Os subwoofers são projetados para uso dentro de um gabinete para melhor reprodução de sons de baixa frequência. No entanto, você pode ter seus subs instalados em um tubo (tubo de subwoofer) ou em um gabinete de caixa (caixa de graves). Qualquer que seja a opção que você considere, a qualidade do som de saída depende de fatores como tamanho e potência. Neste artigo, comparamos tubos e caixas de subwoofer.
Caixas de graves são subwoofers passivos e geralmente são melhores com maior qualidade de som e potência, mas são mais caras porque têm um amplificador separado. Por outro lado, os tubos de graves são subwoofers ativos, são mais baratos, incluem um amplificador integrado, não soam tão bem e geralmente ocupam menos espaço. Vamos entrar em mais detalhes sobre tubos de graves e subwoofers de caixa.
Tabela de Comparação de Subwoofer Bass Tube vs Bass Box
Recurso | Tubo de graves do subwoofer | Caixa de graves |
Qualidade do som
| Média | Ótimo |
Preço | Barato | Caro |
Amplificador | Amp integrado | Requer um amplificador separado |
Tipo de Subwoofer | Ativo | Passiva |
Caixas de subwoofer
Normalmente, existem dois tipos de caixas de subwoofer – seladas e com portas.
Por que usar caixas de subwoofer seladas?
A caixa de subwoofer selada é basicamente adequada para ouvintes que preferem, digamos, música clássica ou jazz. Eles não deslocam ou abafam o som e você estará em posição de ouvir cada nota claramente. Tenha em mente que caixas de subwoofer seladas são ótimas para graves profundos e precisos.
Isso ocorre porque a caixa é hermética e, à medida que o subwoofer se move para trás, as frequências de som são mantidas no lugar. Além disso, os sinais de avanço complementam o efeito de eco que ocorre na caixa. Se estiver interessado, você pode aprender mais sobre como selar uma caixa de subwoofer.
Por que usar caixas de subwoofer com portas?
Por outro lado, as caixas com portas são feitas com respiros geralmente localizados na parte traseira do gabinete. Os orifícios de ar são projetados para permitir que o ar se mova através deles.
À medida que o submarino se move para a frente e para trás, são emitidos sinais sonoros de baixa frequência. No entanto, como a caixa tem furos, o baixo não está contido na caixa. Isso faz com que soe mais alto, pois alguns são enviados através das aberturas para o ar.
As caixas de subwoofer portadas são, portanto, um bom design para ouvir rap, rock ou outras músicas que não precisam de graves claros que sejam distinguíveis de outros para serem apreciados.
Caixas de subwoofer seladas produzem graves mais fortes
Portanto, caixas seladas produzem graves mais firmes e precisos, exigem caixas menores e consomem mais potência para tornar os graves mais altos.
Caixas de subwoofer portadas produzem graves estrondosos
Por outro lado, as caixas portadas produzem graves mais altos, estrondosos, mas menos precisos, exigem caixas maiores e são mais eficientes em termos de consumo de energia.
Vantagens das caixas de subwoofer
1. Baixo Apertado
Os submarinos fechados são construídos de tal forma que movem mais ar pelo cone na superfície externa do que no interno. Eles, portanto, dão mais garantia de graves mais firmes e altos que vêm com mais clareza de áudio do que aqueles de suas contrapartes de ar livre.
Você, portanto, obtém graves muito mais fortes quando a caixa do subwoofer está completamente vedada e hermética, de modo que não haja movimento de ar para dentro ou para fora da caixa do subwoofer. Muitas pessoas usam polyfill para obter sons graves maiores de sua caixa de subwoofer.
Desvantagens das caixas de subwoofer
1. Mais caro
Os subwoofers fechados são geralmente muito mais caros do que os sub-tubos. Caixas de subwoofer seladas alimentadas custam ainda mais. Lembre-se, eles também exigem um amplificador externo. Se você estiver operando com um orçamento apertado, talvez seja necessário escolher entre subwoofers com portas ou tubos de subwoofer.
2. Fome de energia
Os subwoofers selados produzem graves muito mais firmes. Como resultado, eles exigem muita energia para sustentar a qualidade do som.
Isso ocorre porque a caixa hermética requer mais energia para mover a bobina de voz e o cone e reproduzir o som. Isso os torna mais famintos de energia do que contrapartes com portas e até tubos.
3. Exigir mais espaço
O tamanho do tubo aumenta com o tamanho do próprio submarino. Se você precisar de um sub maior, terá que sacrificar algum espaço. Além disso, as caixas de subwoofer precisam de um amplificador de potência externo. Algumas caixas de subwoofer também podem ser bastante completas, por exemplo, uma caixa de subwoofer T-Line não é simples de construir.
Tubos de subwoofer
Como as caixas de subwoofer seladas, os tubos de subwoofer são geralmente fechados e selados. Como resultado, eles não permitirão que as frequências graves escapem do tubo. Se você estiver procurando por um subwoofer que possa fornecer graves mais precisos, os tubos de subwoofer farão o trabalho.
No entanto, você não poderá obter graves claros e precisos de um tubo de subwoofer. Você pode obter um bom tubo da JBL, Pioneer, Alpine e muito mais, dependendo do seu orçamento.
Vantagens dos tubos de subwoofer
1. Baixo estrondoso
Se você estiver interessado em participar de uma competição de som ou baixo, por exemplo, com seu carro, talvez não se importe muito com graves estrondosos. Na verdade, é ótimo para eventos ao ar livre como esse. Tudo depende realmente, graves estrondosos podem soar de baixa qualidade com música refinada, mas se você estiver bombeando hard rock, é ótimo. Nesse caso, um tubo de subwoofer é uma boa escolha, pois é projetado especificamente para produzir graves impressionantes.
