Existem muitas ideias por aí sobre as melhores opções de posicionamento do subwoofer. Uma das perguntas comuns que as pessoas fazem é:meu subwoofer deve ficar voltado para a parede? Neste artigo, discutimos se é ou não uma boa ideia colocar o subwoofer voltado para a parede.
Primeiro, aqui está a resposta curta:
Seu subwoofer deve ficar voltado para a parede? Na maioria dos casos, não recomendamos porque isso causará muita reflexão de graves na sala, o que pode afetar a qualidade dos graves. Por outro lado, direcionar o sub para a parede pode ter certos benefícios, como atenuar a distorção harmônica e melhorar a qualidade dos graves do ganho de limite, dependendo de como o sub está configurado. Além disso, se você tiver um submarino que atira para baixo, não importa se ele está voltado para a parede ou não. Abaixo, mergulhamos em um guia detalhado sobre os prós e contras de apontar seu subwoofer para a parede.
Razões pelas quais você não deve apontar o subwoofer para a parede
Colocar o subwoofer na parede pode causar vários problemas. Abaixo estão os principais contras de apontar o subwoofer para a parede:
1. Reflexões de graves causam interferência (interferência no limite do alto-falante da reverberação)
Mesmo que as ondas graves sejam omnidirecionais (o que significa que elas irradiam em todas as direções), se você apontar o subwoofer para a parede, as ondas graves serão direcionadas para a parede e, em seguida, ricocheteando em direções diferentes.
As ondas se cruzarão quando voltarem e resultarão em tons baixos turvos e ásperos e sons estrondosos estranhos. Em outras palavras, reflexões de graves causarão interferência. Esse fenômeno é chamado de interferência no limite do alto-falante ou SBIR.
Para explicar melhor, considere o posicionamento do subwoofer com porta. É pela mesma razão que normalmente recomendamos que esses submarinos não sejam colocados muito próximos às paredes.
Em geral, recomendamos que os subwoofers com portas sejam colocados a uma distância de 1-2x o diâmetro da porta de uma parede.
Por exemplo, se o seu subwoofer tiver uma porta de 8”, ele deve ser colocado a 8-16” de distância de uma parede.
Algumas pessoas optaram por conectar a porta com algo, como meias ou bolas de softball. Obviamente, não recomendamos isso porque, embora reduza a quantidade de reverberação, certamente afetará a qualidade do seu baixo.
Portanto, esta é a principal razão pela qual geralmente não é recomendado que você coloque o subwoofer contra a parede.
Posso prever reflexões de graves?
Em teoria, você pode prever reflexões de graves, mas na prática, é muito difícil prever onde e como as ondas de graves serão refletidas.
Posso evitar reflexões de graves?
Embora seja muito difícil prever com precisão e evitar reflexos de graves, existem etapas que você pode seguir para reduzi-lo.
A maneira mais fácil de preencher os mergulhos relacionados aos reflexos é colocar o submarino próximo à parede.
Dessa forma, você pode acabar com frequências mais altas que podem até estar fora da largura de banda dos graves.
Em outras palavras, colocar o subwoofer mais próximo da parede aumentará as frequências refletidas e, portanto, as tornará mais facilmente tratáveis com tratamentos de absorção, como painéis acústicos ou armadilhas de graves. Isso pode ajudar a diminuir a distorção.
Por outro lado, algumas pessoas evitam completamente os reflexos de graves, apontando o subwoofer para a perna mais longa da sala.
2. Problemas de subwoofer fora de fase
Se você estiver tendo problemas com reflexões de graves, provavelmente terá problemas com a fase em volumes mais altos.
Isso ocorre porque, à medida que as ondas sonoras retornam ao subwoofer, essas reflexões farão com que o cone do sub vibre e o tire da fase.
Isso pode causar problemas de som estrondoso e outras formas de coloração de som que podem danificar o submarino com o tempo. [saiba mais sobre como saber se o seu subwoofer está fora de fase e como definir a fase do seu subwoofer].
3. Baixo viajando pelas paredes
As ondas sonoras graves podem viajar facilmente através das paredes. Isso ocorre porque as ondas são bastante grandes. Na verdade, quanto mais baixo o baixo, maiores as ondas.
Essas ondas podem atravessar paredes e entrar em outra sala com bastante facilidade. Eles também podem criar paredes de ressonância, o que facilita ainda mais a passagem de graves.
Agora imagine se todo esse baixo pesado está sendo carregado pelas paredes para a sala adjacente. Isso certamente interferirá na paz de seus vizinhos se você morar em um apartamento.
Por esse motivo, você pode optar por insonorizar sua sala de home theater e especificamente à prova de som de suas paredes de home theater. No entanto, isso pode apenas amortecer as ondas sonoras e reduzir a força geral dos graves na sala.
