>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como conectar um subwoofer amplificado a um mixer 


Adicionar um subwoofer ao seu sistema de som é uma maneira segura de melhorar a saída de áudio. Esta é uma ótima opção se você gosta de ouvir música alta com qualidade de graves aumentada. No entanto, conectar um subwoofer amplificado a um mixer não é um processo simples. Neste artigo, mostraremos como você pode conectar facilmente um subwoofer amplificado a um mixer em um sistema de PA.

Vamos lá.

O que é um subwoofer amplificado?


Os sistemas de subwoofer são conhecidos como subwoofers passivos ou alimentados (ativos), dependendo de terem ou não amplificadores integrados.

Subwoofers energizados ou ativos são aqueles que vêm com um amplificador e um driver de woofer na caixa do subwoofer. Em outras palavras, eles incluem amplificadores de potência integrados.

Além disso, os subwoofers amplificados são considerados mais eficientes, pois produzem graves mais substantivos.

Além disso, os subwoofers alimentados às vezes podem incluir circuitos de crossover ativos que permitem que você tenha uma conexão direta com o sistema de alto-falantes para a mixagem estéreo e envie o restante do sinal (médios e agudos para o restante do sistema de som)

Por que conectar o subwoofer ao mixer?


Os subwoofers são projetados para lidar com áudio de baixa frequência. Embora adicionar grande impacto às baixas frequências não seja a única boa razão para ter um subwoofer, isso ajuda você a alcançar outro nível de clareza de som. Como resultado, a sonoridade percebida é alcançada sem aumentar particularmente o SPL.

Existem maneiras diferentes de conectar subwoofers amplificados a um mixer?


Sim. Geralmente, esse tipo de conexão pode ser alcançado de três maneiras diferentes. Estes são:
  • Método de cruzamento
  • Aproveitando o crossover ativo que vem em um subwoofer amplificado
  • Configurando uma submixagem por meio do console de mixagem

Vejamos cada um desses métodos com mais detalhes.

1. O método de cruzamento externo


Este é o tipo de conexão mais simples e comum usado entre muitos operadores de sistemas PA. No entanto, os crossovers vêm em diferentes formatos e complexidade.

Por que usar a rede externa externa cruzada?


Alguns alto-falantes PA e subwoofers amplificados são construídos com crossovers ativos internos. No entanto, esses cruzamentos tendem a ser simples com pontos de cruzamento muito simples em torno de 100Hz.

O uso de um crossover externo oferece a liberdade de configurar ganhos e frequência de corte para cada banda.

É por isso que os crossovers externos são preferidos, mesmo com sistemas de subwoofer energizados. Ao usar um crossover externo, certifique-se de usar a chave bypass para ignorar o crossover ativo no sub.

Neste método, a saída do mixer é executada através de uma rede crossover. O sinal é então dividido em várias bandas de frequência, cada uma das quais é enviada para um alto-falante separado e, claro, as frequências graves são enviadas para o sub.

Claro, você pode conseguir essa separação de frequência com crossovers de 3 ou 4 vias, enquanto crossovers simples de 2 vias não serão tão eficientes.

Embora o método seja comum com subwoofers passivos, também é muito conveniente e confiável com sistemas de subwoofer energizados.

Como conectar o crossover


As conexões cruzadas oferecem duas opções de conexão diferentes para você experimentar. Você pode optar por usar uma conexão externa que oferece mais controle sobre o sistema ou a conexão interna ativa que vem com o subwoofer energizado. Falaremos sobre o ativo interno na próxima seção.

A principal vantagem de usar redes de crossover externas é que você pode configurar e esquecer essa conexão e não se preocupar com o subwoofer depois.

Para conectar a rede crossover externa, comece conectando o sistema crossover externo ao mixer. Agora conecte a unidade de subwoofer energizada ao sistema crossover. Também conecte os alto-falantes principais ao crossover. Em seguida, alimente o sinal de frequência total no crossover. Segue uma ilustração:



No entanto, é uma boa ideia usar filtros passa-altas em canais que não precisam de graves estendidos. Caso contrário, o ruído de baixa frequência projetado pelo subwoofer pode atrapalhar sua saída de áudio.

2. Aproveitando o crossover ativo embutido no subwoofer motorizado


Como já mencionamos, os subwoofers amplificados são feitos com um crossover embutido. Você pode, portanto, utilizar o crossover incluído para adicionar perfeitamente um sub ao seu mixer.

O benefício de saudação é que isso não custará nada extra, pois o crossover já está incluído no sub.

Quando você aproveita o crossover ativo embutido no sistema de subwoofer, você poderá conectar o sinal de alcance total das saídas principais do console do mixer diretamente no sistema de subwoofer. Em outras palavras, você receberá as frequências baixas, médias e altas enviadas para o sub.

O crossover embutido separa o sinal de alcance total em diferentes frequências que são alimentadas no amplificador embutido antes de serem enviadas para alto-falantes individuais e para o subwoofer.

Nesse caso, você conectaria os alto-falantes diretamente ao subwoofer usando as saídas de nível de alto-falante profissional no subwoofer. Confira este guia sobre como conectar alto-falantes às saídas de nível de linha do subwoofer.

Aqui está uma ilustração:



Como mostra a ilustração, para fazer esta conexão, conecte o cabo de sinal do mixer de áudio ao canal de entrada do subwoofer. Em seguida, use a saída alta do subwoofer para alimentar os alto-falantes.

