>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Os 10 melhores microfones condensadores para uma aparência suave 2022 Comentários


Se você está procurando a resposta de frequência mais ampla, menos ruído e o melhor som geral, os melhores microfones condensadores são o que você deseja. É a escolha dos profissionais de gravação para cantores, instrumentos solo e voz falada.
Mas quais são os melhores microfones condensadores para você?
Em grande medida, isso depende da aplicação e do seu orçamento e gosto pessoal. Existem centenas de excelentes microfones condensadores para escolher, e a desconcertante lista de especificações técnicas pode dificultar a escolha. Estamos aqui para te ajudar nessa escolha!

Então, primeiro, vamos revisar alguns detalhes técnicos…

O que é um microfone condensador?


O coração dos melhores microfones condensadores (a cápsula) é essencialmente um capacitor, “condensador” sendo o termo original. É composto por duas placas paralelas bem próximas umas das outras. Uma placa traseira sólida estacionária é feita de latão ou outro metal. O diafragma é a placa frontal móvel, idealmente Mylar dourado ou folha de alumínio fina.

Esvaziou?


Na fabricação de microfones, “sputtering” é o processo de vaporização de metal para revestir o diafragma com um filme extremamente fino. O ouro é preferido porque é um condutor elétrico ideal.

Uma carga elétrica é aplicada entre o diafragma e a placa traseira para formar um capacitor. O diafragma se move em reação às variações de pressão sonora, alterando a capacitância. Um pré-amplificador converte a capacitância em uma tensão variável.


Sensível e silencioso


Os microfones condensadores têm uma excelente resposta de alta frequência, tipicamente plana de 20 Hz a 20 kHz. Eles também são muito sensíveis a variações de pressão, ideais para vocais e instrumentos mas não para microfonação extremamente próxima. E eles são silenciosos porque não têm bobinas eletromagnéticas para captar o zumbido.

Ao contrário dos microfones dinâmicos, todos os modelos de condensador requerem alimentação externa . Alguns incluem uma fonte de alimentação externa, enquanto outros podem ser “alimentados por fantasma” através do cabo do console de mixagem ou interface de áudio.

Mas eles não são perfeitos


Os microfones condensadores são relativamente frágeis. Embora eles possam lidar com altos níveis de som, os microfones dinâmicos são preferidos no palco, onde acidentes podem acontecer.

Eles também são significativamente mais caros. Os melhores microfones condensadores já custaram o equivalente a milhares de dólares. Felizmente, muitos fabricantes líderes reprojetaram seus designs clássicos para colocá-los ao alcance dos estúdios de projeto.

Vamos agora examinar alguns recursos dos microfones condensadores mais de perto.

Diafragma Grande versus Diafragma Pequeno


Os diafragmas de condensador pequenos têm normalmente menos de cerca de 25 mm (1 polegada) de diâmetro. A caixa do microfone geralmente tem um formato de lápis e é "endereço superior" (o captador de som primário está no topo). Um diafragma menor tem massa menor, produzindo transientes mais limpos e melhor resposta de alta frequência. No entanto, eles são menos sensíveis, então eles têm uma relação sinal-ruído (S/N) mais baixa.

Esses microfones podem ser portáteis ou montados em um suporte. Eles são normalmente usados ​​para piano, violão, cordas, bateria e pratos . Em pares combinados, eles são ideais para microfones aéreos ou de sala de bateria, orquestras ou coros .

Maior e mais pesado


Diafragmas de condensador grandes são geralmente de 1 polegada ou mais. Microfones com diafragmas grandes são fisicamente maiores e mais pesados, e quase sempre são “side-address”. A massa do diafragma mais alta equivale a uma frequência de ressonância mais baixa, normalmente adicionando algum reforço de graves, mas reduzindo a alta frequência e a resposta transitória.

Ele também se move mais em resposta às ondas sonoras, criando um sinal de áudio mais forte. Isso os torna mais sensíveis, com uma relação S/R mais alta.

Uma desvantagem dos microfones de diafragma grande e de endereço lateral é que suas grades maiores permitem que comprimentos de onda curtos saltem dentro do invólucro. Se não for amortecido adequadamente, isso pode causar uma resposta errática de alta frequência. E por serem mais pesados, geralmente são suspensos em um suporte de choque em um suporte de microfone robusto ou em um suporte de mesa. Eles são a escolha preferida para vocais e instrumentos acústicos solo .

