Com o aumento do poder do computador e a criação das primeiras DAWs práticas na década de 1990, a gravação mudou para sempre. Antes disso, se quiséssemos gravar alguma coisa, tinha que ser feito em um estúdio de gravação. E isso custa dinheiro, muitas vezes muito.
Naquela época, nunca imaginávamos que poderíamos fazer tanto em casa. Nunca sonhei que haveria microfones que se conectariam ao seu computador. E nunca sonhei que estaríamos pensando nas melhores configurações para o microfone Blue Yeti.
Quanto foi perdido?
Havia alguns estúdios bons e outros muito ruins, e no topo da pilha estavam os profissionais. Muitos de nós não podiam pagar os bons, a menos que alguém estivesse pagando. Eles geralmente não eram, então eram os baratos e desagradáveis ou nada.
Tanto material bom deve ter sido perdido. Músicas semi-escritas e nunca concluídas. Não havia lugar para gravá-los. Agora temos computadores com microfones que se conectam diretamente para gravar com qualidade decente. Um desses microfones é feito por uma empresa chamada Blue. Eles o chamam de Yeti. E ele se conecta diretamente ao seu computador.
Que comece a corrida
Entramos na máquina do tempo e voltamos a 1992, quando o Cubase, da Steinberg, foi lançado para Mac Computers. Era básico e, em muitos aspectos, grosseiro em comparação com o que temos agora. Mas o que ele fez foi provar que gravar em casa não era mais apenas um sonho. Isso poderia ser feito. A corrida começou.
Coelhinhos ainda não felizes
Podíamos gravar, mas era bastante limitado a sintetizadores e outros equipamentos MIDI apenas. Para decolar, tinha que haver guitarras e baixos, e tinha que haver vocais. Realmente não funcionaria sem ele.
Os engenheiros da British Design desenvolveram a Pulse Code Modulation, ou PCM, como é chamado, em 1939. Estava muito à frente de seu tempo. Mas era uma maneira de pegar dados analógicos e convertê-los em digitais. O sistema que eles inventaram ainda é a base para a gravação digital hoje.
A porta se abre
E assim, o palco estava montado para a chegada da Interface de Áudio. Houve alguns deles, alguns bons, outros nem tanto. Outro britânico, Rupert Neve, criou a Focusrite, e agora tínhamos uma interface que fica em nossa mesa e é muito boa. E a um preço que podíamos pagar.
Não devemos nos surpreender, o Sr. Neve projetou o sistema de fader móvel Netcam que Sir George Martin tanto admirava e usava em seus Air Studios. Ele era conhecido em todo o mundo e ainda é, por suas mesas de gravação e consoles Neve.
Quero tudo
E agora, em grande parte, tínhamos tudo, mas talvez não exatamente. Poderíamos conectar nossas guitarras, baixos e microfones em nossos computadores. E nossos DAWs, que estavam melhorando a cada semana, fizeram o resto.
Hoje, a maneira mais fácil de colocar as mãos em um DAW é comprar um MAC. Garageband já está instalado. Uma versão reduzida do Logic e compatível com ele. É excelente, considerando que é gratuito.
Desenvolvimentos por balde
Mas a tecnologia progrediu tanto que tudo estava se atualizando. Novas indústrias estavam se desenvolvendo. Havia podcasts, canais de vídeo, canais de entrevistas. Havia blogs pessoais e blogs de vídeo.
Sim, poderíamos gravar em nossos computadores e colocar narração e fala e outras trilhas sonoras. Mas nem sempre era conveniente começar a carregar interfaces de áudio conosco. As pessoas que trabalhavam nesses sites precisavam de conveniência.
Insira o microfone USB
Não vamos fingir que a chegada do microfone USB fez com que todos abandonassem seu Neumann U87 ou seu AKG C414. Isso não vai acontecer nos estúdios de gravação. O USB não pode oferecer esse tipo de desempenho.
