Pareceria estranho para nós hoje. Mas nos primeiros dias de gravação, os engenheiros usavam apenas um único microfone em uma sala para gravar a bateria. Ele coletou todos os sons de todos os tambores e pratos de uma só vez. Ninguém sequer considerou qual era o melhor microfone de caixa naquela época?
Nos anos 60, eles realmente empurraram o barco para fora.
Os Beatles usei dois microfones. Sim, dois inteiros. Um por cima e outro alguns metros à frente do bumbo. Claro que com o aperfeiçoamento dos equipamentos de gravação vieram técnicas melhores, alguns podem dizer.
O melhor som de bateria de estúdio? Quem tem o melhor som de bateria já registrado? Alguns diriam que
Zeppelin, John Bonham . Difícil encontrar uma palavra para descrevê-lo. Monumental talvez?
No mundo da gravação de hoje, um microfone parece estar posicionado na frente de cada tambor e orifício. Bonham foi gravado por
Glynn Johns , que usou sua agora infame configuração de três microfones.
Um por cima do kit, apontando para a armadilha. E um segundo sobre o surdo, cerca de um metro e meio de altura, inclinado para baixo em direção à armadilha. Esses eram os 'overheads'. O terceiro na frente do bumbo. Era isso. Sua chave para obter o som? Certifique-se de que as despesas gerais estão corretas.
Mic up the Snare Glynn é único, e a maioria dos engenheiros dá à caixa pelo menos um microfone. Estas são as pessoas que gostam de ajustar o som um pouco. Nada de errado com isso. E há alguns ótimos microfones para escolher.
Então, vamos dar uma olhada nos melhores microfones para tarolas atualmente no mercado e encontrar o perfeito para você…
Análise dos 5 melhores microfones de caixa do mercado em 2022
- Beyerdynamic M201 TG Classic – Melhor microfone de caixa premium
- Shure SM-57 – Mic Snare mais popular
- Shure SM81-LC – Melhor microfone de caixa condensador
- Sennheiser MD 441-U – Melhor microfone de caixa supercardioide
- Sennheiser MD 421 II – Melhor caixa e Tom Mic
1
Beyerdynamic M201 TG Classic – Melhor microfone de caixa premium
Fundada em 1924, a Beyerdynamic é um dos grandes players do mundo dos melhores microfones. A engenharia alemã garante que eles são de alta qualidade e são respeitados em todo o mundo.
Foi uma coincidência quando me sentei para escrever isso e conversei com um amigo baterista profissional. Ele já trabalhou com alguns dos maiores nomes do Rock e excursionou por todo o mundo. O que ele usa como microfone de caixa no estúdio? Dois clássicos Beyerdynamic M201 TG.
O que ele oferece? Este é um microfone dinâmico de gradiente de pressão. É muito sensível ao som e é brilhante, conciso, detalhado e articulado. Tem um padrão hipercardióide com uma bobina móvel dinâmica. Como padrão, isso se destaca para uma caixa e praticamente eliminará qualquer sangramento que possa ocorrer no chimbal ou nos toms.
Mas ao fazê-lo, ainda é capaz de lhe dar um grande som com muita profundidade da caixa. Tem uma resposta de frequência de 40-18000 Hz.
Construção difícil… Claro, existe um fabricante de microfone que é reconhecido por fabricar microfones resistentes que são “à prova de Daltrey”. Vamos vê-los em breve. Se eles são os melhores, então isso vem em um segundo muito próximo para a força da construção.
A caixa é feita de latão e é praticamente indestrutível. A Beyerdynamic claramente decidiu enfrentar a reputação da Shure. É robusto e versátil, e muitos diriam que oferece mais profundidade e ataque do que seu concorrente mais próximo, o Shure SM57. Tem um encaixe XLR de 3 pinos.
Uma desvantagem? Geralmente há com a maioria das coisas, e esse microfone é caro. Significativamente mais caro que seu grande concorrente. Temos certeza de que o preço vai adiar um pouco. Mas não se esqueça que este é um ótimo microfone em todos os sentidos.
Na verdade, poderíamos fazer a pergunta:este é o melhor microfone de caixa? Estará próximo.
Mais do que apenas um microfone de estúdio… E não se esqueça que este é um microfone que irá lidar com as performances ao vivo, bem como o trabalho de estúdio. Quando microamos uma caixa, pode ser para qualquer um, não apenas para o estúdio.
