>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como se livrar do ruído da porta do subwoofer


O ruído da porta do subwoofer é um problema irritante que tende a aparecer em sistemas de áudio. A boa notícia é que existem muitas maneiras de corrigir o problema.

Normalmente, você pode determinar a causa raiz com um processo rápido de solução de problemas. Leia abaixo para mais detalhes.

O que é o ruído da porta do subwoofer e o que o causa?


O ruído da porta do subwoofer também é conhecido como chuffing. Isso acontece quando um submarino está tentando empurrar mais ar para fora da porta do que a porta pode suportar. Em outras palavras, a porta é muito pequena para a grande quantidade de produção de graves e, portanto, o ar não é transferido suavemente, causando ruído.

Existem algumas maneiras de corrigir o ruído da porta do subwoofer:
  1. Reduza o volume do subwoofer e mude o posicionamento
  2. Aumente o diâmetro da porta ou o comprimento da porta
  3. Flar a porta
  4. Ajuste a porta
  5. Adicionar preenchimento múltiplo

Nós entramos neles com mais detalhes abaixo. Primeiro, vamos entender mais sobre chuffing.

Quando ocorre o ruído da porta do subwoofer?


Muitos audiófilos lhe dirão algo extravagante como o ruído da porta do subwoofer é 'som criado pelo tubo da porta durante os períodos de alta excursão de um driver de graves' . Eles também podem dizer que o ruído de chuffing é ouvido quando o subwoofer produz graves graves em torno de 30 HZ.



Tudo o que eles querem dizer com isso é que o chuffing é criado por grandes movimentos de ar dentro de uma porta de alto-falante. À medida que o ar jorra contra a porta, ocorre ruído. É por isso que o chauffing geralmente ocorre em subwoofers SPL.

Isso normalmente ocorre na extremidade inferior do espectro de frequência audível, de 20 a 30 Hz ou mais.

O ruído da porta do subwoofer é um problema importante?


O ruído da porta do subwoofer pode ocorrer em uma ampla variedade de subwoofers. Além disso, isso pode acontecer em qualquer sistema de alto-falantes, não apenas em subwoofers.

Na maioria dos casos, soa como um barulho estranho de peido. A maioria das pessoas dirá que é um problema comum e isso é verdade. No entanto, o maior problema realmente é a facilidade com que o chauffing do subwoofer ocorre em seu sistema. Se um subwoofer está chauffing facilmente, pode ser difícil de gerenciar e consertar.

Como corrigir o ruído da porta de chauffing do subwoofer


Uma vez que o chuffing é criado por grandes movimentos de ar dentro de uma porta de alto-falante, a solução óbvia é alterar a velocidade na qual o ar está se movendo pela porta, bem como o volume de ar se movendo.

Isso pode ser feito de algumas maneiras. A opção que você escolher deve ser dependendo de suas circunstâncias.

1. Volume e posicionamento do subwoofer


Em primeiro lugar, se você estiver usando seu subwoofer além de seus limites, isso pode facilmente causar ruído na porta. Certifique-se de que seu subwoofer esteja operando dentro dos limites prescritos do dispositivo.

Outra solução rápida é aproximar o subwoofer da parede, colocar o subwoofer atrás do sofá ou até mesmo colocar o subwoofer de frente para a parede para que você possa diminuir o volume e obter uma sonoridade maior aproveitando a interferência de limite para reforço de graves.

2. Aumente o diâmetro da porta


Aumentar o diâmetro da porta é uma das maneiras mais fáceis de corrigir o ruído da porta do subwoofer. No entanto, fazer isso requer uma mudança no comprimento também. Quanto mais área de porta você tiver, mais tempo as portas precisam ser para continuar ajustando as mesmas.



Claro, isso só faz sentido para você se a porta do seu subwoofer for muito pequena. Como saber se é muito pequeno?

Bem, uma boa regra para o diâmetro da sua porta é que ela deve ser pelo menos 40% do diâmetro do woofer. Esta é a melhor maneira de garantir que a porta funcionará bem em volumes altos e frequências muito baixas sem ruídos.

Vamos dar um exemplo. Se o diâmetro do woofer for de 8 polegadas, o diâmetro da porta deve ser de 3 polegadas. Se o diâmetro do woofer for de 12 polegadas, o diâmetro da porta deve ser de 4 polegadas. Se o diâmetro do woofer for de 15 polegadas, o diâmetro da porta deve ser de 6 polegadas. Segue o cálculo simples:

Diâmetro da porta =Diâmetro do woofer * 0,4

Depois de aumentar o diâmetro da porta, use nossa calculadora de comprimento da porta do subwoofer para determinar o comprimento correto da porta para continuar sintonizando o mesmo.

3. Aumentar o comprimento do porto


Às vezes, a própria porta real pode ser muito curta. O resultado é que o ar não é efetivamente forçado para fora do diâmetro, especialmente se o design da sua caixa for uma caixa ventilada por ranhura.

Como você sabe quanto tempo seu animal de estimação deve ser? Bem, você pode usar nossa calculadora de comprimento de porta do subwoofer para determinar o comprimento correto para sua porta.

Depois de determinar o comprimento correto da porta, você pode usar um pedaço de MDF para estender o comprimento da porta atual. Por outro lado, se sua caixa usa um design de porta de PVC aero, você pode simplesmente substituir a porta atual por uma mais longa.

4. Queime o Porto


Alargar uma porta significa simplesmente suavizar as bordas da porta, criando uma forma mais curva.



