Para os amantes da música, os subwoofers são indispensáveis na sua sala de estar ou no seu carro. Além disso, a escolha correta de um sub coloca você em posição de desfrutar de alguns graves realmente legais. No entanto, você pode estar se perguntando se escolher um subwoofer fechado ou um subwoofer de ar livre é a melhor escolha. Nós temos as respostas.
Os subwoofers de ar livre destinam-se a ambientes ao ar livre porque movem o ar com mais facilidade do que um subwoofer fechado. Isso também significa que os subwoofers de ar livre exigem menos energia do amplificador do que um subwoofer fechado com a mesma potência e tamanho. Vamos entrar em mais detalhes sobre subwoofers fechados vs ar livre.
Mas o que é um subwoofer em primeiro lugar?
Os subwoofers são dispositivos de áudio projetados especificamente para produzir sons ou graves de baixa frequência.
O valor e o impacto de um subwoofer, especialmente por audiófilos que valorizam música descendente, sensual, precisa e tocante em seus quartos ou carros, pode ser emocionante.
Quando você sai para comprar um sub decente para o sistema de som do seu carro ou para o uso doméstico, provavelmente encontrará ar livre e subwoofers fechados.
Se você não é um técnico de som experiente, pode ser bem difícil escolher entre os dois. Continue lendo para obter os detalhes sobre as diferenças e semelhanças entre subwoofers de ar fechado e de ar livre.
Você precisa de um subwoofer?
Independentemente da sua preferência de áudio, se você adicionar um subwoofer ao seu estéreo, poderá obter graves mais ricos para melhorar o impacto e a diversão de sua música.
É por isso que um subwoofer é necessário para o sistema de som surround 2.1 mais básico.
Se você está adicionando um sub fechado ou um sub ar livre, o impacto que você obtém em termos de qualidade de som e graves valerá a pena.
O que são subwoofers fechados?
Subwoofers fechados são aqueles subwoofers que são colocados em caixas ou gabinetes de subwoofer. A caixa pode ser portada ou selada.
As caixas de subwoofer seladas são projetadas para serem completamente fechadas e são herméticas para bloquear o movimento do ar para dentro ou para fora do sub. Por outro lado, as caixas de subwoofer com portas têm um(s) pequeno(s) orifício(s) que permitem o movimento do ar para dentro ou para fora do sub.
Os subwoofers fechados podem ser subwoofers passivos ou alimentados (ativos). Os subwoofers alimentados são projetados com um amplificador embutido.
Eles irão, portanto, operar sem a necessidade de conexão a um amplificador externo. No entanto, o sub deve ser conectado à bateria do carro ou outra fonte de alimentação para alimentar o amplificador.
Por outro lado, os subs passivos fechados não possuem amplificadores embutidos. Portanto, eles precisarão de um amplificador externo.
No entanto, ao contrário dos subwoofers fechados com alimentação, eles não precisam ser conectados diretamente à bateria ou a outras fontes de energia.
Vantagens dos subwoofers fechados
Vejamos algumas das vantagens dos subwoofers fechados.
1. Baixo Apertado
Os submarinos fechados são construídos de tal forma que movem mais ar pelo cone na superfície externa do que no interno.
Eles, portanto, dão mais garantia de graves mais firmes e altos que vêm com mais clareza do que os de suas contrapartes de ar livre.
Portanto, você obtém graves muito mais fortes quando o subwoofer está completamente vedado e hermético, de modo que não haja movimento de ar para dentro ou para fora do gabinete.
Isso também significa que você precisa saber como medir um subwoofer corretamente para obter essa vedação firme. Isso é muito importante e não deve ser ignorado.
2. Baixo estrondoso
Se você estiver interessado em participar de uma competição de som ou baixo, por exemplo, com seu carro, você se preocupará com graves estrondosos.
Nesse caso, um subwoofer fechado é uma boa escolha, pois foi projetado especificamente para produzir graves impressionantes.
