar o sistema em paz e simplesmente definir o EQ. No entanto, se você quiser definir o crossover manualmente, veja como você pode fazer isso:
  • Verifique a faixa de tolerância/faixa de frequência do alto-falante. Se você não souber o alcance, use uma ferramenta de correspondência de subwoofer. Esta ferramenta recomendará o subwoofer SVS ideal para seus alto-falantes e informará a melhor frequência de cruzamento.
  • Agora, defina o ponto de cruzamento 10 Hz acima da extremidade baixa da faixa de tolerância do seu alto-falante. Em outras palavras, defina o ponto de crossover aproximadamente 10 Hz acima da frequência mais baixa que seus alto-falantes podem manipular de forma limpa. Lembre-se de que a frequência de cruzamento mais comum recomendada (e o padrão THX) é 80 Hz.
  • Agora ouça atentamente os alto-falantes de um subwoofer. Você está ouvindo uma transição suave entre o subwoofer e os alto-falantes. A mistura/transição deve soar limpa e perfeita. Quando isso acontecer, você não poderá localizar o baixo e tudo tocará em uníssono.
  • Em alguns casos, você pode notar problemas como um aumento de graves na frequência de cruzamento. Se você perceber isso, tente ajustar o controle de volume para corresponder à saída dos alto-falantes principais.

Como definir o cruzamento de alto-falante


O crossover de alto-falante é provavelmente a configuração relacionada ao alto-falante mais incompreendida e crítica em um receptor A/V ou outros sistemas de áudio.

O crossover de alto-falante é um componente de todos os alto-falantes, espere alto-falantes de gama completa e alto-falantes controlados por software.

Na verdade, o crossover é um componente de muitos outros sistemas de áudio, incluindo amplificadores, receptores e subwoofers. Mais importante ainda, alto-falantes com mais de um driver em seu gabinete requerem um crossover.



Se você estiver trabalhando com um estéreo de carro, confira nosso guia sobre como definir filtros de frequência de alta e baixa passagem em um receptor de estéreo de carro. Você também pode usar este gráfico de cruzamento de alto-falante e calculadora para calcular a frequência de cruzamento de um determinado circuito de alto-falante.

Por que a fase do locutor e a resposta de frequência são importantes?


A fase do alto-falante e a resposta de frequência são muito importantes por muitas razões. O principal deles é realmente a qualidade do som.

Com a fase do alto-falante e a resposta de frequência configuradas corretamente, o alto-falante e os subs poderão reproduzir todos os tons baixos, médios e altos corretamente.

Isso significa que você experimentará um som alto e rico. Por exemplo, os designs das caixas de subwoofer são feitos deliberadamente da maneira como são feitos para uma resposta adequada de fase e frequência.

Como posso saber a faixa de frequência dos meus sistemas?


Na maioria dos casos, o fabricante do seu alto-falante fornecerá especificações que indicam onde seus alto-falantes param de produzir graves.

Como exemplo, você pode ver algo como “Resposta de frequência:60Hz-20kHz”. O que isto significa?

O fabricante está indicando que os alto-falantes podem tocar a 60Hz, mas geralmente os graves são muito mais fracos em seu ponto mais baixo do que no restante de sua faixa de desempenho. Por causa disso, você desejará aumentar o número em 20 Hz ou mais para estar no lado seguro.

Os números abaixo destacam as diretrizes gerais para frequências de cruzamento de alto-falante/subwoofer
  • Altifalantes de parede ou minúsculos "satélite":150-200 Hz .
  • Pequeno centro, surround, estante:100-120 Hz .
  • Centro de tamanho médio, surround, estante: 80-100 Hz .
  • Grande centro, surround e estante:60-80 Hz .
  • Centro muito grande, surround, estante:40-60 Hz .
  • Colunas torre com woofers de 4"-6":60 Hz .
  • Woofers automotivos (woofers de 5,2″ e 6,5″):80 Hz
  • Altifalantes Full Range Tower com woofers de 8"-10":40 Hz ou banda larga/completa.

Qual ​​frequência devo definir um crossover de subwoofer?


Se você deseja definir a faixa de frequência, conhecer a faixa de frequência do subwoofer é ainda melhor. Defina o ponto de cruzamento cerca de 10 Hz a mais do que a frequência mais baixa que os alto-falantes podem reproduzir. Geralmente, 80 Hz é a frequência de cruzamento mais comum e recomendada. É também o padrão THX.

Como você ajusta o crossover em um subwoofer?


Se você quiser ajustar o crossover em seu subwoofer, olhe para a parte de trás do seu subwoofer. Você precisa definir o crossover passa-baixa pelo menos 10 Hz acima do alcance dos alto-falantes principais. Este é o ponto de partida ao configurar seu crossover. Se o seu alto-falante central pode produzir de 80 Hz a 120 Hz, você deseja que seu crossover de baixa frequência esteja próximo de 90 Hz.

Este é realmente o ponto de partida ao configurar seu cross-over. Se o seu alto-falante central pode produzir de 80 Hz a 120 Hz, você deseja que seu cruzamento de baixa frequência esteja próximo de 90 Hz.