Esteja você lidando com seu aparelho de som doméstico ou um carro, amplificadores e subwoofers podem melhorar muito a qualidade do som e sua experiência adicionando mais potência e graves. No entanto, você pode se deparar com o problema comum, mas irritante, em que o amplificador tem energia e liga, mas o subwoofer não funciona.
Nesta aurícula, corrigiremos esse problema - seus alto-falantes ou sub pararam de funcionar, mas o amplificador tem energia.
Esse problema geralmente ocorre devido a vários motivos, incluindo volume definido incorretamente, problemas de fiação, fusível queimado, entradas ou cabeamento incorretos ou o próprio sub ou alto-falantes podem estar com defeito. O problema mais comum é a fiação. Se você suspeitar que está tendo um problema de fiação, confira este artigo sobre como conectar um subwoofer a um amplificador.
Caso contrário, continue lendo para obter mais correções.
O que devo verificar primeiro?
Se você ligou todos os dispositivos relevantes, mas ainda não consegue ouvir nenhum som pelo sub, qualquer um dos dispositivos em sua configuração pode ser o culpado. O subwoofer pode até explodir. Aqui está um guia rápido sobre como verificar se o seu subwoofer está queimado.
No entanto, comece verificando novamente se o amplificador tem energia. Se por acaso você descobrir que não foi alimentado, ligue-o.
No entanto, se o interruptor estiver ligado, mas as luzes de alimentação estiverem apagadas, o problema pode estar nos circuitos internos do amplificador. Além disso, verifique se o amplificador não entrou no modo de proteção.
Por outro lado, se você descobrir que o amplificador está ligado e o interruptor está ligado, e as luzes de sinalização estão acesas, o problema pode ser o subwoofer. Verifique se os cabos de alimentação do sub estão conectados ao soquete.
Se o botão liga/desliga estiver ligado e o subwoofer ainda não estiver funcionando, verifique se o botão liga/desliga do próprio subwoofer está LIGADO.
Se toda a fiação estiver correta e o subwoofer ainda não estiver produzindo som, continue lendo para obter soluções de problemas adicionais.
O subwoofer ainda não funciona, o que eu faço?
Para muitos amantes da música sem nenhuma experiência em solucionar problemas de subwoofer e amplificador, a primeira opção é chamar um técnico.
No entanto, se você já experimentou esses desafios antes, não há necessidade de entrar em pânico.
Na verdade, antes de chamar um técnico, existem várias correções de bricolage que você pode tentar dar vida ao seu aparelho de som.
Correções DIY para o subwoofer não funcionar, mas o amplificador tem potência
Alguns dos testes do Do It Yourself que você pode facilmente tentar corrigir esse problema foram discutidos abaixo:
1. Verifique o botão de volume, ganho e graves
Assim que você ligar o amplificador e o subwoofer, você deve verificar os botões de volume do amplificador e do subwoofer. Se eles estiverem baixos, você pode simplesmente aumentá-los.
O ganho nos permite combinar os níveis de graves produzidos pelo subwoofer com os alto-falantes principais e ajustar os níveis de saída. Isso significa que, embora seja diferente do controle de volume, ele tem um efeito semelhante.
Além disso, verifique o botão de graves, especialmente se você estiver trabalhando com um substituto, porque nem todos os botões de graves funcionarão com qualquer amplificador.
Esta deve ser a primeira coisa que vem à sua mente sempre que você tiver um problema semelhante.
Pode parecer bastante óbvio, mas você pode se surpreender com quantas vezes esse é o problema. Muitas pessoas esquecem do volume e pensam que sempre que o sub ou amplificador não está funcionando, então deve ser um problema muito maior.
Essa é a razão pela qual muitas pessoas esquecem de aumentar o volume e ainda acabam pensando que o problema que estão enfrentando pode ser muito maior do que uma simples correção.
Por outro lado, também há uma chance de que o subwoofer esteja no modo mudo. Verifique isso pressionando o mudo várias vezes para ativar o som do sub.