Analógico x Digital


Todos os microfones são dispositivos essencialmente analógicos, convertendo ondas sonoras em sinais elétricos. No entanto, alguns microfones possuem conversores analógico-digitais (ADCs) integrados para emitir um sinal digital, geralmente por meio de uma interface USB. Em teoria, qualquer microfone pode se tornar “digital” adicionando um ADC antes da saída.

Os microfones digitais são fáceis de usar com computadores, geralmente plug-and-play sem necessidade de software de driver. Nenhum ADC externo é necessário. Eles geralmente incluem monitoramento de fone de ouvido com latência zero. E digitalizar o sinal próximo ao microfone pode reduzir a interferência eletromagnética. Eles são uma solução eficaz para podcasting ou outros aplicativos de microfone solo.
No lado negativo…
Um microfone digital geralmente só pode ser usado sozinho, porque o computador o vê como uma interface de áudio. E eles não podem ser facilmente conectados a equipamentos analógicos. Por essas razões, os microfones analógicos ainda são a norma, mesmo para gravação digital.

Padrões polares


A maioria dos microfones capta sons vindos de diferentes direções de forma desigual. As folhas de especificações do microfone geralmente incluem um “gráfico polar”, ilustrando a sensibilidade aos sons vindos de todos os lugares. Esta resposta varia um pouco de acordo com a frequência.

De longe, o padrão polar mais comum para microfones vocais e de instrumentos é o padrão “cardióide”, assim chamado porque se assemelha a um formato de coração. Os microfones cardioides são muito mais sensíveis aos sons na frente do que nas laterais e atrás. Microfones de diafragma pequeno são quase sempre cardióides.

Alguns microfones de diafragma grande têm várias cápsulas para fornecer padrões de captação adicionais. Variações do desenho do padrão cardióide incluem semicardióide, supercardióide e hipercardióide, com maior rejeição de sons laterais. Outros padrões comuns incluem omnidirecional e figura-8.

Resposta de Frequência


A resposta de frequência é o intervalo de frequências, em hertz (Hz) ou kilohertz (kHz), ao qual um microfone é sensível. Para ser útil, isso deve ser qualificado por uma variação em decibéis (dB), por exemplo:20 Hz – 20 kHz +/- 3 dB. Na realidade, muitos fabricantes de microfones fornecem apenas a faixa geral, portanto, um gráfico de resposta de frequência pode ser valioso.

Microfones condensadores profissionais geralmente reivindicam uma resposta de 20 Hz – 20 kHz, a menos que especificamente indicado de outra forma. Alguns têm quedas ou picos dentro dessa faixa que lhes dão uma assinatura sonora única.


Nível Máximo de Pressão Sonora


Nível máximo de pressão sonora (SPL ) é o som mais alto que um microfone pode suportar sem distorção ou danos graves. Este valor é expresso em dB. Os microfones condensadores têm valores máximos de SPL de cerca de 120 – 150 dB.

Sensibilidade


A sensibilidade de um microfone é uma medida de sua saída em relação a um nível de pressão sonora padrão (SPL). Geralmente é especificado em decibéis em relação à saída de 1 volt (dBV). É calculado com um tom senoidal de 1 kHz em um SPL de 94 dB ou 1 pascal (Pa). O resultado é sempre um número negativo, portanto, quanto mais próximo de zero, mais sensível é o microfone. Às vezes, esse valor é expresso em milivolts por pascal (mV/Pa), mas fizemos a conversão aqui.

Um microfone com maior sensibilidade pode captar sons mais baixos. Isso pode ou não ser uma coisa boa, dependendo da situação.

Sinal e ruído


Existem duas medidas padrão para o ruído do microfone. O primeiro é chamado de “ruído próprio ”, “nível de ruído equivalente” ou simplesmente “ruído”. Esta é a quantidade de assobios e outros sons aleatórios criados pelo próprio circuito do microfone e, em última análise, determina o som mais silencioso que pode ser gravado com clareza.

É medido em decibéis com uma ponderação “A” para corresponder à sensibilidade do ouvido, abreviado dBA. A maioria dos microfones condensadores tem um ruído muito baixo, de 5 a 20 dBA, para que você possa capturar as nuances mais suaves de um som.

A outra especificação comumente encontrada é a relação sinal-ruído (S/N). Esta é simplesmente a proporção de um SPL de 94 dB (1 Pascal, lembra?) para o nível de ruído próprio. S/N não é o mesmo que faixa dinâmica, que é sempre muito mais alta.

