Se você estiver verificando subwoofers, há dois fatores principais ou compensações a serem consideradas – produção de graves e qualidade do som.
O fato é que, na maioria dos casos, se um subwoofer puder produzir uma tremenda quantidade de graves, a qualidade do som não será ótima. É por isso que existem essencialmente dois tipos de subwoofers sendo comercializados hoje:
Os subwoofers SQ ou de qualidade de som são projetados para reproduzir com precisão o som com clareza e fidelidade na exposição de produzir uma saída de graves maciça. Os subwoofers SPL ou Sound Pressure Level são projetados para produzir graves estrondosos e estrondosos, mas à custa da qualidade do som em termos de precisão. Vamos entrar em mais detalhes. Qual é a diferença entre os subwoofers SQ (qualidade do som) e os subwoofers SPL (níveis de pressão sonora)? Qual é melhor? Qual você deve escolher como amante da música ou audiófilo?
Leia.
O que são subwoofers SPL?
SPL significa Nível de Pressão Sonora e é o nível de pressão de um som, medido em decibéis (dB). Basicamente, é uma medida de quão alto são seus alto-falantes e subwoofers. Os subwoofers SPL geram muita pressão sonora que produz uma tremenda quantidade de graves.
No entanto, isso é à custa da qualidade do som. Para saber mais, temos um artigo completo sobre subwoofers SQL, onde discutimos detalhes sobre o que é um subwoofer SQL, para que são usados e muito mais.
Determinar o nível de pressão sonora do seu sistema é vital para pessoas interessadas em produzir áudio potente e de alta frequência.
Se este é você, você precisa de alto-falantes e subs com a capacidade de mover o máximo de ar possível.
O que são subwoofers SQ?
SQ significa Qualidade de Som e trata-se de usar sistemas de áudio que criam o som perfeito.
Com isso, queremos dizer que esses subwoofers são excelentes para produzir som com clareza e fidelidade. Dessa forma, você poderá ouvir todas as frequências da música com clareza.
Para que os subs ou alto-falantes SQ forneçam graves precisos e precisos, eles devem ser capazes de eliminar frequências excessivas e garantir excelente precisão tonal e excelente encenação. Claro, este é o sonho de todo audiófilo apaixonado.
Invólucros Portados x Selados
A finalidade do SPL e SQ determina o tipo de gabinete adequado para cada um deles.
Os gabinetes também têm prós e contras exclusivos que eles acabam passando para o sistema de alto-falantes. O SPL usa gabinetes com portas e o SQ requer gabinetes selados. Existem muitas diferenças entre gabinetes com portas e selados.
SPL:gabinetes portados
Os gabinetes com portas são os melhores para configurações SPL e por boas razões. Como vimos, o nível de pressão sonora é mais uma questão de encher sua sala com graves do que criar o som perfeito.
Esses alto-falantes têm melhor desempenho em gabinetes com portas (também conhecidos como gabinetes de reflexo de graves), pois são projetados para produzir um som estrondoso.
Os gabinetes com portas têm uma ou mais portas que permitem o fluxo livre de ar, o que leva a uma maior saída. Esses gabinetes permitem que a resposta de graves mais baixos seja lançada em não menos que 24Db/oitava.
Como as ondas sonoras frontais e as ondas sonoras traseiras se acoplam, os alto-falantes SPL aumentam significativamente a saída em torno da frequência de sintonia. Esta é uma boa notícia para aqueles que recorreram ao SPL para obter mais graves. Essa é a razão pela qual eles são usados principalmente em gêneros de rap e hip hop.
Pontos-chave Por que os gabinetes portados são melhores para SPL
- Reduzir a distorção
- Criar alta pressão sonora
- O ar que flui livremente cria o efeito sonoro desejado
Pontos-chave Por que os gabinetes portados são menos favoráveis para SPL
- Mais difícil de projetar
- São grandes
- Pode causar baixa qualidade geral de som
SQ:Invólucros selados
Os gabinetes selados são os melhores para todos os tipos de equipamentos de áudio SQ. SQ é mais sobre criar o som perfeito do que encher a sala com som.
Isso torna os gabinetes selados, também conhecidos como gabinetes de suspensão acústica, os mais adequados.
O ar dentro desses compartimentos ajuda a controlar o movimento do cone. Como os gabinetes não possuem saídas de ventilação, sua resposta de graves mais baixa sai em 12dB/oitava.
Quando construídos adequadamente, os gabinetes selados produzem um som altamente preciso. Eles podem ter uma resposta de graves suave e um som contundente. Ao contrário dos gabinetes com portas, eles geralmente são pequenos em tamanho. Grandes gabinetes selados podem se comportar e soar como um defletor infinito.
