>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como conectar um subwoofer às saídas de nível de alto-falante


Existem várias maneiras de conectar subwoofers e alto-falantes em seu sistema de cinema em casa. A maneira mais comum é conectar seu subwoofer usando a saída de subwoofer no receiver.

Outra maneira comum é conectar o subwoofer ao receiver ou amplificador AV usando os canais de alto-falante L/R e, em seguida, usar a saída de nível de linha do alto-falante dedicado no subwoofer para conectar os alto-falantes principais.

Esta é uma maneira comum de conectar o subwoofer ao receiver sem uma saída de subwoofer.

A saída de nível de linha do alto-falante do subwoofer passará então um sinal amplificado de alto nível para os alto-falantes principais.

O que são saídas de nível de alto-falante no meu subwoofer?


As saídas de nível de alto-falante em um subwoofer são para conectar seus alto-falantes principais ao subwoofer.

Nesse caso, o subwoofer é conectado ao receiver ou amplificador estéreo e o sinal passa para o sub e o sub passa o sinal para os alto-falantes principais.

Ele também fornece uma maneira rápida e fácil de conectar um subwoofer amplificado a um mixer se você quiser aproveitar o crossover ativo interno do subwoofer ativo.

Em outras palavras, as saídas de nível de alto-falante em seu subwoofer são conexões “através”.


Como conectar um subwoofer às saídas de nível de alto-falante


Para subwoofers equipados com uma entrada de nível de alto-falante e uma saída de nível de alto-falante, tudo o que você precisa fazer é conectar as saídas de alto-falante do receptor à entrada de nível de alto-falante no subwoofer e, em seguida, conectar a saída de nível de alto-falante do subwoofer ao seu oradores principais.

Aqui está a configuração típica:
  1. Seu receptor ou amplificador terá uma saída de subwoofer de nível de linha
  2. Passe um par de cabos de alto-falante ou cabos de subwoofer do receptor ou saída do amplificador para o subwoofer
  3. Passe outro par de cabos de alto-falante das saídas de nível do alto-falante secundário para os alto-falantes principais L/R.

Aqui está uma ilustração de como conectar seu amplificador ao subwoofer e o subwoofer aos alto-falantes usando saídas de nível de alto-falante.

Aqui está outra ilustração da conexão.



Para recapitular, os subs com saídas de alto-falante também terão entradas de nível de alto-falante. Em vez de conectá-lo a uma saída de subwoofer dedicada no receptor de som surround, você direcionará seus cabos de alto-falante normais primeiro para o sub e depois para os alto-falantes.


Como são as entradas e saídas de nível de linha do alto-falante?


Na maioria dos casos, as entradas e saídas de linha de alto-falante serão identificadas claramente no subwoofer. Como exemplo, daremos uma prévia com o painel traseiro do KEF KUBE Subwoofer.

A imagem abaixo mostra um painel traseiro KEF KUBE Subwoofer com as entradas de nível de alto-falante (Caixa 1), os controles de volume e crossover (Caixa 2 e 3) e o controle de fase (Caixa 5).



A imagem abaixo mostra a saída para a rede no sub CVHD-12S. Como você pode ver, existem conexões para os canais esquerdo e direito.




E se o seu subwoofer não tiver entradas de nível de alto-falante


O objetivo das entradas e saídas de nível de alto-falante é simplificar sua configuração. Isso significa que não há necessidade de uma saída de subwoofer dedicada em seu amplificador ou receptor. É um processo de conexão mais fácil e limpo porque o subwoofer apenas se alinha com seus componentes existentes.

E daí se o seu subwoofer tiver saídas de nível de alto-falante ou se seu receptor ou amplificador não tiver uma saída de subwoofer?

Na verdade, existe uma opção rápida e simples se o seu receptor não tiver saída de sub. A maioria dos receptores que não têm saída secundária tem o que é chamado de opção Tape Monitor.

Você pode conectar a saída Tape Monitor do seu receiver como uma entrada de nível de linha ao seu subwoofer.

Portanto, não há necessidade de jogar fora seu receptor vintage ainda! Por outro lado, se o seu subwoofer não tiver entradas de nível de alto-falante, basta conectar os alto-falantes principais ao receiver ou amplificador.


Como controlar o volume de saída do nível do alto-falante


Você pode estar se perguntando como controlar o volume do alto-falante separadamente do volume do subwoofer se os alto-falantes estiverem conectados através do subwoofer.

Isso pode não ser uma coisa fácil de fazer. Tudo se resume ao equilíbrio de som realmente porque os componentes do sistema funcionarão em conjunto.

Isso significa que conforme você varia o controle de volume no seu amplificador ou receiver, o subsistema irá subir e descer em equilíbrio com os alto-falantes principais.

Em alguns casos, seu subsistema pode ter um controle de nível que você normalmente define uma vez para obter um bom equilíbrio entre os alto-falantes secundários e principais.


Como funcionam as saídas de nível do alto-falante?