A seguir, temos alguns outros detalhes que você deve considerar ao comprar:

Pastilhas e interruptores


Muitos microfones têm interruptores no corpo para modificar seu comportamento. Um atenuador ou pad reduz a sensibilidade em 10 ou 20 dB para que você possa gravar uma fonte de SPL mais alto. Um filtro de graves (passa-altas) corta a resposta dos graves para reduzir o ruído ou o som “tubby” de alguém muito próximo ao microfone.

Filtros de graves geralmente têm uma inclinação de 6 ou 18 dB oitava em torno de 80 a 150 Hz. Alguns microfones oferecem várias opções de filtro.

O que há na caixa?


Para usar e proteger seu microfone condensador, você precisa de alguns extras. Obviamente, você precisará de um cabo com conectores XLR ou USB e um estojo ou bolsa para armazená-lo e transportá-lo.

Outros acessórios que você provavelmente precisará se não estiverem incluídos são um suporte giratório de suporte de microfone, um pára-brisas e um filtro pop. Para um microfone de diafragma grande, você também precisará de uma montagem antichoque de alta qualidade. E uma fonte de alimentação separada é necessária se o seu mixer não fornecer alimentação fantasma.

E por último, mas não menos importante…

Preço:valor versus prestígio


Os microfones clássicos de marcas famosas desfrutam de um status especial nos estúdios. Músicos que conhecem um estúdio apreciam ser gravados com seu microfone mais famoso e caro. Felizmente, muitas das marcas líderes reprojetaram seus melhores modelos, produzindo microfones com quase o mesmo desempenho por um custo menor.

Dependendo do seu envolvimento específico no negócio de gravação, considere ter pelo menos alguns microfones premium para ocasiões especiais. Em seguida, complete sua coleção com microfones condensadores de fabricantes que oferecem alto desempenho sem destruir o orçamento do seu equipamento.

Então, aqui está nossa seleção de microfones condensadores para você considerar…


Os 10 melhores microfones condensadores em avaliações de 2022

  1. Microfone condensador cardioide MXL Mics 770
  2. Microfone Audio-Technica AT2020 Cardioid Condenser Studio XLR
  3. Microfone USB Yeti Azul, 3 cápsulas condensadoras
  4. Pacote de microfone condensador cardioide do kit Rode NT1
  5. Microfone para instrumento condensador cardioide SM81-LC da Shure
  6. sE Electronics SE2200 Microfone Condensador de Diafragma Grande
  7. Microfone condensador profissional de diafragma grande AKG Pro Audio C214
  8. Microfone condensador de tubo de cápsula grande multipadrão Avantone CV-12
  9. Microfone condensador cardioide de tubo premium Rode NTK
  10. Conjunto de estúdio de microfone condensador cardioide preto Neumann TLM 102

1 Microfone condensador cardioide MXL Mics 770


O MXL 770 é um microfone condensador cardióide acessível e versátil com um diafragma grande de 22 mm (0,87 polegadas), pré-amplificador FET de alta qualidade e saída balanceada sem transformador. Ele pode lidar com um SPL máximo de 137 dB com sua chave de atenuação de -10 dB ativada.

Sua resposta de frequência publicada é de 30 a 20 kHz, mas é de apenas -4 dB a 20 Hz. Há um pico de até 10 dB de 8 a 12 kHz, fornecendo o que o MXL chama de “claridade extra”. Um interruptor desliga o baixo 6 dB por oitava a 150 Hz. S/N é um respeitável 74 dB, e ruído próprio é 20 dBA. A sensibilidade é de -36,2 dBV.

O MXL 770 inclui uma montagem antichoque e um estojo de transporte moldado com espuma. Também está disponível em um pacote que inclui adicionalmente um cabo XLR de 10 pés e pára-brisas.




Prós
  • Resposta brilhante de alta qualidade.
  • Muito acessível.



Contras
  • Apenas padrão cardioide.
  • Piso de ruído mais alto do que muitos outros microfones condensadores.


2 Microfone Audio-Technica AT2020 Cardioid Condenser Studio XLR


O Audio-Technica AT2020 é um microfone cardióide de endereço lateral ideal para estúdios de projeto, onde alta qualidade e baixo custo precisam ser equilibrados. Seu diafragma de baixa massa fornece resposta de frequência estendida e resposta transitória superior.

