>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Como gravar uma bateria com 2-3 microfones


Seja você um baterista ou engenheiro, sabendo como microfonar bateria é uma habilidade que lhe dará a admiração e possivelmente a inveja de seus colegas. Enquanto os bateristas geralmente têm uma ideia de como querem que seus kits soem, os engenheiros geralmente têm uma ideia diferente do que soará bem na mixagem. Isso pode levar a desentendimentos e muita perda de tempo no estúdio.

Entre em um compromisso – usando um número limitado de microfones para a bateria.

Dessa forma, o som geral do kit será muito parecido com o que o baterista ouve, mas o engenheiro ainda tem algum controle sobre os níveis durante a mixagem. Saber como gravar uma bateria com 2-3 microfones pode obter um som especial que pode ser exatamente o que você está procurando.

Por que gravar bateria com apenas 2-3 microfones?


No passado, saber gravar bateria com 2-3 microfones não era uma abordagem clássica ou minimalista. Muitas vezes é tudo o que eles tinham devido ao número limitado de faixas disponíveis em máquinas de fita de 8 ou 16 faixas! Algumas faixas clássicas foram gravadas com apenas um único microfone. Mas eles sofrem tanto de “espaço” quanto de falta de definição.

Hoje em dia, isolar cada peça do kit de bateria com o mínimo de sangramento possível pode dar a você a máxima flexibilidade ao mixar. No entanto, essa técnica pode parecer muito estéril para muitos bateristas e não captura o som único de um kit completo sendo golpeado de uma só vez.

Reduzir esse isolamento também permite obter o som da sala em que a bateria está sendo tocada. Isso pode criar uma sensação muito diferente e um som mais completo para o kit de bateria.

Mais motivos para usar menos microfones…

Outro benefício de gravar com um número limitado de microfones é que microfones e suportes podem atrapalhar. Mesmo com microfones condensadores minúsculos que se prendem em seus aros, eles ainda podem ser um perigo. Bater um microfone durante uma sessão de gravação significa começar tudo de novo. Quanto menos você usar, menor a chance de o baterista ser impedido pelos microfones.

Claro, o principal motivo por que as pessoas gravam um kit de bateria com 2-3 microfones provavelmente é financeiro. Para os criadores de estúdios caseiros e YouTubers, um conjunto de 10 a 15 microfones de bateria profissionais que custam centenas, senão milhares de dólares cada, simplesmente não está nos cartões. Então você precisará de um pré-amplificador para cada um deles, além de uma interface que possa lidar com tantas entradas analógicas, além de cabos, e a lista continua…

Claro, você pode obter alguns microfones bem baratos. Mas para a qualidade do som que você vai obter, por que se preocupar?

Faz mais sentido investir em 2-3 microfones muito bons. Além disso, eles podem ser usados ​​para outros instrumentos depois que você gravar suas faixas de bateria.

Ménage a Trois




Os franceses não sabem o que isso significa, mas ainda soa bem sexy. Se você quiser obter o som de um kit de bateria em apenas três faixas, duas belas configurações de gravação de kit de bateria padrão pode ajudá-lo a fazê-lo. Então, veja como gravar uma bateria com 2-3 microfones.

Duas despesas gerais e uma frente do kit


Esta configuração tira vantagem de uma abordagem de som surround para o kit de bateria. O microfone de bumbo frontal é normalmente configurado a cerca de 60 cm do bumbo (longe do baterista) e cerca de 1 a 1,2 m de altura. Você vai querer usar um condensador de diafragma grande, como o AKG C3000, para obter uma imagem de todo o kit.

Dos graves estrondosos do seu bumbo aos respingos e batidas brilhantes dos pratos. Este será um microfone importante em sua configuração, por isso vale a pena um investimento. Felizmente, este condensador também pode fazer dupla função como microfone vocal.

Para as duas despesas gerais…

O posicionamento padrão é tê-los em ambos os lados da cabeça do baterista, mas fora do caminho o suficiente para permitir algum movimento sonoro. Portanto, você normalmente os encontrará igualmente distantes da caixa em qualquer lugar entre dois e quatro pés acima do nível do tambor.

Geralmente, você usaria dois condensadores cardióides aqui. Algo como o moderadamente caro, mas excelente Sennheiser e914 ou Shure SM81. Se você subir para o nível profissional, também poderá conferir um par de Neuman KM184s de ponta, mas não espere sobrar muito dinheiro.

No entanto, seus dois microfones suspensos podem causar alguns problemas com a fase. Portanto, é importante tê-los espaçados de maneira muito uniforme. Meça a distância do centro da caixa até a frente de cada microfone em ambos os lados com precisão para mantê-la limpa. Eu costumo ir para cerca de 48 polegadas, mas isso pode variar dependendo do som que estou procurando.

Dois overheads e um microfone de bateria


Esta configuração é um pouco diferente. Ele se concentra menos no kit de bateria como um todo orgânico e mais em um som profundo e impulsionado pelo chute. Você ainda pode usar dois condensadores cardióides para os overheads. Embora você possa querer aumentá-los um pouco para obter mais sons frontais do seu kit, como os toms de rack.

Para um microfone de bumbo, a diferença é uma questão de gosto…

Você pode obter um ótimo microfone de bumbo versátil, como o excelente e acessível AKG D112 ou o Shure Beta 52A para oferecer ótimas frequências médias e baixas do bumbo. Se você quiser se aprofundar em um tremendo som estrondoso, pode até mudar para um Solomon LoFReQ, mas isso produzirá muitas frequências de subgraves que podem não ser para todos.