2. Mais barato
Os tubos de subwoofer geralmente são feitos de materiais diferentes, como plástico e pré-fabricados, não madeira, e são alternativas de baixo custo para a caixa de subwoofer. Se você estiver operando com um orçamento apertado, os tubos são alternativas mais baratas.
Desvantagens dos tubos de subwoofer
1. Qualidade de som inferior
Na maioria dos casos, os tubos de subwoofer simplesmente não soam tão bem quanto as caixas de subwoofer reais devido à maneira como são projetados.
Tubo de subwoofer vs caixa
Como mencionamos, os tubos de subwoofer respondem ao som de baixa frequência de maneira semelhante a uma caixa de subwoofer selada. No entanto, você não pode facilmente obter graves precisos de um tubo de subwoofer, enquanto é mais fácil obter de uma caixa de subwoofer.
Além disso, ao comparar os mesmos subs de potência, uma sub-caixa selada exigirá menos espaço em comparação com um tubo com uma classificação de potência semelhante. Como resultado, o som que você obtém dependerá do seu orçamento e do tipo de baixo que você está procurando – seja apertado ou estrondoso.
Geralmente, os tubos oferecem muito baixo estrondoso que soa tão baixo inicialmente. Por outro lado, caixas seladas e com portas oferecem graves mais firmes, que vêm como um soco pesado. Portanto, se você gosta de um baixo estrondoso ou um baixo mais apertado, depende do seu gosto e do tipo de música que você pretende ouvir.
Então, qual é melhor?
Ambos os tubos e caixas produzem uma qualidade de som decente. No entanto, isso depende dos cenários de uso, estilo de música e nível de volume.
Por exemplo, se você quiser graves firmes com precisão aprimorada e tiver espaço suficiente em seu carro, uma caixa secundária selada será melhor. No entanto, se você quer um baixo estrondoso, tem um orçamento apertado e o espaço do carro é limitado, você pode usar um tubo.
Portanto, antes de decidir qual é melhor, é bom analisar seus requisitos de som, orçamento, espaço e até mesmo as opções de energia disponíveis. A escolha será, portanto, puramente baseada nas preferências do ouvinte.
Por que usar subwoofers fechados?
As caixas de subwoofer seladas são feitas de forma que sejam completamente fechadas e herméticas para bloquear o movimento do ar para dentro ou para fora do sub. Por outro lado, as caixas de subwoofer com portas têm orifícios que permitem o movimento do ar para dentro ou para fora do sub.
Os subwoofers fechados podem ser passivos ou alimentados. Os subwoofers amplificados que estão inclusos vêm com sistemas de amplificador embutidos para aumentar o som. Eles irão, portanto, operar sem a necessidade de conexão a um amplificador externo. No entanto, o sub deve ser conectado a uma fonte de energia para alimentar o amplificador.
Por outro lado, os subs passivos fechados não possuem amplificadores embutidos. Eles exigirão, portanto, uma conexão de amplificador externo.
Não é recomendado que um subwoofer seja usado sem um gabinete. Os gabinetes são necessários para equilibrar as frequências de som traseira e frontal que o alto-falante emite. O uso de um subwoofer sem caixa afetará negativamente a qualidade do som.
Os gabinetes com portas e selados, portanto, oferecem diferentes faixas de desempenho, dependendo do tamanho e da localização. Os gabinetes com portas têm pequenas aberturas projetadas para permitir o fluxo de ar. Quando o subwoofer vibra para trás, o ar flui para fora para criar um efeito de estrondo mais alto.
Que tipo de caixa de subwoofer é a produção de graves mais forte?
O gabinete duplo ventilado Bbox E12DSV Pro-Series de 12 polegadas apropriado para automóveis médios e grandes é o melhor tipo de sub de produção de graves.
Possui uma vedação hermética e foi projetado para uma ótima resposta de graves com reprodução de frequência mais baixa, tornando-o perfeito para subwoofers com alta potência e excelente qualidade de som.
Os subwoofers embaixo do assento são bons para graves?
Underseat sub geralmente produz graves de baixa frequência que soam um pouco únicos. Quando combinados com alto-falantes que produzem frequências mais altas, o resultado é uma fantástica mixagem de som.
Os tubos de graves precisam de um amplificador?
Os subwoofers destinam-se a aumentar as frequências graves, produzindo um som forte e profundo. Eles são normalmente usados em combinação com um amplificador para melhorar o som. Você ainda pode conectar um subwoofer sem amplificador se não tiver dinheiro para ambos; basta um pouco mais de conhecimento.
O Bass Tube pode funcionar sem amplificadores?
Não será capaz de funcionar sem um. Um subwoofer ativo ou alimentado, por outro lado, sempre virá com um amplificador embutido proporcional, mas você pode usar um amplificador externo para melhorar ainda mais as saídas se achar necessário para a qualidade do som que está tentando alcançar.
Conclusão
Tanto as caixas de baixo quanto os tubos de baixo têm suas vantagens e desvantagens. Selecione o que melhor se adapta às suas necessidades específicas, pois tudo depende do que você está procurando. Quer algo simples e barato, sabendo que sacrificará um pouco a qualidade do som, escolha um tubo de subwoofer. Quer algo que seja poderoso, tenha um ótimo som e tenha algum dinheiro para gastar, vá com uma caixa de subwoofer.