Esta calculadora de porta de subwoofer irá ajudá-lo a determinar o comprimento de porta que você deve usar em seu gabinete de subwoofer com porta.
Calculadora de porta de subwoofer
| |
|
Por que você precisa determinar qual comprimento usar para sua porta de subwoofer?
Há uma série de razões, por exemplo, o comprimento correto da porta ajuda a reduzir o ruído da porta do subwoofer. No entanto, antes de entrarmos nisso, vamos explicar o que é uma caixa de subwoofer portada.
Uma caixa portada ou caixa ventilada ou bass reflex é uma caixa secundária que usa uma ventilação (um orifício) cortada no gabinete conectado à tubulação ou cano conectado à porta.
Este orifício ou porta é usado para aumentar a eficiência do sistema em baixas frequências canalizando o som da parte traseira do diafragma do alto-falante para que a caixa possa ser sintonizada corretamente.
Como usar a calculadora de comprimento de subporta
A calculadora é muito fácil de usar. Aqui estão os passos que você precisa seguir:
- Caixa Redonda ou Portada: Primeiro, você precisa selecionar se está usando uma porta redonda ou com fenda para o design da caixa. Confira nosso artigo sobre portas redondas vs portas ranhuradas.
- Número de portas: Agora digite o número de portas que você está usando
- Volume de anexos: O volume do gabinete é o espaço aéreo interno de sua caixa, digite este número. Isso é medido em pés cúbicos.
- Frequência de ajuste: Agora insira a frequência de sintonia que você deseja usar.
- Por fim, clique em calcular!
Importante! Porta com slot: Se você estiver usando uma porta com slot, precisará especificar isso. Você faz isso selecionando o quadrado em tipo de porta e, em seguida, responda sim em
'você está usando uma porta com slot' .
Em seguida, em '
ventilação quadrada' , digite a altura e a largura da porta que deseja usar. Então aperte calcular.
Baixe a calculadora da porta do subwoofer
Disponibilizamos a calculadora da porta do subwoofer para download. Você pode baixar a calculadora no seu PC com Windows e usá-la a qualquer momento.
Você pode baixar a calculadora de porta suwboofer por apenas $ 9,99. Você também pode comprar o código (.Net) por US$ 99,99.
E se você não quiser usar uma calculadora
Se você não quiser usar uma calculadora de comprimento de porta de subwoofer, há uma regra geral que você pode seguir.
Em geral, se sua porta se estender até a caixa do subwoofer, para determinar qual comprimento produzirá qual afinação, certifique-se de contar o volume deslocado pela porta à medida que a torna mais longa.
Vamos dar um exemplo. Digamos que a porta mais curta faça a caixa 4 cubos a 38 Hz, uma porta mais longa seria mais como 3,5 cubos a cerca de 33 Hz.
Se você está simplesmente procurando calcular o tamanho da porta do subwoofer, confira nosso artigo sobre como calcular o tamanho da porta para subwoofers.
Por que o comprimento da porta do subwoofer é importante?: Comprimento e ajuste da porta
O ajuste adequado é provavelmente o objetivo mais importante para definir o comprimento adequado da porta de ventilação do subwoofer.
Aqui estão algumas considerações gerais sobre o comprimento da porta do subwoofer e como isso se relaciona com o ajuste:
– Para diminuir a afinação do seu subwoofer, você precisa tornar a porta mais longa, mantendo a mesma área de superfície.
No entanto, isso também diminuirá o volume da caixa, pois haverá mais deslocamento devido à porta.
– Outra maneira de diminuir a afinação do subwoofer é diminuir a área da porta, mantendo o mesmo comprimento. Se você estiver procurando por um guia sobre como calcular a área da porta do subwoofer, confira nosso artigo sobre a área da porta do subwoofer.
Nesse caso, o volume da caixa será aumentado e isso pode causar ruídos/ruídos na porta, especialmente se você tornar a área da porta menor do que o recomendado.
– Outra maneira de diminuir o ajuste é aumentar a caixa mantendo a mesma área e comprimento da porta.
A regra geral é se você tiver uma caixa e puder alterar apenas o comprimento da porta, mais longo é menor e curto é maior.
Em outras palavras, quanto mais baixo você ajustar, menos saída você obterá. Isso significa que a porta responderá com um 'SPL' mais alto.
Uma consideração importante se você sintonizar alto é garantir que você execute um filtro subsônico, pois isso eliminará a frequência de ajuste se você sintonizar alto e usar muita energia. Caso contrário, o subwoofer irá xmax em sintonia quando for descarregado.
O que geralmente acontece é que o sub toca acima da afinação enquanto a porta toca na afinação e o sub toca abaixo da afinação.
Isso fará com que o xmax suba e a porta comece a soprar ar em vez de produzir som.
Vantagens de calcular o comprimento correto da porta
Há muitas vantagens em usar gabinetes com portas em vez de gabinetes selados. Em geral, os gabinetes com portas podem ter várias vantagens para os subwoofers.
O efeito mais importante é o ajuste adequado. Quando uma caixa de subwoofer é construída corretamente, ela será bem ajustada.
Quando o porto é mal construído e de comprimento correto, isso ajuda na afinação adequada e garante que o som da parte de trás esteja em fase com as ondas que vêm da frente.