Isso altera a velocidade de porções da massa de ar que passam pela porta o suficiente para reduzir o chuffing a um nível razoável. Em outras palavras, faz com que o ar passe pela porta mais suavemente.

Pense em alargar uma linha de bombordo agrupando vários comprimentos de uma mangueira de água. A água que passa pelas extremidades de uma mangueira virá a uma velocidade diferente, dependendo do comprimento da casa e de como a extremidade é moldada.

Veja como você pode fazer a queima de sua porta:

Como incendiar aeroportos: Coloque-o em uma tigela de metal e use uma pistola de calor enquanto o torce até que o plástico na parte inferior se transfira para uma forma alargada.

Como alargar caixas portadas: Basta adicionar alguns ângulos de 90 graus em todos os quatro cantos das caixas para suavizar o fluxo de ar. Você pode usar um alicate para algo semelhante para fazer isso.

5. Sintonize a porta


Em geral, o ruído da porta fica mais alto quando você fica abaixo do ajuste da porta real. Por exemplo, a caixa pode soar muito bem e bater até você chegar a frequências mais baixas em torno de 30hz.

Em torno deste ponto, você pode obter muito ruído se estiver abaixo da frequência de sintonia.



No entanto, o ajuste de porta é mais do que apenas frequência. O ajuste da porta é baseado na relação entre a área da porta (diâmetro da porta), comprimento da porta e volume da caixa. No entanto, todas essas coisas ajudam a determinar a frequência de sintonia específica.

Por exemplo, se você tornar a porta mais longa, diminuir a área da porta ou aumentar o volume da caixa, a porta ficará mais baixa. A frequência de sintonia é importante porque, em torno da frequência de sintonia, toda a saída sai pela porta. Claro, você quer que o ar flua o mais facilmente possível para reduzir o ruído.

Como você sabe qual deve ser sua frequência de sintonia atual? Existem muitas calculadoras de ajuste de subwoofer que você pode usar para ajustar sua caixa de subwoofer. Use um para determinar qual deve ser a frequência de sintonia e sintonize seu sub nessa frequência.

Se você fez o seguinte e ainda percebe um ruído alto na porta, terá que fazer uma nova caixa que tenha um volume interno maior e um design de porta mais bem estruturado.

6. Adicionar polyfill


Encher a caixa do subwoofer com polyfill é um truque que usamos para fazer o subwoofer funcionar como se estivesse dentro de uma caixa maior. Em outras palavras, fará com que o sistema funcione como um gabinete selado.



Isso ocorre porque um pequeno volume interno às vezes pode ser a principal causa do ruído da porta do subwoofer. Encher a caixa com polyfill adiciona área extra dentro da caixa e diminui o movimento do ar. Você pode obter polyfill em lojas de bricolage ou extraí-lo de um travesseiro antigo.

Agora, lembre-se de que, como o enchimento diminuirá a velocidade do ar, enquanto também ajudará na ressonância do gabinete, também reduzirá a saída. Você não deve adicionar muito ou pouco preenchimento de poli. Se você precisar saber mais, leia nosso artigo sobre quanto polyfill você precisa para o seu subwoofer selado. Como tal, fazer com que a caixa funcione como um gabinete selado também pode causar problemas, portanto, use isso como último recurso.

Compreendendo o volume da caixa e a área do porto


Existe uma relação direta entre o tamanho da porta do subwoofer (diâmetro e comprimento), bem como o volume da caixa do subwoofer e a frequência de sintonia geral ou ressonância da caixa do subwoofer.

É importante que você entenda que, se você ajustar qualquer um desses fatores, precisará ajustar outros para compensar.

Por exemplo, se você dobrar o volume da caixa, também precisará dobrar a porta. Você pode adicionar uma segunda porta à caixa, por exemplo. Para obter a mesma frequência, a porta precisa ser mais larga e mais longa.


Adicionar um arquivador de passagem baixa corrige o ruído da porta do subwoofer?


Por alguma razão, muitas pessoas parecem acreditar que adicionar um filtro de passagem baixa de alguma forma reduzirá o ruído da porta.

Talvez seja porque adicionar um filtro passa-baixo pode eliminar o ruído da porta, mas também eliminará sua produção de graves.

Isso ocorre porque são as baixas frequências que causam o ruído da porta em primeiro lugar, não as altas frequências. como tal, filtrar as baixas frequências simplesmente filtrará toda a sua produção de graves, matando efetivamente o subwoofer.

Um porto redondo é melhor que um porto quadrado?


Portas de slots perfeitamente feitas sempre serão preferíveis às portas redondas. As portas redondas têm uma área de superfície interna menor por unidade de volume, o que significa que você deve obter melhor eficiência devido ao menor atrito do ar.

Quanto Polyfill eu preciso para a caixa do subwoofer?


Depende da medida do gabinete. Se o tamanho do gabinete for inferior a 2,5 – 3,0 pés cúbicos, não deve ser usado mais de meio quilo e meio de polyfill por pé cúbico.

Na verdade, encher uma caixa com polyfill faz com que pareça mais proeminente, o que se relaciona com a termodinâmica. Adicionar polyfill a um gabinete altera o comportamento da mola pneumática no gabinete de “adiabático” para “isotérmico”. Um processo isotérmico ocorre uma vez que o polyfill foi adicionado.

Conclusão


O ruído da porta do subwoofer é simplesmente devido ao ar turbulento que sai da porta do subwoofer. O ruído da porta pode ser causado por uma ampla variedade de fatores, incluindo muito volume ou design ruim da caixa secundária.

Na verdade, se o seu submarino estiver muito quente e ultrapassando seus limites, essa também pode ser a causa.