Você pode estar se perguntando como essa configuração funciona internamente. Como é que você pode conectar seus alto-falantes ao seu subwoofer? Como os sinais do alto-falante principal passam sem ser afetados? Como é que as frequências não se sobrepõem e distorcem?

Veja como funciona:

Os subwoofers com entradas de linha de alto-falante possuem um circuito elétrico de alta impedância dentro da unidade. Este circuito capta o sinal, na maioria dos casos usando um filtro passa-alta.

Este filtro passa-alta passará todos os sinais com uma frequência acima de uma determinada frequência mínima ou de corte (a frequência de cruzamento) e atenuará ou bloqueará os sinais com frequências inferiores à frequência de corte ou de cruzamento. Dessa forma, apenas os sinais de alto nível acima da frequência de cruzamento são enviados para os alto-falantes. É por isso que é importante definir corretamente o crossover do subwoofer.

Obviamente, esses subs também possuem filtros passa-baixas que passam os sinais de baixa frequência para o sub.

Este filtro então alimenta o amplificador ou amplificadores do subwoofer que então conduzem os alto-falantes conectados através da linha de alto-falante do subwoofer.

Como os sinais são separados?


Então já mencionamos que alguns subs terão um filtro passa-altas que passará as frequências mais altas acima do ponto de crossover para os alto-falantes principais e um filtro passa-baixas que passará as frequências para o sub.



No entanto, alguns subwoofers possuem redes de crossover passivas no interior. Essas redes separam o sinal de nível do alto-falante do amplificador em bandas baixas e altas. Esta parte do subwoofer é chamada de rede crossover. Os sinais de baixo nível acionam o subwoofer e os sinais de banda mais alta acionam os alto-falantes principais.

Portanto, em ambos os casos, esses métodos separam as frequências mais baixas do subwoofer das frequências altas dos alto-falantes principais.

Isso reduz a interação acústica que pode ocorrer se a rede e os subs estiverem tentando reproduzir as mesmas frequências. Enviar essas ondas sonoras misturadas e fora de fase para o espaço de audição não será agradável.

Embora qualquer método seja viável, muitos subs utilizam redes passivas porque são mais eficientes. Muitas vezes, isso adiciona alguma despesa à fabricação de tais dispositivos, o que aumenta o custo.

Para recapitular, separar as frequências baixas e altas é muito importante ao conectar seus alto-falantes principais ao subwoofer usando a porta de saída de linha de alto-falante.

Isso normalmente é feito por uma parte do seu subwoofer chamada crossover. A responsabilidade das redes passivas de crossover é extrair as frequências graves realmente baixas que você deseja que o sub lide e passar as frequências mais altas para os alto-falantes principais.


Melhor configuração para crossover entre receptor e subwoofer


Você pode estar se perguntando para que deve definir o crossover do receptor ou do subwoofer, pois está usando uma conexão para o subwoofer e os alto-falantes.

Bem, você tem duas opções. Como o crossover no subwoofer atuará como o crossover do sistema para o sub e os alto-falantes nesta configuração, você pode definir o crossover do receiver para 20Hz ou 'desligado'.

A melhor opção é desativar o crossover do receptor para que ele passe todas as baixas frequências para o subwoofer e, em seguida, defina o crossover do subwoofer para 80Hz ou mais. Você também pode definir o crossover do sub para qualquer que seja a frequência de roll-off para seus alto-falantes principais. Verifique as especificações do alto-falante para descobrir isso.

Onde posso encontrar um subwoofer com entradas e saídas de nível de alto-falante?


Existem muitos subwoofers com entradas e saídas de nível de alto-falante no mercado. A maioria das principais marcas produz os submarinos, incluindo Polk, Bowers &Wilkins, Klipsch e assim por diante.

Exemplos incluem o Polk Audio PSW111, Bowers &Wilkins ASW610, MartinLogan Dynamo 600X, Klipsch C Series C-310ASWi e muitos outros.

Conectando um subwoofer aos alto-falantes traseiros


Alguns subwoofers amplificados vêm com entradas de alto nível que facilitam o acesso aos fios do alto-falante traseiro. No entanto, se o seu carro tiver um subwoofer de fábrica, você pode usar os fios do alto-falante para tornar a conexão muito mais fácil. Se não tiver as entradas de alto nível, use um conversor básico de saída de linha que se conecta aos fios do alto-falante e os transforma em saída RCA.

Recapitulação


Conectar seus alto-falantes principais ao seu subwoofer é um processo bastante simples. Tudo o que você realmente precisa fazer é conectar seu subwoofer ao receiver ou amplificador usando cabos de alto-falante/subwoofer (conectar à entrada de linha do subwoofer) e depois conectar o subwoofer aos alto-falantes principais usando a saída de linha do subwoofer.

Esta é uma das maneiras mais fáceis de conectar o subwoofer ao receiver sem saída de subwoofer.

Isso significa que não há necessidade de uma saída de subwoofer dedicada em seu amplificador ou receptor.

Para conhecer outras maneiras de fazer isso, consulte nosso artigo sobre como conectar um subwoofer a um receptor sem saída de subwoofer.