Mas eles preenchem uma lacuna em um mercado em rápido desenvolvimento de podcasts, blogs e o resto. E eles podem fazer esse trabalho bem, alguns muito bem. No meio de tudo isso está uma empresa chamada Blue. Eles têm alguns desenhos interessantes. Eles também têm alguns nomes mais do que interessantes para seus microfones.
E eles produzem um microfone de boa qualidade que pode lidar com a maioria dos tipos de requisitos de gravação. E eles fazem isso a um preço muito econômico. Um dos
microfones USB mais populares é o Yeti Azul. Então, vamos dar uma olhada em
como configurar um microfone Blue Yeti para obter um bom som.
Conecte e jogue
Não poderia ser mais fácil no nível mais básico. Você liga e vai embora. É compatível com o macOS X e a maioria dos sistemas baseados em Windows.
Mas, como na maioria das coisas, existem
maneiras de tirar o melhor proveito de um microfone Blue Yeti . É isso que vamos ver aqui. Mas antes de começarmos a girar os botões, será útil se familiarizar com o microfone. Tem muito a oferecer.
Um microfone sensível
Como o Blue Yeti é um microfone condensador, pode ser muito sensível. Se as configurações e como você as usa não estiverem corretas, haverá muitos ruídos e sons indesejados que você não deseja capturar.
Melhores configurações para o microfone azul Yeti – os controles
Vamos dar uma olhada rápida nos controles que estão embutidos no microfone.
Ganhar controle
Isso é para ganho, não para volume. Há uma grande diferença. O volume é o nível da saída. Ganho é o nível que você definiu para a entrada no microfone. Isso também está relacionado à sensibilidade do microfone e, portanto, à sensibilidade que você deseja.
Por exemplo, se você estiver apenas gravando sua voz, não precisará de muito ganho. Ajustá-lo um pouco para baixo lhe dará uma gravação vocal mais suave. O controle de ganho está na parte de trás do microfone.
Seleção de padrão polar
O Yeti Azul tem quatro padrões polares diferentes para escolher. Estes são Cardioide, Omnidirecional, Bidirecional e Estéreo. Entraremos neles um pouco mais tarde. Você pode selecionar o padrão que deseja usar usando o seletor de discagem. Isso também está localizado na parte de trás do microfone, abaixo do controle de ganho.
Botão Silenciar
Ele está localizado na frente do microfone, logo abaixo do logotipo azul. Basta empurrá-lo para silenciar instantaneamente o som.
Controle de volume do fone de ouvido
Localizado também na frente, abaixo do botão mudo. Usando este controle pode regular o nível de volume que você está ouvindo através de seus fones de ouvido.
Tomada de fone de ouvido
Conecte seus fones de ouvido usando um plugue de 3,5 mm. O soquete está localizado na parte inferior do microfone. Um elemento de design útil é que ele fica fora do caminho quando o microfone está na posição vertical normal.
Conexão USB
Também bem posicionado fora do caminho por baixo, próximo ao soquete do fone de ouvido.
O estande
Isso tem dois botões para ajustar o ângulo do microfone, que podem ser apertados. Eles também permitem que você dobre o microfone após o uso. Além disso, o Blue Yeti caberá em um suporte de microfone convencional, se você preferir.
Obtendo a gravação certa
Então, vamos falar sobre as melhores configurações para o microfone Blue Yeti.
A posição do microfone
O Blue Yeti foi projetado para trabalhar na posição vertical. Com a maioria dos microfones de hoje, você apontará a cabeça do microfone para a fonte de destino do som. Com o Blue Yeti, ele fica na posição vertical em seu suporte ou em um suporte convencional.
Pense nisso como prestes a ser lançado no espaço. Você precisa do microfone nesta posição vertical porque é o que é conhecido como microfone de endereço lateral. Ou seja, ele pode coletar som de qualquer lado, dependendo de qual padrão polar você escolher.