Se você estiver usando alto-falantes de alcance total adicionais, conecte um cabo do loop de saída aos alto-falantes. Depois de ter esta conexão, selecione a frequência de corte correta.

3. Configurando um Sub-Mix com o Mix Console usando AUX


Ter mais controle sobre as baixas frequências oferece graves mais potentes. Isso ocorre porque você pode escolher facilmente os sinais específicos que deseja enviar para o submarino. A submixagem geralmente inclui apenas canais de baixa frequência, como baixo e bumbo. Como tal, apenas essas frequências receberão reforço de graves adicional, evitando a confusão de baixa frequência na mixagem.

Isso só é possível se você configurar uma submixagem com o console de mixagem, e essa é uma das razões pelas quais muitos amantes da música escolheram esse método de conexão.

A outra razão pela qual você pode preferir esse método é a preocupação com a confusão de som que surge ao usar crossovers externos sem filtros de frequência.

Além disso, se o processo de mixagem ou filtro de som tiver um problema, muito sinal de baixa frequência pode ser bombeado sem o ajuste adequado.

O som, portanto, fornecerá uma resposta de tempo manchada com harmônicos muito fracos. Como resultado, o som pode não ser claro. Configurar uma sub-mixagem com o console de mixagem resolve esse problema.

Como configurar um Sub-Mix com o Mix Console usando AUX


Com este método, o som é alimentado no subwoofer através do “Aux Send”. O método é ideal com um mixer maior e vários microfones acionados.

Com um mixer analógico típico, conecte um cabo dos “Conectores de saída de envio auxiliar” à entrada do subwoofer. Depois de ter a conexão, você pode ajustar facilmente os níveis de frequência usando o botão Aux disponível em cada canal. Você pode, portanto, ajustar cada canal dependendo da frequência que você pretende enviar para o sub.

Aqui está uma ilustração:



Além disso, os canais possuem botões “Aux Send Master Volume Control” que ajudam a diminuir ou aumentar o volume do som para cada canal selecionado.

Este console de mixagem, portanto, oferece muito mais controle sobre o que é enviado para o subwoofer. Ele, portanto, ajuda a evitar o som turvo, ao mesmo tempo em que oferece uma mixagem muito mais limpa.

No entanto, lembre-se de que esse método é específico para mixagens e, portanto, geralmente é usado para sistemas de turnê que são usados ​​repetidamente pelos mesmos técnicos de áudio para a mesma banda.

4. Use um conversor bidirecional desbalanceado para balanceado


Se você deseja conectar seus alto-falantes principais diretamente ao mixer, talvez não haja pontos de conexão adicionais para o seu sub.

Agora considere o fato de que muitos subwoofers ativos têm entradas desbalanceadas, ou entradas/saídas de nível de linha de consumidor e não entradas/saídas de nível de linha profissional.

Neste caso, aqui está o que você precisará fazer:

Pegue a saída de mixagem de ambos os alto-falantes principais para alimentar o subwoofer.
Converta a saída do alto-falante de balanceada (nível de linha profissional) para não balanceada (nível de linha do consumidor).

Aqui está uma ilustração:





As caixas na ilustração acima representam Conversores Bidirecionais Desbalanceados para Balanceados.

O Sonifex Redbox RB-BL2 é um exemplo desse tipo de conversor. Com este conversor, você usaria a entrada 1 e a saída 1, bem como a entrada 2 e a saída 2 para completar a conexão.



No entanto, lembre-se de que os conversores bidirecionais desbalanceados para balanceados são caros e difíceis de obter e, portanto, se você ainda não tiver um, é melhor obter outro sub que tenha entradas/saídas de nível de linha profissional.

Você pode conectar um mixer amplificado a um amplificador de potência?


A resposta curta é sim. Você pode definitivamente conectar um mixer amplificado a outro amplificador de potência. Mas o processo não é tão simples quanto apenas conectar tudo e esperar o melhor.

Há algumas coisas importantes que você precisa ter em mente antes de prosseguir com esse tipo de configuração de áudio. Então, vamos a eles agora:
  1. A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que o mixer amplificado tenha uma saída projetada especificamente para conexão com outro amplificador de potência.
  2. Se não houver essa saída, todo esse processo não funcionará porque você precisaria de um cabo especialmente projetado para conectar dois amplificadores.
  3. Você também deve considerar quanto ganho seu amplificador precisa antes que ele possa produzir o tipo de som que você está procurando.
  4. Se não houver ganho suficiente para produzir esse nível, seus alto-falantes certamente terão pouca potência e serão incapazes ou não estarão dispostos a tocar da maneira que deveriam.
  5. Isso significa que, na melhor das hipóteses, resultará em baixo desempenho e, na pior das hipóteses, poderá danificar um ou ambos os equipamentos.
  6. Você também deve se certificar de que o mixer e o amplificador que você está usando são feitos um para o outro.
  7. Isso é especialmente importante se eles forem fabricados por empresas diferentes, pois misturar marcas às vezes pode ser uma proposta arriscada, embora não esteja necessariamente fora de questão.
  8. Finally, remember to turn off your amplifier before turning on or restarting your powered mixer!

Conclusão


Before attempting to connect a powered subwoofer to the mixer, understand the type of subwoofer and mixer you have and whether the subwoofer has an active internal crossover or not. Without an in-built crossover, you will have to put this in your budget or check your audio store for an external crossover to add to your connection. Whichever connection method you choose, enjoy the deep sound of bass!