Tem uma resposta de frequência muito plana. A relação S/R é de 74 dB e o ruído é de 20 dBA. A sensibilidade é de -37 dBV. Com um SPL máximo de 144 dB e uma faixa dinâmica de 124 dB, ele pode lidar com qualquer trabalho, desde os vocais mais suaves até a bateria ou um amplificador de guitarra a curta distância. Não há interruptores de atenuação ou filtro de graves.

O AT2020 vem em uma bolsa macia com zíper e inclui um suporte giratório e rosqueado. É relativamente leve em 12,2 onças (345 gramas). Também está disponível o AT2020 Streaming/Podcastick Pack , que inclui um braço de lança ajustável e fones de ouvido de monitoramento. A Audio-Technica também vende o Microfone USB Cardioide AT2020USB+ .



Prós
  • Excelente resposta de frequência.
  • SPL máximo alto.
  • Excelente valor.



Contras
  • Sem opções de atenuação ou redução de graves.
  • Sem estojo rígido.


3 Blue Yeti Mic USB, 3 cápsulas condensadoras


O microfone USB Yeti da Blue foi projetado para fazer gravações com qualidade profissional diretamente no seu computador com um mínimo de configuração. Montado em seu próprio suporte giratório, ele se encaixa facilmente em sua área de trabalho. Está disponível em uma ampla variedade de cores metálicas, incluindo prata, platina, cobre asteca, cinza lunar e azul meia-noite.

Três cápsulas de 0,55 polegadas (14 mm) fornecem quatro padrões:cardioide, omnidirecional, figura 8 e estéreo. O Yeti inclui um ADC de 48 kHz/16 bits de alta qualidade, amplificador de fone de ouvido embutido para monitoramento de latência zero. E possui controles para seleção de padrão, ganho, mudo e volume do fone de ouvido.
Mas soa bem?
Em uma palavra, sim! A resposta de frequência tem uma queda de 3 dB em torno de 3 kHz e um suave roll-off de alta qualidade acima de 10 kHz. S/N é um notável 100 dB.

O Yeti é compatível com Windows XP ou posterior e Macintosh OS X 10.4.11 ou superior, com um mínimo de 64 MB de RAM. Não há drivers para instalar; basta conectá-lo à porta USB do seu computador usando o cabo incluído, calibrá-lo para o seu sistema operacional e você está pronto para começar.

É pesado, um total de 2,2 libras (1 kg). Mas como é um microfone de mesa, o peso extra o torna mais estável. Yeti é apoiado por uma garantia limitada de 2 anos.



Prós
  • Ideal para uso com um computador.
  • Vários padrões de captação.
  • Ruído muito baixo.



Contras
  • Sem filtro de graves.
  • Não projetado para uso geral de microfone analógico.


4 Pacote de microfone condensador cardioide do kit Rode NT1


O Rode NT1 é um novo modelo que se assemelha ao antigo NT1-A, mas foi completamente redesenhado internamente. É usinado em alumínio, niquelado para resistência à corrosão e revestido em uma camada de cerâmica de nível militar. A cápsula cardióide com diafragma de 1 polegada (25 mm) é suspensa dentro do estojo do microfone usando o sistema Lyre da Rycote, que reduz significativamente as vibrações.

A resposta de frequência do NT1 é muito plana. Também é extremamente silencioso, com ruído próprio de apenas 4,5 dBA e S/N de 90 dB. Isso o torna o microfone mais silencioso analisado aqui. Ele pode lidar com um SPL máximo de 132 dB.
O que está na caixa?
O Kit NT1 inclui o microfone NT1 e o suporte de suspensão SMR da Rode que inclui um filtro pop removível. Também está incluído um saco de transporte de pano e um cabo XLR. Este kit também está disponível como um par combinado para sobrecarga de bateria, mic'ing de sala e muitos outros usos.

O NT1 foi projetado e fabricado na Austrália e coberto por uma garantia total de dez anos.



Prós
  • Diafragma grande.
  • Muito tranquilo.



Contras
  • Sem interruptores de atenuação ou corte de graves.
  • Sem estojo rígido.