É por isso que os gabinetes com portas ou ventilados têm uma vantagem sobre os gabinetes selados. Os gabinetes ventilados produzem som em volumes mais altos com menos distorção e maior eficiência.
Com efeito, os gabinetes ventilados geralmente oferecem maior resposta e extensão de graves do que os gabinetes selados.
Para você, ouvinte, isso significa que o áudio do subwoofer será muito mais profundo e produzirá músicas mais pesadas e pulsantes.
Para outros, o efeito mais importante é capturar uma faixa dinâmica mais completa e melhores graves gerais. Confira os designs gerais de caixas de subwoofer para graves profundos.
Desvantagens dos gabinetes portados
Embora haja muitas vantagens em usar gabinetes ventilados, também há desvantagens.
A desvantagem mais importante é que alguns subs com portas emitem um ruído audível quando o ar passa.
Outro problema sério é quando o sub é conduzido com muita força. Se você dirigir seu sub com muita força, o desempenho pode diminuir.
Isso anularia todo o propósito de ter uma porta de subwoofer porque eliminaria os benefícios de um som preciso e sem distorção.
O que considerar ao escolher o comprimento da porta do subwoofer
Há algumas considerações gerais a serem lembradas ao decidir sobre o comprimento da porta do seu subwoofer.
Aqui estão algumas das considerações mais importantes:
Volume da caixa ou volume do gabinete O volume da caixa ou volume do gabinete é muito importante porque:
– Gabinetes maiores exigem uma porta menor (mesma área de porta) para atingir o mesmo ajuste
– Caixas maiores com o mesmo comprimento e área de porta reduzirão o ajuste
Limitações de comprimento de porta
Você não pode usar qualquer comprimento de porta de subwoofer que desejar e esperar um desempenho de som adequado.
Por exemplo, algumas dimensões de caixa não permitem profundidades de porta retas, digamos, de 16 polegadas.
Nesses casos, você pode até precisar dobrar a porta. Se você decidir fazer isso, onde você dobra a porta?
Para calcular onde fazer a dobra, subtraia a largura da porta da profundidade da caixa interna, e qualquer marca com a qual você termine é onde você precisa dobrar a porta.
Como calcular o comprimento da porta do subwoofer?
Abaixo, fornecemos a fórmula para o cálculo do comprimento da porta do subwoofer. Há uma série de variáveis a serem preenchidas, mas fornecemos uma descrição de cada uma abaixo.
E =((2,35625 * 10⁴ * D² * N) / (V * F²)) * (k * D)
Variáveis:
L =o comprimento da porta ou ventilação
D =o diâmetro da ventilação
N =o número de portas
V =o volume da caixa
F =a frequência de sintonia da caixa
k =o fator de correção final
Qual é o fator de correção final (k)?
O fator de correção final é a curta distância aplicada ou adicionada ao comprimento real de um tubo de ressonância para calcular a frequência de ressonância do tubo.
Para dizer de forma mais simples, é uma medida das ondas estacionárias e depende muito do raio do tubo. Isso significa que o fator de correção final é uma métrica crítica no cálculo do comprimento da porta.
Quando estamos lidando com subwoofers, geralmente assumimos que o fator de correção final de 0,732. No entanto, esse valor pode variar dependendo do formato do tubo usado como ventilação. Veja como essa variação pode ocorrer:
Ambas as extremidades flangeadas:k =0,850;
Uma extremidade flangeada, uma livre (sem flange):k =0,732; e
Ambas extremidades livres:k =0,614.
Calculadora de portos aéreos (dimensões)
Em geral, as portas aerodinâmicas não precisam de tanta área quanto as portas de slot. Normalmente, você precisará de cerca de 7 a 11 polegadas quadradas por pé cúbico para uma porta aerodinâmica.
Normalmente, você usa um eros de 6 polegadas ou 2 4 polegadas em um subwoofer de 15 polegadas abaixo de ~ 1500w. A regra é que você precisa ter uma folga na extremidade da porta igual ou maior que o diâmetro da porta.
Calculadora de área de porta redonda
Vamos usar uma porta de 14″ de comprimento com 4″ de altura (largura).
Se você tiver portas redondas em seu projeto, poderá calcular a área da porta redonda usando a seguinte fórmula:
Área da porta redonda =Pi x raio² – onde o raio é metade da largura Exemplo:3,142 x 4 para um tubo de 4" =12,568 sq.in
Cálculo da área da porta do slot
Vamos usar uma porta de 14″ de comprimento com 4″ de altura (largura).
Para calcular a área de uma porta de slot, use a seguinte fórmula:
Área da porta do slot =comprimento x largura Exemplo:14 X 4 =56 sq.in. do porto
Conclusão
Uma calculadora de porta de subwoofer é muito importante porque determina o quão bem ajustado será o seu subwoofer.
É claro que a sintonia é muito importante porque determina a resposta de frequência. A resposta de frequência pode afetar muitos outros aspectos dos harmônicos e da qualidade geral dos graves.
Além disso, se você estiver procurando por uma calculadora de ressonância de Helmholtz, verifique esta calculadora.
Outras calculadoras semelhantes
Calculadora de volume de caixa de alto-falante triangular
Calculadora do Ressonador de Helmholtz