>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Fiação de amplificadores mono com dois terminais


Amplificadores monobloco são amplificadores de canal único que são frequentemente usados ​​para subwoofers. Como os subwoofers são de canal único, os amplificadores monobloco geralmente têm um único canal para conectar o subwoofer. No entanto, muitos monoblocos vêm com dois conjuntos de terminais de alto-falante (dois positivos e dois negativos).

Por esta razão, muitas pessoas acreditam que estes são amplificadores de dois canais. No entanto, esse não é o caso. Mesmo que um amplificador monobloco tenha dois conjuntos de terminais de alto-falante, eles não são de dois canais, eles ainda são monoblocos de canal único com saídas duplas para conectar dois subwoofers.

Isso significa que, quando você precisa conectar dois subwoofers, cada subwoofer pode se conectar ao seu próprio terminal. Aqui está a configuração padrão:



A razão pela qual alguns fabricantes constroem seus amplificadores monobloco dessa maneira é que muitas pessoas tentam enfiar os fios de dois subwoofers em um único terminal. Se a bitola do fio for grossa, os fios podem se soltar facilmente. Os terminais adicionais oferecem mais flexibilidade.

Então, se você estava perguntando por que meu amplificador de subwoofer tem dois conjuntos de terminais de alto-falante, essa é a resposta para que você possa conectar vários subwoofers.

Bons exemplos de amplificadores monobloco com dois terminais de alto-falante estão listados abaixo:
Skar Audio SKv2-4500.1D Monoblock Classe D MOSFET... CT Sounds CT-700.1D Compact Class D Car Audio... Skar Audio RP-1200.1D Monoblock Classe D MOSFET...
Nesse caso, cada subwoofer recebe sua própria conexão e também permite conectar facilmente subwoofers adicionais.



Um amplificador mono com dois terminais de alto-falante e um alto-falante de alcance total também é uma boa opção se você não tiver um subwoofer.

Aqui estão os passos que você deve seguir para conectar seus woofers ao seu amplificador que tem dois conjuntos:

Antes de continuarmos, se você estiver conectando um subwoofer, confira nosso guia sobre como conectar 2 subs a um amplificador mono.

Fiação de amplificadores mono com um terminal


Você também pode conectar amplificadores monobloco com um terminal a vários subwoofers simplesmente conectando os cabos positivos de cada subwoofer ao terminal positivo do amplificador e os cabos negativos do subwoofer aos terminais negativos.

Isso é chamado de conexão paralela e reduz sua impedância para metade.

Visão geral rápida


Aqui está uma visão geral rápida de como você pode conectar amplificadores mono com dois terminais em série em paralelo:

Conexão paralela:


Aqui está a maneira mais fácil de fazer isso, basta conectar os dois terminais positivos dos alto-falantes e depois ao amplificador mono.

Além disso, conecte os dois terminais negativos dos alto-falantes juntos e ao amplificador mono. Isso é chamado de conexão paralela e será responsável por metade da sua impedância.


Conexão em ponte paralela:



Conexão em série:





Etapa 1:compare a impedância de seus dispositivos de áudio.


Antes de começar a conectar seus woofers ao seu amplificador mono, compare a impedância de seus dispositivos de áudio.

Se a impedância não corresponder, você poderá danificar todo o sistema de áudio. Para minimizar isso, você deve escolher uma conexão paralela ou em série, dependendo se deseja aumentar ou diminuir a impedância do woofer.

Encontre as etapas exatas que você deve seguir abaixo. Lembre-se de prestar muita atenção ao passo quatro, onde mostramos como fazer conexões paralelas e em série.

Etapa 2:corte seus fios.


Certifique-se de que o fio do alto-falante seja longo o suficiente para conectar o primeiro woofer ao amplificador. O segundo precisa alcançar o primeiro woofer do primeiro. Depois de ter o comprimento certo do fio do alto-falante, corte os fios.

Etapa 3:remova o isolamento.




Usando uma faca afiada ou decapador de fios, retire o isolamento do fio do alto-falante. Certifique-se de que ½ polegada de fio desencapado em cada condutor esteja visível.

Etapa 4:conecte seus fios ao amplificador.




Para conectar os fios ao amplificador mono, faça o seguinte:
  1. Escolha o primeiro fio e conecte sua extremidade aos terminais de saída do alto-falante do amplificador.
  2. Aperte o parafuso e verifique se a conexão está segura.
  3. Conecte o fio positivo do alto-falante ao terminal positivo. Faça o mesmo com o terminal negativo e o terminal negativo.

Etapa 5:Conecte os fios aos Woofers.




Neste ponto, tome cuidado para evitar o risco de incompatibilidade de energia.

