Os microfones percorreram um longo caminho desde sua invenção em 1876. Foi uma jornada interessante que viu desenvolvimentos e mudanças incríveis. As mudanças trazidas pela demanda a qualquer momento. Esta revisão da Audio-Technica AT2005USB é um exemplo de onde estamos agora.
Estamos todos familiarizados com os grandes microfones de estúdio. Neumann, AKG, Sennheiser e Shure. Todos eles foram projetados principalmente para o estúdio de gravação. Mas nos últimos anos, houve o surgimento de DAWs, podcasts e afins. A necessidade de poder usar um microfone diretamente com um computador havia chegado.
Design orientado pela demanda… Todos os microfones de qualidade real tinham conexões XLR. Agora precisávamos de microfones com conexões USB. A tecnologia emergente levou a outra mudança de design a ser considerada. Não demorou muito para eles chegarem.
Mas quantos existem com um design que engloba conexões XLR e USB? Isso abre uma gama de opções de uso e tudo a partir de apenas um microfone. É onde estamos agora. O AT2005USB. Um microfone que tem as duas opções.
Mas antes de darmos uma olhada, quem é a Audio-Technica?
Técnica de áudio
Para alguns, eles são uma empresa que voa sob o radar, o que é um pouco lamentável. Dizemos que é lamentável porque a qualidade de alguns de seus produtos é excelente. Os microfones são apenas um exemplo.
Fundada em 1962 em Tóquio, eles se tornaram um respeitado fabricante de microfones, fones de ouvido, toca-discos e uma variedade de outros produtos relacionados à música. No entanto, você não os encontrará em nenhuma lista dos vinte melhores microfones de estúdio. Embora o microfone condensador AT2020 Cardioid Studio XLR seja reconhecido como um microfone de estúdio muito bom.
Onde você os encontrará está na lista dos melhores microfones abaixo de US$ 100 ou US$ 200. Porque é isso que eles fazem. Produza uma boa qualidade que todos possam pagar. A Audio-Technica AT2005USB é um bom exemplo, então do que se trata?
Audio-Technica AT2005USB – Visão geral
Mencionamos o AT2020, e o AT2005 é construído sobre essa herança. Pode-se dizer que é um microfone real para todos os fins. Atuando em um bom nível no estúdio, no palco e no campo.
É bem feito, por isso poderá levar alguns golpes, se necessário, e oferece duas saídas. Ele será conectado tanto ao sistema de som do seu palco quanto ao USB do seu computador. E se encaixa perfeitamente com o software de gravação que você usa.
O que você tem então é um microfone multifuncional. Home studio, podcasting, transmissões externas, gravação de vocais ou instrumentos e apresentações ao vivo. Tudo é possível com este microfone. Se você quer ou precisa de um microfone de mão que pode fazer tudo, diga olá para o AT2005USB. Então, vamos dar uma olhada mais de perto…
A construção
Se você vai construir um microfone que pode lidar com todos os ambientes, então ele tem que ser bem construído. Este microfone foi projetado para isso com seu invólucro todo em metal. Ele foi projetado para sair direto da caixa. E como já dissemos, tem tanto
XLR quanto USB conexões com cabos incluídos.
Saída de fone de ouvido… Há um fone de ouvido embutido que permite monitorar diretamente do microfone. Ele tem um volume ajustável localizado com o soquete na parte inferior do microfone. No corpo do microfone há um interruptor liga e desliga.
Está incluído um suporte de tripé resistente com um clipe de microfone. Portanto, você pode colocar o microfone especificamente para gravação ou usá-lo como um dispositivo portátil. Ele pesa apenas
um quilo , por isso é fácil de segurar e transportar.
O Projeto
O Audio-Technica AT2005USB é um
unidirecional dinâmico microfone com um padrão de captação cardióide. Esse padrão é o mais utilizado em estúdios e também em broadcasting. Tem a vantagem de excluir quaisquer sons indesejados da parte traseira e da maioria dos lados do microfone. Isso permite que o microfone colete o som da fonte de destino colocada na frente dele.