Por que seu subwoofer deve ficar voltado para a parede?
Se você decidir direcionar o subwoofer para a parede, precisará aproveitar o fato de que as ondas graves são omnidirecionais. Isso significa que as ondas graves viajam em todas as direções.
Aqui estão algumas razões para apontar o subwoofer para a parede:
1. Suavização de graves na região de crossover
Os graves podem ser bastante turvos na região de cruzamento e nas regiões superiores. Colocar o sub na direção da parede é uma boa maneira de suavizar os graves na região de crossover e na faixa de graves superior (maior que, digamos, 70Hz).
Além disso, se você tiver vários subwoofers, ter seu sub de frente para a parede permitirá maior integração na região de crossover e, mais importante, torná-lo menos localizável.
Por localizável, queremos dizer sua capacidade de detectar de onde vem a base. Quando um sistema não está bem integrado, você pode localizar facilmente o submarino ouvindo.
2. Benefícios da interferência no limite do alto-falante (SBIR)
Na verdade, existem alguns benefícios em ter seu submarino voltado para as paredes e os reflexos resultantes.
Crédito da imagem/animação:Arqen.comLembre-se, as ondas graves do subwoofer irradiam esférica ou omnidirecional. Se você colocar o submarino em direção à parede, muitas das ondas graves empurrarão as frequências refletidas mais altas do que o normal.
Isso facilitará o tratamento dessas ondas graves com materiais de tratamento de absorção, como painéis acústicos e armadilhas de graves. Por exemplo, um pico de 250 hz é muito mais fácil de tratar com painéis de absorção e armadilhas de graves do que um pico de 30 hz.
O benefício de fazer isso é evitar muitos cancelamentos de limite de graves refletidos que atrapalham sua resposta de frequência.
Quanto mais próximo o motorista estiver da parede, maior será a frequência do cancelamento. De fato, se o sub estiver perto o suficiente da parede, os cancelamentos ocorrerão acima das frequências de operação do subwoofer e se tornarão menos preocupantes.
Lembre-se de que os graves refletidos geralmente causam cancelamentos e quedas na resposta de frequência, o que afeta sua subcapacidade de produzir graves suaves.
3. Aumentando as ondas graves
Como apontar o subwoofer para as paredes pode melhorar ou fortalecer as ondas graves? Não causará apenas reflexões e cancelamentos?
Bem, depende de quão perto seu submarino está da parede.
Em primeiro lugar, você precisará determinar a que distância da parede está um comprimento de onda.
Depois de determinar que, se você tiver o cuidado de colocar o sub a 1/2 comprimento de onda de uma parede, na frequência que corresponde a esse comprimento de onda, os graves serão reforçados significativamente.
No entanto, a principal desvantagem disso é que, se essa frequência específica for lamacenta ou barulhenta, não soará muito grande.
Além disso, se você cometer um erro e colocar o sub a 1/4 de comprimento de onda da parede, os graves serão cancelados significativamente, em até 15dB.
A solução rápida para isso é garantir que você coloque o comprimento de onda sub 1/2 (de sua frequência mais baixa) das paredes.
Aqui como você calcula o quanto um comprimento de onda é baseado na frequência:
v =fλ, onde v é a velocidade do
som (340 m/s) , f é sua
frequência , e λ é seu
comprimento de onda .
Neste caso, digamos que estamos trabalhando com uma frequência de 41Hz (low E). O cálculo fica:
λ =v
=340ms / 41f
=8,29 m (27,20 pés)
Então meio comprimento de onda é
Neste caso, se estiver trabalhando com 41Hz, deve-se colocar o sub a 4,14m ou 13,6 pés da parede.
4. Carregamento de canto para melhorar a sonoridade secundária
Digamos que você tenha um pequeno submarino em uma sala grande. Como o pequeno submarino pressurizará ar suficiente para encher a sala?
Uma solução fácil é apontar o submarino para a parede.
Fazer isso tornará o subwoofer mais eficiente porque haverá menos espaço para o ar se mover na frente do subwoofer voltado para o canto.
Nesse caso, ele pressurizará o ar muito mais do que quando estiver de frente para o ar livre. Mais pressão significa que as ondas sonoras terão maior energia e, portanto, soarão mais alto para você. Isso é conhecido como carregamento de canto.
Na realidade, é realmente uma situação em que o sub é o sub criando harmônicos que enfatizam certas faixas de frequência.
Claro, há uma desvantagem para isso também. Se o submarino já for grande e poderoso, o carregamento nos cantos fará com que o submarino soe estrondoso. Na verdade, quando você aumenta o volume, isso pode piorar os reflexos do som.
