>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

O que é uma Bandpass Box e os prós e contras?


Existem muitos tipos de caixas de subwoofer por aí, mas os bassheads sérios geralmente escolhem caixas de passagem de banda.

O que são caixas de passagem de banda?

As caixas de passagem de banda são caixas que abrigam o subwoofer inteiramente e podem produzir graves mais altos em determinadas frequências, com toneladas de batidas. Existem duas câmaras em uma caixa de passagem de banda. A primeira câmara é uma caixa selada que abriga o driver do subwoofer. Na frente disso, há uma caixa portada em um gabinete separado. Em outras palavras, uma caixa de passagem de banda é uma combinação de um projeto selado e com portas. As caixas Bandpass são ideais para gêneros como hip-hop, hard rock, metal e reggae.

Este design torna as caixas eficientes na produção de som de alta qualidade. No entanto, como os outros gabinetes de subwoofer, as caixas de subwoofer de banda larga têm desvantagens que você precisa considerar antes de tomar uma decisão de compra. Leia sobre os prós e contras das caixas de subwoofer de passagem de banda.

Tabela de prós e contras da caixa de subwoofer passa-banda

Prós Contras
Alta eficiência Resistência ao movimento
Excursão de baixo Woofer Difícil de construir
Durável Pode produzir som de baixa qualidade
Variedade de tamanhos Distorção de mascaramento
Recursos de gabinete selado e portado Caixa pode ser impraticavelmente grande

Prós da caixa de subwoofer de passagem de banda

As principais vantagens das caixas de subwoofer de passagem de banda são :

  • Altamente eficiente
  • Excursão de woofer baixo
  • Durável
  • Uma caixa grande produz uma resposta de frequência mais profunda e suave
  • Caixa menor mais eficiente
  • Ofereça benefícios de gabinete selado e portado


1.Alta eficiência


Como a porta do sub atua como um filtro passa-baixa, a resposta de alta frequência do sistema é limitada acusticamente. Como o nome “bandpass” sugere, o gabinete só permite que a faixa de frequência correta seja liberada no ambiente de audição.



Algumas pessoas dizem que isso não faz diferença, já que se pode conseguir o mesmo colocando um crossover de passagem baixa em um subwoofer. Mesmo que isso possa funcionar até certo ponto, uma caixa de subwoofer passa-banda oferece melhor eficiência.

A extensão de graves profundos possível com esses gabinetes é muito melhor do que nos designs convencionais de caixas de subwoofer. Se você estiver interessado em obter um desempenho significativo sem sobrecarregar seu espaço limitado, a subcaixa de passagem de banda pode ser sua melhor opção.

Melhor ainda, você pode ajustar os volumes de suas câmaras e ajustar a(s) porta(s) para criar melhores compensações de desempenho. Você ajusta os parâmetros do gabinete de passagem de banda para uma largura de banda muito mais estreita.

Isso por si só é adequado para aumentar a eficiência do sub e atingir ganhos de 8 dB ou mais.

Ao mesmo tempo, ajustando os parâmetros do gabinete para larguras de banda mais amplas, o sistema de subwoofer pode produzir uma extensão de frequência incrivelmente baixa. Se isso parecer reduzir a eficiência e a resposta transitória, você poderá projetar larguras de banda intermediárias.

2. Excursão Low Woofer


As caixas de subwoofer de passagem de banda também exercem o controle desejado sobre o movimento do cone. Em outras palavras, a caixa tem uma excursão baixa.



O cone do subwoofer desloca-se linearmente a uma curta distância do seu local de descanso. Isso é único, pois os drivers de frequência mais baixa têm uma alta excursão, pois são projetados para mover muito ar. Dado que as caixas de passagem de banda têm uma excursão de subwoofer mais baixa, eles reduzem o risco de forçar os drivers além de seus limites mecânicos, que é a principal causa da vida útil mais curta do subwoofer.