Pontos-chave Por que os gabinetes selados são melhores para SQ
- Menor
- Qualidade de som precisa
- Excelente resposta transitória
Pontos-chave Por que os gabinetes selados não são os melhores para SQ
- O ar selado restringe um movimento, limitando a frequência
Embora esses dois tipos de gabinetes tenham alguns contras, eles servem ao seu propósito. As caixas portadas são as melhores na criação de graves altos e estrondosos, que a maioria dos amantes de SPL procura.
Os gabinetes selados ajudam os alto-falantes SQ a criar graves altos e tocar com nitidez, que é o objetivo dos usuários.
Como posso medir SPL e SQ, e por que isso importa?
A capacidade de medir se qualquer sistema de áudio atende aos seus requisitos é essencial. Ele permite que você avalie o desempenho objetivamente e tome a melhor ação.
No entanto, para alguns audiófilos, há muito mais do que obter feedback objetivo. Talvez seja por isso que você precisa saber qual desses atende melhor às suas necessidades exclusivas.
Medição SPL
Você pode usar um medidor de nível de pressão sonora para medir o SPL em decibéis (dB). Isso significa que o SPL é objetivo e você pode determinar com precisão se seus alto-falantes estão empurrando a quantidade necessária de ar e criando pressão suficiente.
Assim, você pode verificar se atingiu seu objetivo.
Medição SQ
Muitas pessoas estão trabalhando duro para criar o som perfeito. No entanto, eles podem não atingir esse objetivo, pois a qualidade do som é subjetiva.
Você não tem uma maneira científica comprovada de verificar se está obtendo precisão tonal e encenação de som adequada e equilibrada.
Lembre-se, muitos fatores podem afetar a qualidade do som. Aqui estão alguns que afetam especificamente a encenação de som:
Colocação do alto-falante
Como o SQ é subjetivo, você deve confiar em seu julgamento para determinar se a encenação de som é adequada.
Se o posicionamento incorreto criar som artificial, é provável que você assuma erroneamente que seu sistema SQ é ineficaz. Por exemplo, colocar o subwoofer atrás do sofá pode melhorar os graves, mas colocar o subwoofer embaixo do sofá não.
Você pode resolver isso adicionando outros alto-falantes SQ. Os audiófilos apaixonados farão mais do que isso e garantirão que seus alto-falantes estejam posicionados para fornecer um desempenho ideal.
No entanto, os iniciantes que confiam em qualquer dispositivo para determinar como melhorar a qualidade do som são altamente propensos a tomar a decisão errada.
Acústica Interior
O interior de uma sala também pode influenciar sua encenação de som. Diferentes superfícies têm respostas variadas às ondas sonoras. Por exemplo, paredes de vidro refletem o som, fazendo com que ele salte e afete negativamente a qualidade do som. Outras superfícies, como estofados, absorvem as ondas sonoras.
Portanto, se você estiver usando o estágio de som como um dos parâmetros para determinar a eficiência do alto-falante SQ, também poderá errar.
Então, entre os sistemas SPL e SQ, qual deles é perfeito? A partir da explicação acima, o SPL pode ajudá-lo a preencher sua sala com graves às custas de clareza e fidelidade.
Ao mesmo tempo, o SQ promete fornecer um som perfeito, mas não fornece um método objetivo de avaliar sua eficiência. Então, não podemos falar de perfeição aqui.
Subwoofers SQ e SPL; qual é melhor em sistemas de áudio automotivo?
Os sistemas de áudio automotivo SPL são baseados no que é conhecido como "Burp-Box", que é uma caixa de subwoofer projetada para atingir a classificação máxima possível em dB, mas geralmente soa terrível para a música! Eles são feitos para produzir uma frequência “Burp” que varia de 50 a 80 Hz na maioria das circunstâncias,
Os sistemas de áudio automotivo SQ são projetados para fornecer um som balanceado sem serem muito agudos ou graves, e normalmente levam muito mais tempo para serem configurados para que tudo soe exatamente certo! As caixas SQ Sub-Woofer são normalmente afinadas mais baixas do que "Burp-Boxes", sacrificando a saída SPL total, mas isso não é necessário aqui porque não tocamos em tocar uma frequência "Burps".
Encerramento
Se você quiser escolher um equipamento de áudio SQ ou SPL, lembre-se de que nenhum deles é melhor que o outro. É realmente uma questão de preferência.
Esses termos são de alguma forma controversos na indústria da música hoje, mas entender como eles diferem pode significar todo um mundo de diferença.
No entanto, entender como aproveitar os pequenos detalhes pode significar uma diferença significativa. A escolha, em última análise, se resume à sua preferência.