Configuração com seu sistema operacional
Eu deveria garantir que seu microfone seja bom para ir com o sistema operacional que você está usando. Na maioria dos casos, ele funcionará apenas conectando o USB. Mas, pode haver situações em que ajustes no sistema operacional precisem ser aplicados.
Não haverá drivers ou softwares adicionais para download. Apenas alterações nas configurações. Em um Mac ou Windows, eles serão encontrados em Configurações/Preferências/Sons se forem necessários. Lá você poderá ver o Blue Yeti e configurá-lo para funcionar como quiser.
Parece não haver muito sentido em passar pelas configurações como elas estão no momento. Conhecendo a Apple e a Microsoft, eles provavelmente produzirão uma atualização que mudará tudo ainda esta noite. No entanto, eles geralmente são bastante autoexplicativos, portanto, configurá-los deve ser bastante simples.
Selecione seu padrão polar
O que você selecionar será determinado pelo que você está usando o microfone. Algumas aplicações terão requisitos diferentes e, portanto, terão critérios de seleção de padrões diferentes.
Como já mencionado, o Blue Yeti oferece quatro padrões polares separados para você escolher. São eles:Cardioide, Bidirecional, Omnidirecional e Estéreo. Vamos dar uma breve olhada em cada um desses padrões.
Cardioide
De todos os padrões polares disponíveis, este é o mais comumente usado para todos os níveis de microfones. O som tem seu principal ponto de captura na parte frontal. É aí que a fonte de destino deve ser posicionada.
Quando posicionado corretamente, esta é a
melhor configuração Blue Yeti para narrar ou cantar . Bem como para gravar um único instrumento.
Ao coletar o som da frente, ele rejeitará os sons das laterais e da parte traseira. Isso o torna adequado apenas para um único usuário e não para mais de uma pessoa.
Bidirecional
Esse é um padrão polar ideal ao
usar um microfone Blue Yeti para entrevistas individuais . Com a pessoa sentada à sua frente, o microfone capturará as duas vozes. Você precisa ter certeza de que está sentado em frente ao outro. E com o logo Azul no microfone voltado para um dos participantes.
O som dos lados é rejeitado em grande parte usando esse padrão, e é por isso que digo que é bom para entrevistas. Também poderia ser usado para gravar um dueto com dois cantores.
Onidirecional
Este padrão coletará sua fonte de som de todos os lados do microfone ao mesmo tempo. Coletar som de todos os ângulos tem seus benefícios para algumas situações de gravação. Se você está comentando ou narrando e deseja incluir os sons do ambiente circundante, este é o padrão a ser usado.
Também é ótimo para capturar o som da sala quando você está gravando, por exemplo, um violão, se esse for o som que você está procurando.
Estéreo
Esta é uma escolha interessante e oferece mais opções do que a maioria dos outros microfones. É ótimo para gravar imagens de som ao vivo. Usando este padrão, os canais esquerdo e direito ficam ativos.
Isso significa que o microfone coletará o som de cada lado. Os sons vindos da parte traseira ou frontal não dominam a imagem geral do som. Isso é ótimo para gravar qualquer coisa que você queira ter um som estéreo para preencher a mixagem, como um piano, uma seção de trompas ou uma pequena seção de cordas.
Vamos gravar
Então você conectou seu USB e está pronto para começar. Existem algumas configurações que você deve verificar antes de começar.
O primeiro é o controle de ganho. Certifique-se de que está centralizado antes de começar. O indicador deve ser vertical. Se você estiver recebendo muito sinal de uma fonte de som alta, diminua um pouco o ganho. Se o áudio não for tão nítido e claro quanto você gostaria, aumente um pouco o ganho.
Tenha cuidado para não abusar do ganho. Lembre-se, este é um microfone condensador e eles podem ser muito sensíveis.
Defina seu saldo
Seja qual for o software que estiver usando, faça um teste do que está gravando. Preste atenção a qualquer recorte do nível de registro que esteja muito alto.