5 Microfone para instrumento condensador cardioide Shure SM81-LC


O Shure SM81 é um microfone condensador cardioide de diafragma pequeno de alta qualidade feito de aço revestido de vinil. Goza de uso popular no estúdio e no palco para violão e outros instrumentos, ou em pares combinados para overheads de bateria.
Plana como uma panqueca…
Tem uma resposta de frequência excepcionalmente plana. Um interruptor de três posições permite ajustar a resposta de baixa frequência para ser plana, -6 dB por oitava abaixo de 100 Hz, ou -18 dB abaixo de 80 Hz. A sensibilidade é de -45 dBV, típica para um microfone condensador de diafragma pequeno. O SPL máximo é de 136 dB com o pad de 10 dB ativado, o ruído próprio é de 16 dBA e o S/N é de 78 dB.

O SM81 funciona melhor com uma fonte fantasma de 48 volts, mas pode operar, com menor headroom, em apenas 11 volts. O pacote inclui um estojo rígido acolchoado com espuma, pára-brisas e suporte para microfone.



Prós
  • Resposta muito simples.
  • Leve.
  • Duas opções de filtro de graves.



Contras
  • O ruído próprio é médio.


6 sE Electronics SE2200 Microfone Condensador de Diafragma Grande


O sE2200 é a versão mais recente da empresa de seu premiado microfone condensador usado por vocalistas como Amy Winehouse . Este microfone cardióide é feito à mão na fábrica da sE Electronics Shanghai. Ele usa dois diafragmas de 1 polegada para um desempenho excepcional. O pacote inclui o shockmount Isolation Pack e o filtro pop de metal curvo.

A frequência é plana, exceto por um pico de 5 dB em torno de 13 kHz. A -23 dBV, este é um dos microfones mais sensíveis que analisamos. O ruído próprio é de 8 dBA muito baixo e o S/N é de 86 dB.

Dois filtros low-cut reduzem o ruído em 80 ou 160 Hz. E os pads de -10 e -20 dB fornecem faixa dinâmica estendida, permitindo um SPL máximo de 137 dB.



Prós
  • Dois diafragmas grandes proporcionam maior sensibilidade.
  • Filtros de corte baixo em duas frequências.
  • Muito tranquilo.



Contras
  • Apenas padrão cardioide.


7 Microfone condensador de diafragma grande profissional AKG Pro Audio C214


A AKG é um nome reverenciado em microfones de última geração há décadas. O relativamente acessível C214 é baseado em sua famosa família C414, com o mesmo visual e design icônicos. E é ideal para quase qualquer situação de gravação.

A cápsula de 1 polegada (25 mm) é montada em um sistema de suspensão interno para reduzir o ruído de passos ou vibração. A resposta de frequência é plana, com um interruptor de graves para cortar frequências abaixo de 160 Hz. A sensibilidade é de -34 dBV e um pad de -20 dB permite gravar até 156 dB SPL. O ruído é de apenas 13 dBA.
Tudo o que você poderia precisar…
O AKG 214 pode ser alimentado por 12 a 52 volts. Inclui um estojo de transporte rígido, pára-brisas e suporte de choque tipo aranha e vem com uma garantia de 3 anos. Você também pode comprar pares correspondentes de C214 para uso como despesas gerais.



Prós
  • Resposta de frequência plana.
  • Muito tranquilo.
  • Prestígio AKG a um preço atrativo.



Contras
  • Apenas padrão cardioide.
  • Especificações impressionantes, mas não tão boas quanto o C414.


8 Microfone Condensador de Tubo de Cápsula Grande Multi-Padrão Avantone CV-12


O CV-12 faz parte da série C (“Cabernet”) da Avantone Pro de microfones premium, projetados para emular a aparência e o desempenho dos melhores designs de microfones clássicos das décadas de 1950 e 60, neste caso, o C12 da AKG. Seu acabamento vermelho-vinho com acabamento e grade em níquel polido é visualmente impressionante.

O diafragma excepcionalmente grande de 1-1/4 polegada (32 mm) e um circuito de saída de tubo fornecem um tom quente e clássico e uma sensibilidade excepcional de -35 dBV. O tubo de saída russo 6072A de baixo ruído fornece um piso de ruído abaixo de 17 dBA e S/N de 78 dB.
Muitos padrões polares…
Nove padrões polares são selecionáveis ​​na fonte de alimentação incluída. A resposta de frequência normal é plana, e um interruptor corta o baixo 6 dB por oitava a 80 Hz. Com o pad de -10 dB ativado, seu SPL máximo é de 146 dB.

Incluído com o microfone CV-12 está uma fonte de alimentação com cabos, um retro shockmount, uma caixa de madeira para o próprio microfone e um estojo de alumínio acolchoado para todo o kit.