Ele pega um low-end isolado do seu bumbo, mas não ajuda você a capturar mais nada. E até perde alguns dos tons médios que um bumbo estrondoso pode ter.

O que você obtém com essa configuração é um som mais compacto, menos espaçoso e quente do que com a primeira configuração do kit frontal. A desvantagem é que você obtém um excelente controle do seu bumbo e, se é nisso que sua música ou estilo se concentra, essa abordagem pode ser uma ótima opção.

Seja criativo com sua configuração…

Especialmente em espaços de gravação grandes ou de formato incomum. Você pode usar dois overheads e um terceiro microfone no meio da sala para obter um ambiente interessante que pode ser ótimo em algumas faixas. Basta pensar no som que deseja e experimentar até poder produzi-lo.

E então havia dois…




Vamos diminuir um pouco para apenas dois microfones. Eu sei que isso parece um grande desafio, mas já foi feito antes e com bastante sucesso também. Com menos microfones, você realmente tem mais possibilidades porque você pode literalmente colocá-los em qualquer lugar e espaçá-los muito próximos ou muito distantes. Aqui estão três das configurações de gravação de bateria com dois microfones Eu gosto do melhor.

Uma frente de kit e um microfone de caixa


Nesta configuração, você pode usar a frente do microfone do kit sobre o qual falamos anteriormente como parte de um trio. O posicionamento, ainda dois pés à frente e três a quatro pés do chão, pode capturar muito do som do kit. Incluindo um forte som de bumbo que vem mesmo sem seu próprio microfone. Novamente, use um condensador de diafragma grande aqui para obter o melhor espectro de frequência.

O microfone de caixa é usado para dar a essa bateria um pouco mais de impulso e muito mais detalhes. Você pode querer acionar a caixa, para que seja ousado e orgulhoso na mistura. Ou você deseja enfatizar os detalhes do trabalho técnico da caixa, como pinceladas e rolos delicados.

De qualquer forma, esta configuração lhe dá o controle para fazê-lo. Você pode usar um microfone de clipe dinâmico cardióide aqui para um som mais brilhante, algo como o Sennheiser E604.

Um bumbo e um microfone de posição de baterista


Para algo completamente diferente, você pode misturar a posição de um baterista ou o microfone de perspectiva do baterista com um microfone de bumbo. Ter um condensador cardióide atrás e perto da cabeça do baterista capta muito do ataque que o baterista normalmente ouve. Em outras palavras, o baterista ficará feliz! Você obtém detalhes aqui, mas perde o boom do baixo.

É por isso que seu segundo microfone estaria no bumbo. Dessa forma, você pode obter uma mistura de som bastante natural de todo o kit. Além disso, aumente os graves para torná-lo um som maior e mais completo.

Um microfone suspenso e um microfone de posição de baterista (técnica de Glyn Johns)


Glyn Johns é lendário por obter o som incrível da bateria do Led Zepplin. Ok, Bonzo teve um pouco a ver com isso também. Mas Glyn Johns veio com essa ótima técnica de gravação de microfone de bateria por acidente, e soou muito bem.

O primeiro microfone é colocado na perspectiva do baterista, mais ou menos na altura e um pouco acima da cabeça do baterista. Isso dá um bom som geral e muito ataque, que discuti anteriormente. Mas você perde no bumbo e às vezes na caixa também.

Então, Glyn Johns usou um segundo microfone suspenso posicionado além do surdo e apontando para a caixa e a cabeça do bumbo. Usando um par de condensadores cardióides para ambas as posições, você pode obter mais controle sobre a combinação caixa-baixo no som geral. Tente manter os dois microfones a uma distância igual da caixa para que fique no centro da sua mixagem.

Precisa de um ótimo microfone ou bateria incrível?


Então, temos as análises de que você precisa, então confira nossas análises detalhadas sobre os melhores microfones de caixa, o melhor microfone de bumbo, os melhores microfones XLR, os melhores microfones Shure, os melhores microfones dinâmicos e os melhores microfones condensadores abaixo de US$ 200 e os melhores pré-amplificadores de microfone para gravação doméstica que você pode comprar em 2022.

Você também pode desfrutar de nossas análises abrangentes das melhores tarolas, os melhores conjuntos de bateria de jazz, os melhores kits de bateria portátil, o melhor conjunto de bateria para iniciantes, os melhores conjuntos de bateria eletrônica para iniciantes baratos abaixo de US$ 500, as melhores baquetas e os melhores tronos de bateria atualmente no mercado.

Como gravar uma bateria com 2-3 microfones – Considerações finais


Esta foi uma visão geral básica sobre a gravação de uma bateria com 2-3 microfones . Analisamos algumas das configurações mais usadas, incluindo as posições dos microfones e os tipos de microfones usados. Isso deve lhe dar ideias sobre como você pode controlar e manipular o som da bateria para obter a qualidade de mixagem que você está procurando.

Com um pequeno conjunto de dois ou três microfones de bateria de qualidade relativamente alta e um espaço decente, você pode obter alguns resultados profissionais. Então boa sorte e aproveite para experimentar e encontrar o som que você está procurando!

Até a próxima, deixe a batida continuar.