Um tom bem equilibrado e uma ótima qualidade de som fazem deste um microfone que fica no topo da pilha. Ele vem com um suporte de microfone, bolsa e um pára-brisas.
Prós
- Bem feito com uma ótima qualidade de som.
- Um som neutro cheio de clareza.
Contras
- Nenhum, além de ser um pouco mais caro, do que o…
2
Shure SM-57 – Mic Snare mais popular
Então, vamos dar uma olhada no 'concorrente' que mencionamos na última revisão. Mas concorrente dificilmente é a palavra certa. O benchmark, o líder do setor, pode ser melhor. O SM57 é possivelmente o microfone mais versátil e respeitado já feito para rock.
Se houver alguém que não tenha usado em algum momento, eles serão uma mercadoria rara. E isso inclui cantores e músicos, bem como engenheiros de estúdio.
O design original… A ideia da Shure era criar um microfone que fosse para instrumentos. Seu início veio em 1937 com o Unidyne e seu padrão cardióide. Empurrado ainda mais em 1959 com o Unidyne 3, o SM57 chegou em meados dos anos 60.
Ele provou ser um ótimo microfone não apenas para instrumentos, especialmente bateria, mas também para vocais. Todos, de
Paul Rogers, da Free and Bad Company, a Lemmy, do Motorhead tem usado o SM-57 como sua escolha número um de microfone vocal, tanto ao vivo quanto no estúdio.
Destinado ao Snare… É um microfone dinâmico e possui um padrão polar cardióide. Isso o torna especialmente adequado para a tarola. Alguns engenheiros gostam de obter uma fração do som ambiente ao redor da caixa durante a gravação.
O padrão cardióide eliminará praticamente tudo, exceto o snare, quando você apontar o SM57 diretamente para ele. Mas ainda haverá um 'pouco' de ruído ambiente. Por tambores tão altos e próximos uns dos outros, pode haver uma fração de transbordamento.
Seu microfone padrão… Sua versatilidade é conhecida. Na verdade, muitas pessoas de estúdio mantêm um SM57 como um microfone padrão sobressalente. Você pode usá-los em e com qualquer coisa.
Eles têm uma resposta de frequência de 40 a 15.000 Hz e um alto SPL. Eles também têm uma presença natural ao som, o que os torna ideais para bateria. Tudo isso se soma a um microfone para todas as estações. Ótimo para tarolas, mas muito bom em muitas outras coisas também.
Qualidade lendária Todo mundo sabe que você pode passar por cima dessas coisas com um caminhão. Não, realmente, você pode. É uma construção que vai resistir a qualquer coisa que você possa jogar nela. Trabalhar com uma tarola é um passeio no parque.
Tudo o que você precisa dizer é que é "à prova de Daltrey" Isso deve lhe dar uma ideia. A construção robusta é apenas parte da história com este microfone. A qualidade da reprodução corresponde à qualidade da construção.
E o preço? Por essa qualidade, é surpreendente que um dos melhores microfones do mundo possa custar tão pouco. Normalmente diríamos, é o melhor microfone de caixa? Não precisamos; na verdade, estima-se que cerca de 98% de todas as caixas gravadas em discos de sucesso tiveram um SM57 nelas.
Prós
- Um ótimo microfone para a caixa, mas mais do que bom para todo o resto.
- Ótima qualidade de construção a um preço muito econômico.
- O fato de ter sido usado em quase todos os discos de sucesso fala muito.
Contras
3
Shure SM81-LC – Melhor microfone de caixa condensador
Este é outro microfone da Shure que foi desenvolvido com a mente do instrumento. É conhecido por sua capacidade de se destacar ao gravar em ambientes acústicos.
Usos variados… É especialmente conhecido por gravar violão e se tornou um dos microfones mais procurados nessa área. Mas também é excelente em outros instrumentos de estilo acústico. Os overheads de bateria são um bom exemplo e especialmente quando se trabalha com a caixa. O padrão Cardioide lhe dará um ótimo isolamento e limitará qualquer possível perturbação fora do eixo.
Este é outro daqueles microfones fabricados pela Shure que podem ser usados para diversos usos. Por isso, é sempre bom tê-lo por perto.