Desvantagens dos subwoofers fechados
Por mais que os submarinos fechados possam ser bons, eles também têm algumas deficiências. Esses incluem:
1. Mais caro
Os subwoofers fechados são geralmente muito mais caros do que os subwoofers de ar livre. O custo extra é realmente devido ao gabinete. Subwoofers fechados alimentados custam ainda mais.
Se você estiver operando com um orçamento apertado, talvez seja necessário escolher entre subwoofers fechados passivos ou subwoofers de ar livre.
2. Exigir mais espaço
Como os subwoofers fechados vêm em gabinetes, você terá que liberar um espaço considerável em seu carro ou quarto.
O tamanho da caixa secundária aumenta com o tamanho do próprio submarino. Isso significa que, se você precisar de um submarino maior, terá que sacrificar algum espaço.
Os subwoofers fechados não são, portanto, uma boa escolha para os amantes da música com uma sala pequena ou com muito pouco espaço para carros.
3. Fome de energia
Subwoofers fechados produzem graves muito mais firmes. Como resultado, eles exigem muita energia para sustentar a qualidade do som.
Isso ocorre porque a caixa hermética requer mais energia para mover a bobina de voz e o cone e reproduzir o som. Isso os torna mais famintos de energia do que os subwoofers de ar livre.
O que são subwoofers de ar livre?
Os subwoofers de ar livre são especialmente projetados para que não precisem de um gabinete. Você pode conferir nosso guia completo sobre o que são subwoofers de ar livre. De qualquer forma, eles não possuem caixas de subwoofer e não vêm com amplificadores embutidos. Portanto, você precisará de um amplificador externo para alimentá-los.
Os subwoofers de ar livre são, portanto, alto-falantes que foram projetados adequadamente para produzir som adequado sem a necessidade de um gabinete ou sub-caixa.
Eles são construídos para montagem em decks traseiros de carros. É importante obter uma compreensão real desses subs e como eles funcionam antes de investir neles.
Vantagens dos subwoofers de ar livre
Esses sistemas de subwoofer também vêm com algumas vantagens em relação às suas contrapartes fechadas. Estes são:
1. Economia de espaço
Se você tem espaço limitado em seu carro ou até mesmo quarto e ainda quer desfrutar de graves legais, você precisa de um subwoofer de ar livre.
O alto-falante pode ser facilmente montado no deck do carro, na porta ou em qualquer lugar que você se sinta confortável.
Além disso, você pode ter subs de ar livre instalados em todas as portas e ainda adicionar mais alto-falantes e tweeters no painel. Você pode, portanto, economizar espaço com esses tipos de subs.
2. Mais barato
Como já mencionamos, os subwoofers de ar livre geralmente são uma alternativa mais barata. Isso ocorre basicamente porque eles não possuem gabinetes e amplificadores embutidos.
Eles são, portanto, adequados se você já tiver um amplificador e um orçamento pequeno.
3. Baixo consumo de energia
Os submarinos de ar livre movem o ar com muito mais facilidade, pois são projetados para ambientes ao ar livre. Por esse motivo, eles não exigem tanta potência para dirigir.
Se você comparar um submarino de ar livre com um submarino fechado do mesmo tamanho e classificação de potência semelhante, o consumo total de energia do submarino de ar livre será muito menor.
Desvantagens de um submarino de ar livre
Por mais que esses subs tenham várias vantagens em relação aos subwoofers fechados, eles têm algumas desvantagens:
1. O baixo é mais fraco
Se você precisa de um sub que fará de você um campeão de música de carro, os subwoofers de ar livre não são a melhor escolha.
Eles são bons apenas para requisitos básicos de graves, mas falharão muito em um entusiasta da música que exige cada vez mais graves incríveis.
2. O baixo não está apertado
Como eles operam em um ambiente ao ar livre, o baixo que eles entregam não é tão forte quanto o dos submarinos fechados.