5. Qualidade de graves aprimorada
depois de apontar seu sub para o canto ou parede, você pode notar que o baixo soa mais apertado e menos localizável. O truque de usar um canto para reforçar frequências muito baixas.
6. Qts e Fs aprimorados
Qts e Fs referem-se ao Fator Q Total (Qts) e Frequência de Ressonância (Fs) de um subwoofer. A frequência de ressonância (Fs) refere-se à ressonância do sistema em um ambiente de ar livre e é um guia sobre como o submarino atingirá - mais baixo ou mais alto.
Mais importante, o Total Q-Factor (Qts) determina a força do motor e em que tipo de gabinete um alto-falante deve estar.
Agora tenha em mente que os subwoofers funcionam pressurizando o ar na sala. Quando o cone do subwoofer está perto da parede, digamos, dentro de uma polegada ou duas, ele pressurizará muito mais o ar. Isso aumentará ligeiramente os Qts e diminuirá ligeiramente os Fs.
Esses parâmetros trabalhando juntos aumentarão um pouco a extremidade muito baixa em relação ao resto do espectro de frequência.
Somos capazes de obter seus benefícios sem ter que usar um subwoofer de disparo descendente, o que geralmente leva ao atraso do cone depois de um tempo.
Lembre-se, os subwoofers down-firing são construídos com a porta de reflexão voltada para baixo no chão. Se você estiver usando esse sub, as ondas graves são enviadas diretamente para o chão e não diretamente para a parede.
Fazer isso maximizou os benefícios do ganho do país, dependendo de você apontar o submarino para um piso de concreto ou carpete.
Para onde seu subwoofer deve ficar?
A maioria das pessoas colocará o subwoofer de frente para a sala de audição. Se você optar por enfrentar o submarino em direção à parede, pode haver benefícios em fazê-lo, mas você também precisa entender os riscos.
Vamos ver o que você deve fazer:
Para obter os melhores resultados em circunstâncias normais, você deve colocar o subwoofer voltado para a sala de audição.
Dessa forma, você minimiza a reflexão do som. Esta é a mesma razão pela qual colocamos as portas de subwoofer afastadas da parede.
No entanto, se você estiver usando um submarino pequeno em uma sala grande e quiser tirar proveito do ganho de limite, tente direcionar o submarino para a parede.
Onde você pode colocar um subwoofer em seu home theater?
Coloque seu subwoofer em qualquer lugar que soe melhor
Muitas pessoas adorariam ter um alto grau de flexibilidade ao colocar sua sub. O fato é que considerando os muitos fatores que entram na colocação, a melhor opção é escolher lugares diferentes e testar o submarino. Considere o seguinte:
- Mova seu sofá de audição para longe de sua posição sentada normal
- Coloque o subwoofer na posição original do sofá
- Solte-se com algum conteúdo de baixa frequência
- Ande e rabisque pela sala de audição para o timbre e a textura das notas
- Se você identificar várias opções, escolha a grande vencedora como a nova posição de escuta
Coloque em qualquer lugar na frente
Se você não tem o tipo de flexibilidade que descrevemos acima, você pode optar com prazer pela “Regra dos terços”.
Isso significa que você mede sua sala a partir da parede e coloca seu subwoofer a um terço do caminho para dentro.
Ao fazer isso, você reduz efetivamente as ondas estacionárias e os nulos. Portanto, com este guia, você pode aumentar significativamente o ponto ideal sem nenhuma dificuldade.
Posso colocar meu subwoofer em um canto?
Muitas pessoas colocam seus subwoofers nos cantos para obter mais graves. No entanto, como dissemos, isso não garante a melhor saída de graves.
Mas se você tiver uma solução melhor, poderá fazer algumas coisas e colocar o subwoofer em uma interseção.
Aqui estão as melhores maneiras de mitigar os riscos associados a colocar seu subwoofer em um canto:
- Encher a porta: Se estiver usando um subwoofer com porta traseira, você pode usar meias enroladas, bolas de borracha e bolas de tênis. Dessa forma, você reduzirá sua interação com as duas paredes, mas observe que isso diminuirá a qualidade e a força do seu baixo.
- Mova o subwoofer do canto: Como regra geral, a distância entre um subwoofer e a parede deve ser de pelo menos 6 e 12 polegadas. Mova-o da parede até chegar ao ponto ideal. Obviamente, seu objetivo deve ser colocar o subwoofer voltado para a posição de audição.
Posso colocar meu subwoofer sob um treinador?
Em vez de colocar o subwoofer de frente para a parede, você pode colocá-lo embaixo de um sofá. Essa não é a melhor opção e geralmente não recomendamos que você coloque o subwoofer embaixo do sofá, mas oferece mais valor.