Projetado para executar… Este é um microfone condensador que possui um diafragma pequeno e uma resposta muito plana. A resposta de frequência é de 20Hz-20kHz e possui um excelente SPL de 136 dB. Uma das razões pelas quais você obtém uma ótima reprodução é por causa da curva de resposta, que é muito suave.
Há um interruptor de baixa frequência que tem três posições. Estes são 18dB roll-off, 6dB e flat. Estes ajudam a reduzir qualquer ruído de proximidade. Para sons mais altos, um pad de -10dB que pode ser travado. Isso permite que você capture os sons mais altos sem ajustes adicionais. E qualquer interferência potencial de outros sinais próximos é reduzida devido à baixa suscetibilidade à frequência de rádio.
Construção típica da Shure A caixa é feita de aço e tem um revestimento de vinil, então é claro que vai ser muito robusto. Mas não é só a casca que é forte. Este é um microfone que pode ser usado em uma variedade de ambientes difíceis. E é bastante em casa em condições quentes e úmidas.
Ele vem com um pára-brisas de espuma e um adaptador, e também um estojo de transporte. Sendo um microfone condensador, exigirá alimentação fantasma.
Um excelente segundo microfone de caixa… Muitos engenheiros usam um desses junto com um SM57 como um par de microfones de caixa, certificando-se de que os diafragmas estejam perfeitamente alinhados e que estejam em fase um com o outro. O 57 dá o corpo da caixa, o 81 adiciona clareza e encaixe, criando um som fantástico de caixa comum.
Não é o microfone mais econômico da Shure, mas um polivalente muito bom.
Prós
- Bem projetado com bons recursos integrados para trabalhar com instrumentos acústicos.
- Construção robusta típica da Shure.
Contras
4
Sennheiser MD 441-U – Melhor microfone de caixa supercardióide
Quando estamos discutindo o melhor em microfones, o nome da Sennheiser não estará longe. Este fabricante alemão de microfones de qualidade está conosco desde 1945. Sua reputação é bem conhecida.
Ótimo design… Este microfone recebeu um design novo e diferente de muitos de seus concorrentes. Sua forma fina e quadrada diz:'Sou algo diferente'.
Mas não deixe o design fazer você pensar que não tem seu lado robusto. É feito com uma caixa toda em metal que foi niquelada. E a malha que cobre a cabeça do microfone também é metálica e muito robusta. No interior há um sistema de suspensão de choque para quando é portátil.
Um grande artista… Este é um microfone que alguns disseram que reúne o 'melhor de tudo' em uma unidade. Eles não optaram pelo padrão cardióide usual com este microfone. Eles usaram o padrão Supercardióide.
Muitos diriam que esse padrão polar oferece grandes vantagens. Se você pode imaginar um raio de luz, o padrão de captação cardióide é semelhante à luz que tem uma base mais larga. O Supercardiod, no entanto, é quase como um feixe de luz pequeno, nítido e muito focado.
O Supercardioid é focado ainda mais na fonte de som e exclui ainda mais os sons de ambos os lados. Também ajudará a reduzir o feedback.
A desvantagem… Claro, haverá algo. Com um Supercardióide, porque a coleção do som é tão estreita, você precisa obter o posicionamento exato. Se você não fizer isso, poderá começar a perder os sons de que precisa.
A colocação é vital. Para algo como uma caixa que é estática e não se move, tudo bem. Para um microfone de mão para um vocal, isso pode ser um problema. Este microfone é altamente considerado por suas ótimas gravações vocais, mas você precisa obter o posicionamento exato. É especialmente bom para vocais femininos e é
Stevie Nicks do Fleetwood Mac O microfone vocal de primeira escolha no estúdio e ao vivo.
Com todos os recursos… Há muito para se impressionar. Uma faixa de frequência de 30-20000 Hz e uma redução de graves de cinco configurações. Qualquer zumbido potencial é eliminado por uma bobina humbucking. A relação sinal-ruído é baixa, e sendo o padrão Supercardióide, a separação é boa. Ele se destaca em isolar o que está na frente do microfone.
Um ótimo microfone, mas você precisará obter o posicionamento exato para vê-lo no seu melhor. Não é uma opção barata, para dizer o mínimo.
Prós
- Bem feito com a qualidade de construção da Sennheiser.
- Versátil e prático.
Contras
- O preço fará você prestar atenção.