Se for seguro reduzir a impedância de seus subwoofers pela metade, opte por uma conexão paralela. Aqui está o que você deve fazer para conseguir isso:
  1. Conecte a extremidade restante do primeiro fio aos terminais do alto-falante.
  2. Conecte a extremidade livre do segundo fio do alto-falante aos mesmos terminais.
  3. Verifique se os terminais estão apertados e os cabos estão seguros.
  4. Certifique-se de que a extremidade restante do segundo fio esteja presa no outro woofer.
  5. Certifique-se de que suas conexões sejam seguras e confiáveis.

Se você deseja duplicar ou aumentar a impedância de seus subwoofers para proteger seu sistema de áudio e melhorar sua experiência, aqui estão as etapas que você deve seguir:
  1. Conecte a extremidade restante do primeiro fio do alto-falante ao terminal positivo do primeiro woofer.
  2. Conecte o outro fio ao terminal negativo do segundo woofer.
  3. Aperte bem os terminais.
  4. Conecte outro fio ao terminal negativo do primeiro woofer.
  5. Depois disso, conecte a outra extremidade do fio do alto-falante ao terminal positivo do subwoofer.

Amps monobloco com 2 terminais de alto-falante


Como o nome sugere, um amplificador monobloco vem com um amplificador de canal único. Mono significa um canal, mas alguns desses amplificadores podem ter dois terminais de alto-falante. Na maioria dos casos, esses amplificadores têm dois terminais positivos e dois negativos.

Agora, observe que os terminais positivos e conectados dentro do amplificador e os terminais negativos também estão conectados dentro do amplificador. Então, o amplificador tecnicamente tem um único canal. A segunda saída facilita o trabalho de conectar vários alto-falantes ou subwoofers ao amplificador.

Perguntas frequentes

Por que amplificadores mono têm 2 saídas de alto-falante?


A maioria das pessoas deseja conectar pelo menos dois subwoofers ao amplificador monobloco. É por isso que os amplificadores monobloco têm duas saídas de alto-falante, para que dois ou mais subwoofers possam ser conectados a ele.

No geral, os amplificadores mono modernos vêm com duas saídas de alto-falante para facilitar a adição de dois ou mais subwoofers ao seu sistema de áudio.

Como você usa um amplificador mono com duas saídas de alto-falante?


Para usar um amplificador mono com duas saídas de alto-falante, basta conectar um subwoofer a um terminal e o outro subwoofer ao outro terminal.

Se você tiver mais de dois subwoofers, ainda poderá conectar as extremidades positivas desses subs a qualquer um dos terminais positivos e o nome dos terminais negativos.

Você pode conectar 2 alto-falantes a um amplificador mono?


Sim, se você quiser conectar dois alto-falantes em um amplificador mono, conecte o terminal negativo do amplificador ao terminal negativo do alto-falante. Depois disso, repita o mesmo processo acima ao realizar uma conexão positiva. Você deve fazer isso para ambos os alto-falantes usando o mesmo terminal de alto-falante se o amplificador tiver apenas um terminal de alto-falante.

No entanto, se o amplificador mono tiver dois terminais de alto-falante, você poderá usar cada terminal para cada alto-falante.

Certifique-se de que os fios do terminal positivo estejam de um lado e os do terminal negativo do lado oposto.

Se seus dois alto-falantes tiverem uma impedância de pelo menos 8 ohms, conecte-os em paralelo para reduzir a carga geral pela metade.

Você pode conectar os alto-falantes em série se estabelecer uma conexão segura entre o terminal negativo do amplificador e a saída do primeiro alto-falante. Em seguida, você conecta o terminal positivo do segundo alto-falante ao terminal positivo do amplificador. Por fim, conecte o terminal positivo do primeiro alto-falante ao terminal negativo do segundo alto-falante.

Se a impedância for muito baixa, você conecta os alto-falantes em série para dobrar a impedância.

Quantos alto-falantes um amplificador monobloco pode executar?


Um amplificador monobloco pode operar quantos alto-falantes você precisar, desde que você garanta que a impedância não fique muito baixa. Lembre-se, uma conexão paralela reduzirá a impedância da carga pela metade.

Se você tiver dois alto-falantes, conecte-os em paralelo. Como dissemos acima, esta é a melhor maneira de reduzir a impedância pela metade. Antes de optar por esta opção de conexão, certifique-se de que a impedância total dos alto-falantes seja o dobro da classificação de ohms desejada.

Se você quiser que seu amplificador mono funcione com mais de dois alto-falantes, você pode conectá-los em série. A impedância será adicionada neste caso.

Se você tiver dois alto-falantes de 16 ohms e um alto-falante de 8 ohms, você terá 40 ohms em série. Portanto, esta é uma ótima opção se você tiver vários alto-falantes e a impedância do amplificador for alta o suficiente.

Conclusão


Com as informações que compartilhamos aqui, nada impede que você aproveite ao máximo seu amplificador mono. Você tem as habilidades necessárias para tocar o baixo se tiver um amplificador mono. Esses amplificadores são mais adequados para conectar dois alto-falantes, mas você pode adicionar mais se usar as dicas simples acima para corresponder à impedância deles.