Os microfones AKG são conhecidos por serem uma força líder no mundo do design e fabricação de microfones. Eles também são amplamente aceitos como a força motriz por trás de muitos aprimoramentos técnicos que ocorreram. Mas, antes de chegarmos ao nosso AKG Perception 220 Review…
Vejamos um pouco da história…
Fundada em Viena em 1947, estava originalmente envolvida no fornecimento de equipamento técnico para cinemas para projetores de filmes e alto-falantes. Eles alcançaram o reconhecimento internacional em 1953 ao desenvolver o primeiro microfone dinâmico cardioide. A partir de então, os produtos da AKG passaram a ser vistos nos melhores estúdios de gravação do mundo. Eles continuaram a crescer e, em 1985, estabeleceram uma subsidiária nos EUA com sede na Califórnia.
Em 1994, eles foram comprados pela Harman Industries. Isso foi parte do que parecia ser uma tentativa da Harman de comprar qualquer negócio relacionado à música que se movesse. Após quase 70 anos de sede na Áustria, a empresa fechou sua sede em Viena. A maior parte da linha de produtos AKG agora é fabricada nas fábricas da Harman no exterior.
Adeus Viena, olá China!
A Harman possui quatro centros de pesquisa na China, além de duas fábricas chinesas. Harman são de propriedade da Samsung.
No entanto, muitos anos de excelência na fabricação de microfones colocaram a AKG em uma posição de líder de mercado em qualidade. Então, vamos dar uma olhada em um de seus microfones com este AKG Perception 220 Review…
Visão geral
A AKG não só produz microfones de alta qualidade, mas também produz o que você pode chamar de microfones acessíveis. Eles têm uma posição forte na faixa de microfones condensadores, e o P220 é um desses produtos. O microfone de estúdio profissional AKG Perception 220 foi projetado e construído para permitir que aqueles com um orçamento mais baixo experimentem a qualidade AKG.
É um microfone de diafragma grande. 'Grande' significa que a membrana ou diafragma tem mais de uma polegada de diâmetro. Menos de meia polegada é referido como um pequeno diafragma. Esta descrição se aplica apenas a microfones condensadores.
Existem diferenças em como um microfone de diafragma grande pode ser usado?
Esses microfones são mais adequados para vocais e palavras faladas. Eles também são usados para gravar instrumentos individuais. Os microfones condensadores podem ser um pouco sensíveis demais e, portanto, um filtro pop será necessário para gravar vocais. Não é um “pônei de um truque” e pode ser usado em uma variedade de situações, como veremos.
A AKG trouxe a série Perception 200 ao mercado pela primeira vez em 2005. Desde então, eles provaram ser um grande sucesso. Este microfone oferece desempenho e qualidade de som AKG a um preço muito econômico. Como um microfone condensador com fio, eles devem ser considerados um dos melhores em sua faixa de preço e até além.
A construção
O P220 tem uma sensação tipicamente robusta e forte comum à maioria dos microfones AKG e pesa 1,25 libras. Um chassi resistente de metal fundido armazena o condensador. Resistente o suficiente para suportar o uso em um negócio diário sem problemas. Com acabamento em preto fosco, tem uma aparência muito limpa, discreta e minimalista.
A única variante no design de cores é a coloração champanhe dada à grade. Como dissemos anteriormente, este microfone não é um 'pônei de um truque.' Devido à sua qualidade de construção, não é apenas adequado para trabalho em estúdio, mas também para trabalho em palco ao vivo. E é difícil o suficiente para levar alguns golpes.
No entanto, não é um observador…
Um design resistente, mas descontraído, é tudo o que você obtém visualmente com este microfone, além do logotipo da AKG. Ele foi projetado para funcionar e não para ficar ótimo.
Ele vem com sua montagem de choque de aranha. Fabricado na China, a construção do AKG Perception 220 é excelente e parece o verdadeiro negócio em suas mãos.
Os recursos
Como você pode esperar de um design AKG, existem alguns bons recursos integrados. Tem uma boa resposta de frequência de 20Hz a 20kHz. Façamos uma breve pausa e consideremos o que isso significa.
Você vai escolher um microfone para gravar apenas vocais?
Nesse caso, você pode estar olhando para uma resposta de frequência em algum lugar entre 80Hz a 15kHz. Essa seria uma resposta decente para um microfone para vocais de estúdio:não a melhor, mas mais do que adequada. O AKG Perception 220 é isso e muito mais.
No entanto, se você quiser estender o alcance para acomodar a bateria de gravação, talvez seja necessário diminuir. Talvez até aproximadamente 50Hz. Para um bumbo, é claro, você precisará de uma extremidade inferior ainda mais baixa. Possivelmente abaixo de 30 ou até 20Hz se você quiser uma ressonância profunda. A partir disso, podemos ver que o AKG Perception 220 se encaixa no projeto.