5
Sennheiser MD 421 II – Melhor Snare e Tom Mic
Terminamos este olhar para microfones, especialmente para tarolas, com outra oferta lendária. Este é outro dos nossos amigos alemães em Hannover e o irmão mais novo do 441 que acabamos de analisar.
Não dá para negar que os Engenheiros Alemães sabem fazer um microfone de qualidade, com excelência em design e engenharia. Você os encontrará em praticamente todos os estúdios do mundo. E o MD 421 é um dos mais populares.
Versátil Se você quer a definição de versatilidade em um microfone, isso vai longe. Há uma razão pela qual este microfone é um dos mais respeitados e populares. Este é um microfone que produzirá ótimos resultados onde quer que você escolha usá-lo.
Seu uso mais comum é para gravar os Toms em um kit de bateria, no qual é inegavelmente o melhor que existe e tem sido usado mais do que qualquer outro na história registrada. Também é comumente usado em gabinetes de guitarra elétrica, especialmente para sons distorcidos, mas o padrão cardióide permite mais opções. Ele também funciona bem como um microfone de bumbo e para vocais.
Corte a extremidade do baixo… Há um ajuste com cinco configurações para a redução de graves. Isso significa que permitirá que você obtenha ótimos resultados, esteja trabalhando com instrumentos ou vocais.
A rejeição de feedback é muito boa e o padrão cardióide elimina qualquer ruído periférico indesejado. Suas opções para uso em ambiente de estúdio são muitas. Tem uma resposta de frequência de 30-17.000 Hz e pode lidar com altos níveis de SPL.
Construção forte… É feito de uma combinação de aço e um composto de vidro temperado. Uma combinação que o torna robusto e capaz de resistir a alguns golpes. Também não é um microfone pequeno, medindo 5,31 x 2,6 x 13,78 polegadas.
Mas há um pequeno problema, pois apresenta o pior design de clipe de microfone da história. É extremamente superprojetado e tão fácil de estragar, especialmente quando os bateristas se inclinam e tentam ajustar os microfones porque estão no caminho. É por isso que quase todos esses microfones que você encontrará em um estúdio caíram e ficaram com hematomas na grelha para provar isso.
Felizmente, eles seguem em frente devido à construção robusta e continuam soando fantásticos, mas não parecem tão bons quanto antes.
Qualidade do som Mas a razão pela qual este é um microfone respeitado e usado é a qualidade do som que produz. A reprodução de som clara e nítida torna este um vencedor. E seus usos potenciais o tornam uma compra ainda melhor.
Não é barato, mas é um ótimo microfone.
Prós
- Construção resistente com um design prático e bons recursos.
- Ótima produção de som com um bom SPL.
Contras
- O pior design de clipe de microfone da história.
- Não é um microfone pequeno.
Procurando por atualizações e acessórios mais incríveis?
Em caso afirmativo, confira nossas análises sobre as melhores caixas, o melhor afinador de bateria, o melhor microfone de bumbo, os melhores pads de prática de bateria, os melhores tronos de bateria, os melhores pacotes de pratos, as melhores baquetas ou os melhores microfones dinâmicos atualmente no mercado.
Ou se você gosta de tocar algo um pouco mais incomum do que um kit padrão, que tal bater em uma das Melhores Baterias Cajon, os Melhores Conjuntos de Bateria de Jazz ou até mesmo as Melhores Baterias que você pode comprar em 2022.
Qual é o melhor microfone de caixa?
Esta é uma daquelas situações em que você é confrontado com várias opções. Todos eles são bons e têm seus atributos. Mas entre eles está um produto que se destaca.
É um microfone que resistiu ao teste do tempo e ainda é um dos microfones mais usados e respeitados em qualquer lugar do mundo. E pelo seu preço, que é menor do que a maioria de sua oposição, torna ainda mais difícil passar por cima.
Há um ótimo microfone da Beyerdynamic, o 201. Há também as opções da Sennheiser, que sempre devem ser consideradas. Mas temos que admitir que há um que apenas diz:'Sou o melhor do grupo'. E provavelmente é.
Teríamos, portanto, que ir com o…
Shure SM-57 Um ótimo microfone com uma história lendária que ainda está no topo da pilha.
Feliz gravação.
Arte Para saber tudo sobre Arte e nossos outros escritores, visite nossa página Sobre nós.