Certifique-se de que seus níveis de registro não fiquem permanentemente no vermelho. Entrar muito ocasionalmente por um breve segundo provavelmente é bom, dependendo do seu equipamento e de qual DAW você está usando. Mas o medidor não deve ficar nos níveis mais altos o tempo todo.
Conecte seus fones de ouvido
Se você for usá-los, conecte-os na parte inferior do microfone. Você pode usar o controle de volume para os telefones na frente do microfone. Você pode definir isso para um nível confortável para poder ouvir o que está acontecendo.
Com todos os saldos definidos, você está pronto para gravar. Como a maioria das coisas, pode levar algumas tentativas para acertar.
Mas, por enquanto, vamos dar uma olhada nas opções para alguns tipos de gravação que você pode querer fazer.
Podcast
Trata-se de vídeo e/ou áudio que geralmente é feito em parcelas. Se for apenas você comentando ou narrando, então Cardioide seria o padrão preferido.
Esse padrão permitirá que você fale no microfone e rejeite os sons ambientes de ambos os lados ou atrás. Tente algumas corridas de treino. Então você aprenderá o quão longe você precisa estar do microfone para obter o melhor som.
Entrevistas
Coloque o microfone na mesa com a pessoa a ser entrevistada à sua frente. Dependendo do volume da voz, pode ser necessário fazer ajustes na distância que ambas as partes estão sentadas do microfone. Você precisará usar um padrão bidirecional para este tipo de gravação.
Instrumentos de gravação
Use o padrão cardioide e experimente o posicionamento dependendo do instrumento que você está gravando, por exemplo, apontando o microfone no 12º traste ao gravar um violão ou alguns centímetros à esquerda ou à direita do cone do alto-falante ao gravar um baixo . Certifique-se de que o ganho não seja muito alto. Você também pode experimentar usar o modo Stereo para esse tipo de gravação.
Discussões em grupo
Omnidirecional seria a escolha aqui. Todos precisam estar sentados a uma distância razoável do microfone. Aqueles com vozes mais altas podem precisar estar um pouco mais longe para compensar.
Transmissão ao vivo
Mais uma vez, o padrão cardioide provavelmente será o melhor. Ele rejeitará qualquer som ambiente que você não queira transmitir.
Claro, existem muitas outras opções potenciais para usar o microfone Blue Yeti. Acabei de cobrir alguns. Mas é um microfone que possui uma ampla gama de possibilidades de gravação, o que o torna um bom polivalente. Se você está pensando em adquirir um Microfone USB Blue Yeti, devo dizer que pelo preço é um dos melhores.
Se você estiver gravando dublagens ou narração, um filtro pop será aconselhável, como este Microphone Pop Filter For Blue Yeti. E se você estiver gravando no local em condições possivelmente ventosas, este Pára-brisas de espuma para microfone azul Yeti ajudará a reduzir o vento ou outros ruídos climáticos.
Procurando outros ótimos microfones de áudio azuis?
Nós temos você coberto. Confira nossa abrangente Análise do Microfone USB Blue Yeti, nossa Análise do Blue Yeti X, nossa Revisão do Blue YetiCaster, nossa Revisão do Blue Yeti Nano, nossa Revisão do microfone USB Blue Snowball e nossa Revisão do Blue Snowball iCE para mais microfones azuis incríveis que você pode comprar em 2022 .
Você também pode desfrutar de nossas análises detalhadas sobre os melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones USB, os melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones para gravação de vocais, os melhores microfones para o YouTube, os melhores microfones de computador e os melhores microfones de entrevista atualmente disponíveis para comprar.
Melhores configurações para microfone azul Yeti – Considerações finais
O advento do microfone USB encorajou toda uma nova gama de novas atividades de gravação. Não terá a mesma qualidade dos microfones de estúdio de alto nível, é claro. Mas para o que eles são usados, eles são muito bons. E é fácil ver por que o Blue Yeti é um dos líderes da marca e
microfones USB mais usados por aí.
Até a próxima, faça-se ouvir.