Como as caixas de subwoofer de passagem de banda exercem controle sobre o movimento do cone? A pressão de ar controlada e que muda rapidamente nas laterais do gabinete permite que o submarino produza altos níveis de saída acústica sem exigir muito movimento do cone.

No entanto, você precisa evitar aplicar muita energia para reduzir as chances de encontrar resistência ao movimento.

3. Durável


As caixas de passagem de banda garantem a durabilidade do subwoofer. Como vimos, oferece um ótimo controle da qualidade do som.

Você pode controlar o cone para garantir que ele se mova de acordo com a largura de banda de frequência que seu modelo foi projetado para fornecer. Dessa forma, o gabinete pode produzir som da mais alta qualidade sem ser danificado devido a rasgos e desgastes desnecessários.

4. Variedade de tamanhos


O tamanho importa quando se trata de subwoofers. Se você instalar vários drivers de 8 nichos em seu gabinete, pode ter certeza de que terá a pior experiência. Grande é sempre o melhor, especialmente se você não está pedindo níveis irreais de eficiência.



Com uma caixa de subwoofer de banda larga considerável, você obtém uma resposta de frequência mais profunda e suave. Como a maioria dessas caixas costuma ser muito maior do que as seladas, às vezes elas são as melhores alternativas.

Caixas de subwoofer grandes são úteis, pois a condução de baixas frequências requer grandes quantidades de ar. Um cone grande e um ímã grande e eficiente tornam isso possível.

Conseqüentemente, como as sub-caixas de passagem de banda geralmente são grandes, elas são mais bem projetadas para reproduzir frequências mais baixas. E a experiência é particularmente notável para indivíduos que desejam obter uma resposta de frequência mais suave e profunda.

Os subwoofers de passagem de banda também podem oferecer a melhor eficiência . Para colher esse benefício, você deve estar preparado para usar gabinetes de passagem de banda menores, mesmo que dificilmente passem como frequências de banda larga.

Dado o impacto do tamanho nas caixas de subwoofer de passagem de banda, os gabinetes oferecem a opção de escolher se você deseja uma resposta de frequência mais profunda e suave ou mais eficiência.

5. Recursos de gabinete selado e portado


Como o woofer é montado em um gabinete de câmara dupla, a caixa ajuda a obter os benefícios das caixas convencionais.

As ondas sonoras extra estrondosas emergem principalmente do lado portado. Devido à qualidade do som que vem dentro de uma faixa de frequência estreita, o som estrondoso é consistente e agressivo, o que o torna melhor para hard rock, reggae, rap e muito mais.

Os recursos selados também aumentam a capacidade do sub para tornar o som preciso e limpo. No geral, as caixas de subwoofer de banda larga geralmente produzem sons mais altos em faixas de frequências específicas.

Contras da caixa do subwoofer passa-banda

A principal desvantagem das caixas de subwoofer passa-banda são:

  • A resistência ao movimento pode destruí-lo
  • Difícil de construir
  • Pode produzir som de baixa qualidade se mal ajustado
  • Pode mascarar distorções
  • Pode ser impraticavelmente grande

1. Resistência ao movimento


Embora as caixas de passagem de banda ajudem os subwoofers a controlar o movimento do cone de forma eficaz, a mesma tecnologia pode causar danos graves.

O subwoofer produz altos níveis de saída acústica sem forçar o cone a acelerar demais, o que diminui a probabilidade de encontrar limites de excursão.

No entanto, o cone está se movendo dentro da velocidade recomendada não significa que o motor do submarino parou de tentar aumentar a velocidade do cone.

O conjunto do motor é projetado para garantir que o cone se mova na velocidade mais alta possível. Portanto, quando o sub não está se movendo fisicamente tanto quanto o esperado, mas está produzindo os níveis de saída acústica necessários, o cone encontra muita resistência, o que pode ser incrivelmente difícil para o subwoofer.

O conflito entre a pressão do ar na caixa de passagem de banda e o conjunto do motor causa resistência ao movimento.