Eles são, portanto, uma má escolha para os amantes da música que procuram subs com os graves mais precisos e firmes.
Qual é a diferença entre subwoofers fechados e subwoofers de ar livre?
Os subwoofers fechados são cuidadosamente construídos e montados em caixas fechadas, enquanto os subwoofers de ar livre podem ser fixados a uma placa no porta-malas do carro ou no deck traseiro. Essa é a principal diferença entre os dois, como mencionamos.
Se você quiser que sua música “pop”, os subs de ar livre soarão enlameados enquanto lhe dão mais força. Pelo contrário, você obterá uma qualidade de som muito melhor em uma configuração fechada. Por exemplo, com um gênero como o rock, o sub ar livre ficará mais alto, enquanto o sub fechado oferece graves mais enfáticos.
Além disso, você obtém uma qualidade de base mais precisa e atinge todas as notas com subs inclusos. Você também obterá o som mais apropriadamente melodioso, pois o sub tentará fornecer áudio com seu ritmo original.
Em contraste, os subs de ar livre tendem a constantemente desafinar com distorções periódicas, como se a música estivesse faltando alguns elementos-chave.
É, portanto, claro que os dois tipos de subs terão um desempenho muito diferente com diferentes estilos de música.
Então, qual é melhor?
Antes de decidir qual é o melhor entre os dois tipos de subwoofers, é bom analisar seus requisitos de som, orçamento, espaço e até as opções de energia disponíveis.
Como cada tipo oferece uma boa qualidade de som, dependendo dos cenários de uso, estilo de música e nível de volume, não é expressamente fácil dizer qual é melhor.
A escolha é, portanto, uma opinião completa baseada nas preferências do ouvinte.
Por exemplo, se você quer graves fortes e fortes e tem espaço suficiente em seu carro, um sub fechado será a melhor escolha. No entanto, se você tiver um orçamento apertado e o espaço do carro for limitado, você precisará de um submarino de ar livre.
Um subwoofer deve ser fechado?
A resposta simples para este particular é sim. Você pode colocar um subwoofer dentro de um gabinete. No entanto, existem algumas métricas que você deve seguir para garantir que o desempenho do seu subwoofer seja o melhor, sem distorções e reverberações de som significativas.
Qual é o gabinete de subwoofer mais eficiente?
De um modo geral, e praticamente assim, os gabinetes mais eficientes são os dois projetos passa-banda de largura de banda estreita com a versão dual-reflex que tem uma leve borda. Em seguida, o dual-reflex de largura de banda larga e o gabinete com portas também exibem excelente eficiência. Estes dois apresentam sub-caixas de topo e mais eficientes já conhecidas.
Mais área portuária é melhor?
Não necessariamente. Áreas de seção transversal menores tornam as portas mais simples de mover e abaixar sem tornar a porta muito longa.
Outro benefício das portas minúsculas é que elas são mais simples de alcançar alta velocidade do ar.
Uma porta de subwoofer pode ser muito longa?
Sim, uma porta de subwoofer pode ser muito longa. Quando um subwoofer com porta está sintonizado baixo e tem portas grandes o suficiente para manter o fluxo de ar em um nível razoável, o resultado pode ser portas longas.
Para que lado a porta do subwoofer deve ficar?
Para obter a melhor qualidade de som, é importante colocar o subwoofer no local certo. Ele deve estar voltado para fora da sala com sua porta afastada de uma parede.
Quando você toca música no alto-falante, tente fazê-lo apontar para o espaço em sua sala onde você deseja ouvi-la.
Conclusão
A escolha entre subwoofers de ar livre e subwoofers fechados depende de fatores como o tipo de carro que você possui, seu orçamento, paixão pela música, tamanho da bateria do seu carro entre outros fatores. Além disso, o tipo de música que você prefere também será um grande fator para determinar sua escolha de sub.