Se você tiver um pequeno alto-falante satélite que depende do sub para 120Hz e mais frequências, pode haver um buraco no som se você usar isso.
Posso colocar meu subwoofer dentro de um gabinete?
Não recomendamos esta opção. No entanto, entendemos que algumas circunstâncias em seu home theater podem exigir soluções extraordinárias.
Mesmo que você obtenha a melhor qualidade de som, as baixas frequências não direcionais serão sufocadas devido à falta de espaço adequado para respirar.
A boa notícia é que você pode mitigar os problemas deixando a porta do armário aberta.
Posso colocar meu subwoofer I lado da Muralha?
Devido ao surgimento de instaladores personalizados, essa opção está se tornando cada vez mais popular a cada dia.
Você pode usá-lo se estiver certo, consertando drywall e tiver bons vizinhos que não se irritam rapidamente.
Além disso, você deve instalar profissionalmente os subwoofers com caixas especiais projetadas para segurar o gabinete e isolá-lo do resto da sala. Além disso, você deve ter amplificação externa e crossovers.
No geral, é caro, mas oferece um valor melhor do que colocar seu submarino de frente para as paredes.
O Princípio Dourado:Trabalhe com a Parede
Algumas pessoas gastam muito tempo ajustando várias configurações do sistema para obter um som de qualidade de seus subwoofers.
Esta é uma ótima maneira de criar a experiência desejada, mas não pode funcionar se você ignorar o princípio dourado – trabalhe com a parede, não contra ela.
Isso significa que você deve estar pronto para ajustar sua sala para que a parede não afete a qualidade do som.
Algumas das melhores maneiras de conseguir isso são colocando algum tratamento acústico nas paredes e cantos. Você pode tentar usar dispositivos de absorção de som criados para essa finalidade específica ou armadilhas de graves. Você também pode colocar um móvel nos cantos da sala para remover a bagunça acústica.
A ideia geral aqui é que você não pode colocar o subwoofer voltado para as paredes e forçá-lo a fornecer a melhor qualidade de som. Vale a pena ser flexível e melhorar o quarto.
A que distância um subwoofer deve estar da parede?
Subwoofers de alta qualidade foram observados para soar melhor quando puxados pelo menos 8 a 12 polegadas de qualquer parede. No entanto, se o seu subwoofer tiver portas, tente afastá-lo o mais possível da parede. Um bom padrão é cerca de 6” de uma parede ou canto, ou mais, se possível.
Os subwoofers também funcionam melhor na metade frontal de qualquer área de audição. Eles também devem ser posicionados mais próximos dos alto-falantes do canal frontal para diminuir os atrasos de tempo e o cancelamento de fase.
Se o seu subwoofer tiver um design com portas, ele terá um pequeno orifício na parte de trás para permitir que o ar flua. Idealmente, seu subwoofer deve ser colocado a uma distância de 1-2x o diâmetro da porta de uma parede. Por exemplo, se o seu subwoofer tiver uma porta de 6”, ele deve ser colocado a 6-12” de distância de uma parede.
Importa onde você posiciona um subwoofer?
A opinião da maioria dos entusiastas de áudio é que você coloque o subwoofer em um canto. Esta colocação reforça muito a reprodução de graves. No entanto, em algumas salas, você pode obter muito reforço do seu baixo no canto, o que às vezes pode levar à distorção.
Os subwoofers precisam ficar voltados para a frente?
De um modo geral, um subwoofer deve sempre ser posicionado de forma a garantir que o woofer esteja voltado para a área de audição principal. Um subwoofer de disparo frontal precisa estar voltado para a sala.
Para onde meu subwoofer deve ficar?
Normalmente, você posiciona um subwoofer ao longo da parede frontal da sala. Mover todos os sons graves para o subwoofer permite que seus alto-falantes frontais se concentrem nas frequências de médio e alto alcance.
Qual é o melhor lugar para posicionar um subwoofer?
Tente manter o sub a 4 ou 5 pés dos alto-falantes frontais esquerdo ou direito. O que leva ao meu próximo conselho, não coloque o subwoofer em um canto.
Concedido, há vantagens significativas na colocação de cantos, principalmente que em um canto o sub produzirá mais graves, com menor distorção
Conclusão
Em geral, um subwoofer não deve ficar de frente para a parede, pois causará reflexos de graves que podem causar distorção.
No entanto, pode haver certos benefícios de fazer isso, incluindo graves aprimorados, bem como Qts e Fs, se você configurar as coisas corretamente.
Se o seu subwoofer tiver que ficar de frente para a parede, pode demorar um pouco para acertar as coisas, portanto, certifique-se de entender como isso afetará sua saída de graves. Depois de entender isso, configure cuidadosamente seu sistema e teste. Boa sorte!