Não posso evitar, mas sempre que vejo alguns microfones azuis, sempre penso em 'Guerra dos Mundos'. É o tripé que faz isso, suponho. O assunto deste Blue Snowball iCE Review é um deles. Eles são um design único, mas sempre interessante. Bastante funcional também.
A Blue foi criada em 1995 por um letão e um americano. The Blue é um acrônimo para Baltic Letão Universal Electronics. Os fundadores originais venderam a empresa em 2008 e ela foi vendida novamente em 2013. A Logitech a comprou em 2018.
Realmente inovador…
Eles têm um estilo distinto e são conhecidos por isso. Eles também devem ser reconhecidos, no entanto, como uma das empresas que trouxeram uma qualidade decente de gravação para casa. Com a sua gama de microfones USB, tornaram-se possíveis coisas que não eram antes.
Argumentos muitas vezes se enfurecem sobre sua praticidade para produzir um som decente. E é preciso dizer que eles nunca podem ser tão bons quanto os caros microfones de estúdio. Mas eles servem a um propósito muito importante e preenchem um nicho crescente para pessoas que gravam com orçamento limitado, especialmente podcasters e YouTubers.
Então, vamos descobrir se pode ser uma ótima opção para suas necessidades?
Uma visão geral
O Snowball original está conosco há mais de 15 anos. Ele foi desenvolvido depois que a Apple deu um empurrãozinho na Blue para fabricar um microfone condensador de baixo custo. Talvez a Apple pudesse ver o futuro, mas eles já tinham um protótipo do Garageband. Precisava haver um microfone para uso doméstico de qualidade decente que funcionasse com ele, se necessário.
Além disso, a ascensão e a invenção da produção de vídeos caseiros e podcasts também deram seu peso. Snowball se tornou popular porque você não precisava mais ir a um estúdio de gravação caro para gravar um vocal de qualidade, você podia fazer isso em casa.
O Snowball iCE é uma nova versão, mas com uma diferença. Normalmente, uma nova versão atualizará recursos ou adicionará novos. O iCE os leva embora em um esforço para reduzir o preço.
Mas será que Blue 'andando em gelo fino' está tentando torná-la uma compra mais atraente?
Então, o que eles tiraram de um antecessor de sucesso? O pad de -10dB e a cápsula omnidirecional. Por quê? Bem, a resposta em termos simples, além de economizar dinheiro, provavelmente era óbvia para eles. O Snowball não tinha ganho sério, então ninguém nunca usou o pad, e a opção omnidirecional nunca foi realmente tão boa ou apreciada pelos usuários.
Também houve alguns outros pequenos ajustes, em que o som agora é muito pesado na faixa intermediária.
Mais sobre isso depois…
O Snowball era um microfone aceitável de várias maneiras e certamente tinha seus apoiadores. O Blue Snowball iCE é um risco como os acompanhamentos sempre são. Mas especialmente quando você começa a fazer o downgrade de seus recursos, justificados ou não, para torná-lo uma compra mais barata.
Então, vamos dar uma olhada mais de perto…
A construção
Bem, dificilmente você pode dizer que não sabe quem é o fabricante deste microfone. É um design tradicional azul e uma cópia carbono de seu antecessor. Ele ainda tem esse apelo estranho, especialmente para um microfone que você usará principalmente em casa.
Ele ainda tem seu invólucro de plástico, mas é um plástico muito resistente e resistente, então não deve haver problemas com durabilidade. Não há controles ou interruptores salientes externos. O único controle perceptível é o soquete para o USB na parte traseira. Caso contrário, é um design simples.
Nenhuma mudança no suporte…
O suporte é o mesmo. Sempre achamos que essas arquibancadas são um pouco frágeis e vulneráveis em sua construção. Microfones USB são bastante propensos a falhas se caírem com qualquer força. É um microfone razoavelmente compacto medindo 10,6 por 5,5 por 9,1 polegadas e pesa apenas um quilo. É, portanto, adequado para uso em desktop.
É um microfone de um condensador com um padrão cardióide. Como já dissemos, isso foi reduzido do Snowball original. Agora oferece uma única opção de gravação. Bom para narração e palavra falada, mas não tão bom para uma entrevista ou onde outros estão envolvidos.
Possui uma faixa de frequência de 40 a 18 kHz e uma taxa de amostragem de 44,1 kHz/16 bits.
Sem controles a bordo…
Ele tem uma grade robusta e por trás disso um filtro para reduzir plosivas e outros ruídos indesejados. No entanto, você ainda precisará de um filtro pop externo. Como mencionamos, o USB é a única saída no corpo do microfone. Não há porta de mudo, volume ou fone de ouvido.