Depois de ativar o som do sub, aumente o volume e ouça se o sub produzir som. Além disso, o volume do amplificador pode estar muito baixo. Verifique se este é o caso e aumente o volume como fez com o subwoofer.
No entanto, se todas essas correções DIY não funcionarem, não entre em pânico. Prossiga para o próximo localizador de fatos e tente corrigir as entradas.
2. Verifique as entradas
As entradas são os próximos grandes culpados com maior probabilidade de causar perda de sinal em sua configuração de áudio.
Por exemplo, se o seu amplificador estiver funcionando corretamente, mas o subwoofer não puder produzir nenhum som, pode haver um problema com a entrada. Aqui está um guia sobre como conectar um sub a um amplificador.
Primeiro, verifique e assegure-se de que os cabos de entrada estejam bem conectados. Verifique também as unidades principais. Além disso, certifique-se de que os cabos soltos estejam fixados corretamente.
Se o cabo de entrada já estiver bem fixado, desconecte-o. Depois de removê-lo da unidade principal, inspecione-o quanto a quebras, cortes ou seções abertas. Depois de verificar se o cabo está em boas condições, conecte-o novamente.
Com o cabo de volta no lugar, ligue as unidades – tanto o amplificador quanto o subwoofer. Você deve então verificar se as entradas estão funcionando corretamente, ligando o sistema e tentando aumentar o volume novamente.
Se isso não resolver o problema, troque os cabos. No entanto, antes de trocar os cabos de entrada, você deve ter certeza de que eles são a causa do problema. Caso contrário, procure outras possíveis causas do problema, como fiação ruim.
3. Verifique a fiação
Além das entradas, a fiação defeituosa é outra coisa que fará com que os subwoofers falhem, mesmo que os amplificadores sejam alimentados.
Os tipos de fios conectados a um subwoofer são fios de alimentação e de alto-falante. Se o sistema estiver em seu carro, a fiação estará sob o painel e qualquer confusão que afete a fiação não permitirá que o subwoofer funcione. Portanto, se qualquer outra coisa falhar, verifique a fiação.
4. Verifique o fusível do subwoofer
Em alguns casos, o problema pode até ser o fusível do subwoofer. Normalmente, o fusível queima sempre que há uma oscilação de energia. Isso acontece para interromper o circuito e proteger o subwoofer de danos graves.
Como a fiação às vezes pode ser mais complicada, especialmente para as diferentes unidades de subwoofer, você pode contratar um técnico de som experiente para verificar o problema.
5. Verifique os palestrantes
O amplificador tem energia, mas o sub ainda não está funcionando? Mesmo depois de verificar todos os outros problemas, é a hora certa de verificar os alto-falantes.
É comum que os fios dos alto-falantes se soltem, especialmente quando o subwoofer superaquece. No entanto, os próprios alto-falantes também são bastante suscetíveis a danos.
Se os alto-falantes não funcionarem porque foram danificados, consertar os outros dispositivos ou até mesmo o sistema de fiação não resolverá o problema.
Se você suspeitar que seus alto-falantes estão danificados, o melhor é encontrar um substituto correspondente.
Comece verificando o nível de potência do alto-falante ou do subwoofer junto com outras classificações de alto-falante, como impedância.
Isso é importante porque você deseja substituir seus alto-falantes por novos com especificações semelhantes para atender aos requisitos do seu receiver doméstico.
Outras opções de solução de problemas
- Verifique se o sub está ativado nas configurações:selecione Configurações , em seguida, Alto-falante , seguido por Orador SP e confirme se o padrão de alto-falante termina em .1 Ou .2 . Se o padrão terminar em .0 , a legenda não funcionará.