Prós
  • Nove padrões de captação.
  • Som de tubo quente.
  • Diafragma muito grande oferece excelente sensibilidade.
  • Excelente embalagem.



Contras
  • Pesado.
  • Deve ser usado com a fonte de alimentação incluída.


9 Microfone condensador cardioide de tubo premium Rode NTK


O Rode NTK é um microfone condensador cardioide de endereço lateral premium com um pré-amplificador valvulado. Apresentando um diafragma de 1 polegada (25 mm) dourado com montagem de choque interna, é ideal para vocais e instrumentos únicos.

Um circuito de saída Classe A usando um triodo duplo 6922 de baixo ruído dá ao NTK o som clássico de tubo quente preferido por muitos engenheiros de estúdio. Com um piso de ruído de 12 dBA e um SPL máximo de 158 dB, este microfone pode lidar com tudo, desde os instrumentos mais altos até o sussurro mais suave.
Ótimo para vocais e cordas…
A resposta de frequência muito plana tem um pico de 2 dB em torno de 5 kHz que aprimora sutilmente os vocais e as cordas. A sensibilidade é de -38 dBV.

O NTK vem em um estojo rígido e inclui um suporte de microfone de montagem em anel. Rode oferece uma garantia impressionante de 10 anos.




Prós
  • Som de tubo exclusivo.
  • SPL máximo muito alto.
  • Garantia de 10 anos.



Contras
  • Sem interruptores de pad ou corte de graves.
  • Fonte de alimentação não incluída.


10 Conjunto de estúdio de microfone condensador cardioide preto Neumann TLM 102


Muitos engenheiros afirmam que a Neumann produz os melhores microfones do mundo. O TLM 102 certamente não decepciona, uma opção relativamente acessível para seu irmão mais velho, o TLM 103 .

O TLM é bastante compacto, com apenas 4-9/16 polegadas (116 mm) de comprimento e pesa apenas 7,4 onças (210 gr). No entanto, seu diafragma de 1 polegada (25 mm) oferece o lendário som Neumann com resposta transiente extremamente rápida. A resposta de frequência inclui um leve aumento acima de 6 kHz para maior presença vocal. O SPL máximo é de 144 dB e o nível de ruído é de 12 dBA.
Padrão polar único…
Para alcançar um desempenho tão alto a um preço dentro do orçamento de um estúdio de projeto, a Neumann projetou o TLM 102 como um microfone somente cardioide. Mas, para ser honesto, esse é o padrão que a maioria dos engenheiros usa 90% do tempo. Eles também eliminaram os interruptores de atenuação e corte baixo. Este conjunto inclui sua montagem de choque profissional.



Prós
  • Som claro, ideal para vocais.
  • Leve.



Contras
  • Apenas cardioide.
  • Sem pad ou interruptores de corte baixo.


Mais opções de microfone excelentes


Para uma gravação completa, você precisará de mais do que apenas um ótimo microfone condensador. Então, confira nossas análises detalhadas dos Melhores Microfones para Gravação de Guitarra Elétrica, os Melhores Microfones para Gravação de Vocais de Rap, os Melhores Microfones Vocais, os Melhores Microfones XLR, os Melhores Microfones USB ou os Melhores Microfones Dinâmicos atualmente disponíveis.

Então, quais são os melhores microfones condensadores?


Se você está comprando os melhores microfones condensadores para um estúdio profissional ou doméstico, provavelmente está pensando em comprar mais de um. Se não, você deveria ser!

No entanto, se pudermos comprar apenas um microfone, nossa principal escolha deve ser o… Neumann TLM 102 .

Parece lindo, é extremamente silencioso e é um Neumann! Você vai se apaixonar por ele, e seus clientes também.

Nossa segunda compra seria o… Avantone CV-12
… porque gostaríamos de ter um microfone de tubo em nosso gabinete. Ele supera o Rode NTK, também maravilhoso, porque fornece nove padrões polares, além de interruptores de filtro de pad e baixo.
E se conseguíssemos três microfones?
Provavelmente escolheríamos o… Shure SM81
…porque precisamos de um microfone de diafragma pequeno, e este está repleto de recursos.

Para ser honesto, gostaríamos muito de possuir pelo menos um de cada microfone analisado aqui. Todos têm um desempenho excepcional e cada um tem algo único a oferecer. Estamos confiantes de que você ficará satisfeito, não importa qual(is) você escolher.

Feliz gravação.