Alguns números… A faixa de frequência é um respeitável 50Hz - 15kHz. Esse é um nível de alta frequência razoavelmente satisfatório. Mas os baixos possivelmente não são profundos o suficiente, e você pode perder qualquer frequência de baixo muito baixa. Dito isto, este não é realmente o microfone para esse tipo de gravação. Especialmente para voz, a faixa de frequência é perfeitamente aceitável.
A amostra e a taxa de bits chegam a 24 bits/48kHz. Mais uma vez, temos que dizer que não é espetacular, mas adequado. Certamente, um passo à frente dos 16 bits que você às vezes encontra.
O AT2005USB oferece um bom
conversor analógico para digital que lhe dá uma excelente fidelidade. É compatível com Mac e PC.
Onde é melhor usado?
Já mencionamos que este microfone é ideal para uma variedade de tarefas em diferentes ambientes. Seu
padrão cardióide significa que ele será excelente na gravação de um vocal em um estúdio doméstico e até será bom para alguns instrumentos. Embora, como já apontamos, não seja adequado para baixo.
Para entrevistas e podcasts, ele pode ser portátil ou você pode usar o tripé e o clipe de microfone incluídos. Para gravar no local, você provavelmente o usará como um microfone de mão. Esses são todos os cenários em que você pode usar a conexão USB para entrar diretamente em um computador.
Para outros trabalhos de estúdio ou conexões de performance ao vivo com um PA, você provavelmente usará o XLR.
Versatilidade é o nome do jogo com este microfone.
O desempenho
Para o que é essencialmente um microfone econômico e econômico, o desempenho é muito bom. Já mencionamos a variedade de opções do usuário, e ele funciona muito bem em todas elas.
O diafragma é de baixa massa, o que proporciona uma boa resposta de frequência suave. Dito isto, ele se presta mais a podcasts e entrevistas do que a alguns aplicativos. Em um ambiente de estúdio, os vocais ficarão bem. Mas qualquer coisa que exija alguma profundidade pode ter um pouco de dificuldade.
Como é o caso de muitos produtos que têm uma variedade de usos, ele tende a ser mestre em nenhum. Mas o preço torna o desempenho mais do que aceitável se você não estiver esperando muito.
Os Extras
Para ter certeza de que este é um microfone 'direto da caixa e pronto', a Audio-Technica forneceu alguns extras úteis. Os cabos USB e XLR são uma boa adição, assim como o tripé e o clipe de microfone.
Prós e contras da análise do Audio-Technica AT2005USB
Prós
- Boa construção metálica forte.
- Leve e fácil de segurar e transportar.
- Muito bom para podcasting e entrevistas.
- Duas conexões XLR e USB.
- Cabos XLR e USB incluídos.
- Suporte de tripé e clipe de microfone incluídos.
- Preço muito econômico.
- Uma ampla variedade de usos em potencial.
Contras
- A resposta de frequência não se presta a uma gravação orientada ao baixo.
Procurando outra coisa?
Existem muitos microfones disponíveis para qualquer uma das suas necessidades. Check out our in-depth reviews of the Best Interview Microphones, the Best Vocal Mics, the Best DSLR Camera Microphones, the Best Lavalier Microphones, and the Best Wireless Microphones you can buy in 2022.
Also, take a look at our reviews of the Best Dynamic Microphones, the Best Condenser Microphones, the Best XLR Microphones, the Best Shure Microphones, and the Best Microphones for YouTube currently on the market.
Audio-Technica AT2005USB Review – Final Thoughts
If you are looking for a mic that is going to specialize in a certain application, this probably isn’t it. But if you are looking for a mic with a variety of applications, then this is worth looking at.
We do feel that it will perform better in the USB world of podcasting and interviews. But the fact that there are XLR options is a plus point. It does make other uses possible. And certainly, for recording vocals, it will do a basic but acceptable job.
There are people operating on a budget that probably wish they had one mic to do all they need. This is what this mic has been built for. As such, it ticks just about all the boxes. With such a competitive price point, this mic becomes a good option. Audio-Technica has done it again and produced another quality product at a great price.
Until next time, may the music make you merry.