- Verifique se a luz indicadora de LED do subwoofer no receptor A/V está acesa. Às vezes, o sinal do efeito de baixa frequência (LFE) não alcança o subwoofer, dependendo da fonte de áudio. O indicador LFE acende quando o sinal está presente. Observe que muitos canais de TV transmitem em áudio de 2 canais e podem não enviar esse sinal. A configuração do campo sonoro deve, portanto, ser ajustada para A.F.D. AUTO ou um campo sonoro diferente. Se você tiver um receptor sonny, um sinal LFE simulado pode ser enviado ao sub. O SW o indicador acende.
- Confirme se o cabo de alimentação do subwoofer está conectado corretamente a uma porta CA ativa. Lembre-se de que o subwoofer não ligará se a tomada CA estiver com defeito ou não estiver ativa. Se o cabo de alimentação estiver faltando ou o seu sub não tiver um, então o sub é passivo. Pode ser necessário adquirir um subwoofer ativo ou continuar com a solução de problemas.
- Se você tiver um subwoofer ativo, verifique e ajuste o volume na parte de trás para a posição central.
- Seu subwoofer pode ter um ajuste de frequência de corte. Se for o caso, gire-o para a posição máxima. Isso permitirá que ele passe todas as frequências baixas para o sub.
- Além disso, se o submarino tiver uma função de espera, verifique-a e desligue-a.
- Junte uma extremidade do cabo de entrada de áudio ao conector de entrada de áudio e bata suavemente no centro da extremidade oposta do cabo de áudio com o dedo. Certifique-se de que o subwoofer esteja devidamente ligado, ligado e o volume ajustado corretamente. Portanto, você deve ouvir algum som de pancada ao tocar na outra extremidade do cabo de áudio. Se o som não sair, o subwoofer pode estar com um problema de serviço e você pode precisar ligar para o seu técnico de áudio.
- Conecte a outra extremidade do cabo do subwoofer à porta de saída de áudio do amplificador. Isso geralmente está na parte de trás do receptor. Além disso, alguns modelos de amplificadores terão duas saídas capazes de conectar e acionar dois subs ao mesmo tempo.
- Se os alto-falantes estiverem definidos como grandes, nenhum som passará para o subwoofer quando você selecionar uma configuração de campo de som de música. Você pode solucionar isso verificando o menu do receptor A/V e certificando-se de que nenhum dos alto-falantes esteja definido como grande.
Subwoofer liga, mas sem som
E daí se meu subwoofer liga, mas não há som? Aqui está um processo rápido de solução de problemas:
- Certifique-se de que o amplificador esteja conectado e ligado
- Verifique a entrada do amplificador. Verifique se a entrada do amplificador está conectada à unidade principal e verifique os cabos RCA.
- Verifique a potência do seu amplificador, pois seu amplificador pode ligar mesmo sem receber a tensão de operação necessária. Neste caso, o amplificador estará ligado, mas o sub não produzirá nenhum som. Muitos amplificadores ligam em 6-10 volts, mas precisam de pelo menos 12 a 14 volts.
- Certifique-se de que o subwoofer não foi desativado ou o volume não está muito baixo
- Certifique-se de que as configurações do amplificador e o subwoofer estejam configurados corretamente. Por exemplo, certas configurações do subwoofer podem desativá-lo.
- Substitua o cabo de conexão do subwoofer.
- Verifique se o subwoofer está em curto-circuito. O curto-circuito é um dos problemas mais comuns do subwoofer. Isso normalmente ocorre devido a qualquer metal que faça com que qualquer terminal positivo e negativo entre em contato.
Para ganhar mais, confira nosso guia sobre como solucionar problemas de um amplificador que tem potência, mas não há som nos alto-falantes ou no subwoofer.
Conclusão
Quando seu amplificador está ligado, mas o subwoofer não consegue emitir nenhum som, sempre comece verificando o nível de volume. No entanto, se o volume não for o problema, verifique se as entradas estão conectadas corretamente.
Novamente, se as entradas não tiverem problemas, verifique a fiação seguida pelos alto-falantes. Você pode corrigir os problemas com procedimentos simples de bricolage para garantir que o subwoofer produza som e você possa desfrutar de música legal novamente.