Sem suor em altos níveis de volume…
O design acomodará um alto SPL (Nível de Pressão Sonora) de 155dB com seu pad de atenuação de -20dB selecionável. Qualquer estrondo ou ruído externo indesejado é eliminado por um filtro de corte de graves. O conector XLR de 3 pinos é banhado a ouro para garantir uma conexão de qualidade que durará. Como mencionamos anteriormente, ele possui uma montagem antichoque com design de aranha e também possui uma caixa de metal acolchoada de alumínio resistente.
Podemos encontrar algo que não gostamos?
Na verdade, não. O próximo microfone AKG na faixa do P420 possui um diafragma duplo. Essa é uma das poucas diferenças para o 220. Isso dá três padrões polares diferentes. O P220, sendo um diafragma único, possui apenas um, cardióide. Mas, sejamos honestos, mais de 90% do que você provavelmente usará este microfone, como vocais, instrumentos acústicos, metais, sopros, overheads, etc., usará o padrão polar cardióide de qualquer maneira. Portanto, não há grande perda lá.
O P420 é um microfone muito mais caro, então talvez seja uma comparação injusta, mas se você quiser experimentar técnicas de microfone mais experimentais, vale a pena investir nele.
Tal como acontece com todos os condensadores, este microfone precisa de 48v Phantom power
O desempenho
Como já sugerimos, este é um microfone com uma multiplicidade de usos. Achamos que provavelmente é feito essencialmente para uso em estúdio, mas seu escopo é mais amplo do que isso. No estúdio, obviamente é ótimo para vocais, instrumentos de sopro e até violão. Uma variedade de outros instrumentos estão dentro de seu alcance para produzir uma ótima reprodução de som.
Mas este é um microfone condensador e, na maioria dos casos, eles produzirão um som melhor do que um microfone dinâmico. Eles são mais claros e têm um som mais completo e, portanto, são bons para a apresentação ao vivo.
Com a forma do seu coração, mas ao contrário...
Sendo cardióide, o microfone capta sua fonte sonora, que vem pela frente. Ele é limitado ao som externo dos lados e não ouve o som por trás dele. Outra razão que funciona bem para apresentações ao vivo. Os microfones de palco também precisam ser resistentes, e certamente é isso.
No entanto, não é o tipo de design que ficaria particularmente bom se formos honestos. Mas em um stand, parece a parte. Então não há vocais ao vivo, a menos que o cantor sempre deixe o microfone em seu suporte. Mas um par deles é uma excelente opção para microfones suspensos com preços razoáveis.
Franja e quentinha...
Seu desempenho é aprimorado por alguns de seus recursos. The bass-cut filter and -20dB pad and an SPL of up to 155Db make it great for excessively loud sound sources. And it delivers a vocal reproduction that is crisp but warm.
It is what we might call a ‘workhorse’ of a microphone. Tough and reliable with a lot built in to make the results and performance outstanding.
Further Reading
If you’ve enjoyed this article, then please check out our in-depth reviews of the Best Vocal Mics, the Best Microphones Recording Electric Guitar, the Best Dynamic Microphones, and the Best USB Microphones currently available.
You may also be interested in our reviews of the Best Microphone Preamps currently available on the market.
AKG Perception 220 Pros &Cons
Prós
- Quality construction.
- Good sounds.
- Wide frequency response.
- Very High SPL threshold.
- Rugged and can be used on stage.
- Very affordable price considering the quality.
Contras
- Not the best looking mic ever.
- Only has a Cardioid polar pattern.
- No microphone cable is included.
Conclusion
What do we think?
There is no doubt that this is a quality microphone, produced by one of the great manufacturers. For years AKG has been manufacturing quality, and this is just another example. The AKG perception 220 gives you something that is quite rare today. Absolute quality at an affordable price.
It is a mic that has been designed to work in the studio, as we have said, and in that environment, it excels. But it has many potential uses, and for this reason, it is one of the best and most respected condenser microphones in its price range.
Fantastic value for money…
On the subject of the price, it falls into a category that makes it a stand out purchase. For AKG quality, you are getting an awful lot of mic for your money.
While conducting this AKG Perception 220 Review, we have praised the quality of the build and the performance. For the sake of balance, we should consider some things that perhaps some may feel it is lacking.
What’s not included…
There is no XLR cable supplied with it, which some may find surprising. But many mics these days do not come with the cable, meaning you have to buy it separately. But at the price of the microphone, that’s no major hardship.
What you are getting is a great microphone at a superb price. It has multiple uses, not just vocals, and is the kind of mic that most studios should have if only for its variety. We would agree that it doesn’t scale the heights of the big-budget microphones, but it is not at a big-budget price. As a great microphone that has lots of uses and produces a great sound, you won’t find better, especially at this price point.
AKG microphones are a quality product with a great tradition. The AKG Perception 220 is a part of that tradition.