Essa força geralmente atinge as suspensões do subwoofer e os pontos de cola e, se você aplicar muita energia, pode destruir os drivers em pouco tempo.

Dessa forma, todos que usam a caixa de subwoofer passa banda devem entender como controlar a fonte de alimentação para prolongar a vida útil do subwoofer.

2. Difícil de construir


Dado o design intrincado das caixas de subwoofer de passagem de banda, o designer deve estar equipado com habilidades avançadas para construí-las.

As regras que regem a construção desses gabinetes não deixam margem para erros. Um pequeno erro, como uma construção descuidada ou um pequeno erro de cálculo de volume, pode transformar seu investimento em um gabinete ineficiente.



O acima é o design de uma caixa de subwoofer de passagem de banda de 6ª ordem. Como você pode ver, é bastante complexo.

Sem a porta ou portas de tamanho certo, a caixa não pode ajudá-lo. O desafio é que a integração desses respiradouros é difícil.

O woofer fica totalmente dentro da caixa, e o projetista deve fazer um painel de acesso hermético para manutenção que possa facilitar o trabalho em caso de falha do woofer.

Se não seguir as instruções do fabricante, o woofer pode ser danificado ou falhar. Portanto, o design das caixas de subwoofer passa-banda deve ser deixado para profissionais experientes.

3. Pode produzir som de má qualidade


A eficiência das caixas de subwoofer passa banda pode aumentar quando você ajusta os parâmetros do gabinete para uma largura de banda mais estreita.

Infelizmente, se você ajustar os parâmetros da caixa para larguras de banda mais amplas, a eficiência e a resposta transitória serão reduzidas.

Em outras palavras, os indivíduos que desejam obter uma extensão de baixa frequência de qualidade geralmente optam por ajustar seu parâmetro de gabinete para larguras de banda mais amplas, mas acabam sacrificando esse recurso crítico.

4. Distorção de mascaramento


Como o woofer está dentro da câmara interna, a caixa pode mascarar distorções.

A pior parte é que você pode nunca notar distorções que podem danificar o woofer. Embora essas caixas sejam conhecidas por serem incrivelmente duráveis, se você não tiver as habilidades para monitorar o movimento do cone e ouvir para identificar os principais sinais de distorção, a vida útil pode reduzir drasticamente.

Em outras palavras, com esta caixa, você precisa ter a capacidade de escolher a quantidade necessária de potência e definir os ganhos do amplificador adequadamente.

5. A caixa pode ser impraticavelmente grande


Como dissemos, o tamanho importa quando se trata de subwoofers. No entanto, independentemente do tamanho que você escolher, é mais provável que você perca algo valioso.



Por exemplo, se você escolher uma caixa de subwoofer de banda larga grande, você não obterá a melhor eficiência se estiver tentando passar muitas frequências baixas.

Mas você pode obter o resultado desejado se a caixa for muito maior. Então, você pode enfrentar o desafio de lidar com caixas impraticavelmente maiores.

Mas o uso de gabinetes pequenos não garante uma resposta de frequência suave nas frequências que eles passam.

Assim, algumas frequências de som serão mais altas que outras. Mas os gabinetes de passagem de banda menores são mais eficientes, e os maiores produzem uma resposta de frequência mais suave e profunda, mas têm desvantagens. Assim, você tem a opção de usar caixas maiores se quiser uma resposta de frequência profunda e suave, mas pode precisar de caixas muito grandes para obter a melhor experiência.


Conclusão


As caixas de subwoofer de passagem de banda são especialmente criadas para um boom máximo. Os designers montam cuidadosamente o woofer dentro do gabinete de câmara dupla e as ondas sonoras emergem do lado ou dos lados da porta.

O som agressivo é ótimo para hard rock, reggae e rap. Mas as caixas não são adequadas para alguns subwoofers. Por esse motivo, antes de tomar sua decisão de compra, considere esses prós e contras para poder escolher uma caixa de subwoofer de banda larga que melhor atenda às suas necessidades.