A qualidade de construção é adequada e representativa do Blue. Não é o mais forte que você encontrará. Mas então ele é realmente projetado para uso doméstico, onde o desgaste e as quedas potenciais devem ser limitados.
O Projeto
Blue agora chama o Snowball original de “opção de qualidade profissional”. Eles se referem ao iCE como a “opção básica de qualidade”. Essa identificação realmente não favorece o microfone mais novo e faz com que pareça muito inferior.
Afinal, o Snowball tem apenas uma cápsula condensadora extra e o pad, além de oferecer três padrões polares, não um.
É muito diferente?
Para aqueles usuários que podem querer um pouco mais de seu microfone, este é um retrocesso. Nos perguntamos por que o Snowball original não foi deixado como a opção básica, já que possui uma base de suporte ao usuário. Então eles poderiam ter adicionado a esse microfone e feito o iCE a melhor versão.
Trazer o iCE como uma versão mais barata parece um pouco de desespero porque as vendas caíram. O que podemos fazer para movimentar mais produtos? Vamos fazer uma versão barata de um microfone que já tem reputação. Esperamos que não seja o caso, pois Blue tem um lugar importante na gravação.
No entanto, ainda é um dispositivo plug and play fácil, sem drivers para instalar e uma conexão USB 2.0.
O desempenho
Então, do que esse microfone é capaz? Bem, pode dar-lhe um som razoavelmente suave e não gera muita distorção. Não há, portanto, sons ásperos e agudos.
Mencionamos anteriormente sobre o mid-range – este microfone é todo mid-range. Essa é uma ótima notícia para os vocais.
Mas é?
A curva EQ deste microfone torna a visualização bastante assustadora. Ele tira as baixas frequências e os altos e deixa você com muito pouco além de médios. Blue pode dizer que os médios são melhores e mais precisos do que o Snowball original. Eles podem estar certos, mas isso é realmente tudo o que existe. O som é fino e um pouco lanoso.
Com a melhor vontade do mundo, não podemos ver isso indo bem em algumas situações, principalmente se alguém estiver cantando. Sem aquele toque de baixo e alto, soa um pouco estranho. Isso provavelmente será bom para quem deseja skype ou facetime, ou até mesmo para jogos online.
Mas para Podcasting, dublagens e vocais? Não temos tanta certeza.
Prós e contras da bola de neve azul iCE
Prós
- Acessível.
- Uma melhoria significativa em um microfone de computador.
- Plug-and-play.
Contras
- Apenas 44,1 kHz/16 bits.
- Faltam baixas e altas, e são principalmente de frequências médias.
- O suporte do microfone não permite um posicionamento perfeito.
Mais ótimas opções de microfone
Procurando por algumas excelentes opções de microfone para fins específicos?
Se sim, confira nossas análises dos Melhores Microfones para Gravar Vocais de Rap, os Melhores Microfones Condensadores, os Melhores Microfones Vocais, Melhores Microfones para Gravação de Guitarra Elétrica, os Melhores Microfones para Youtube, os Melhores Microfones IOS, os Melhores Microfones USB ou o Melhores Microfones Dinâmicos atualmente no mercado.
Se você é fã da Blue, também pode curtir nossa análise da Blue Baby Bottle.
O que pensamos?
Blue anunciou este microfone como sendo melhor que o microfone do seu computador. Seria muito difícil ser pior, não é? Sim, tem a confiabilidade da Blue. Sim, tem uma qualidade de construção decente e é fácil de configurar, e sim, é barato. Mas são as únicas recomendações que podemos dar.
Perdeu o caminho…
Sempre apreciamos os esforços da Blue em ser diferente e produzir um microfone de qualidade decente, não alta, a um preço razoável. Mas com isso, eles parecem ter se perdido um pouco.
Um microfone precisa produzir um som tão bom quanto possível. Este microfone sem nenhuma frequência superior ou inferior é simplesmente sem vida e muito maçante. Não podemos ver o ponto de lançar um microfone que não tenha um desempenho tão bom e tenha menos recursos que seu antecessor.
Ir para a qualidade…
A única razão é o custo para o usuário. Mas os microfones de Blue não quebram o banco em primeiro lugar. Não podemos realmente ver nenhuma razão pela qual você não gastaria um pouco mais e obteria a “opção de qualidade profissional”, como Blue descreve o original. Você pode argumentar que é metade do preço. Em alguns lugares, é. Mas o Snowball não é tão caro em primeiro lugar.
Se você quer apenas um microfone barato que não faça muito, e você não está contando com uma reprodução de som decente, será suficiente. Se você está procurando um pouco de qualidade, talvez o Snowball original seja mais adequado para você.
Feliz gravação.