>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

O que é ganho de microfone e como isso afeta os sinais de microfone?


Sempre que você comprar um mixer, um pré-amplificador ou até mesmo certos microfones, você verá a palavra ‘Gain’ escrita nele. É um controle estranho que muitas vezes não possui números ou indicadores de nível. Então, o que é ganho de microfone e como isso afeta os sinais de microfone?

O controle de ganho é um circuito elétrico pelo qual o sinal de áudio passa depois de sair do microfone. Ajustá-lo e usá-lo corretamente fornecerá um som claro quando você estiver gravando ou para quem estiver ouvindo. Também irá melhorar a qualidade tonal do seu áudio.

O ganho é igual ao volume?


Ou, em outras palavras... Existe uma diferença entre Ganho e Volume? Alguns pensam que são basicamente a mesma coisa e apenas têm nomes diferentes. Se eles fazem coisas diferentes, isso importa? A resposta para isso é um sim definitivo.

É importante entender a diferença entre Volume e Ganho. Quando você fizer isso, mudará a qualidade tonal de tudo o que você gravar, tocar ou cantar para sempre. Mas antes de chegarmos a isso, vamos ter certeza de que entendemos exatamente o que são Ganho e Volume.

O que é Volume?




Vamos começar com este porque é o mais fácil de explicar. Volume geralmente significa o nível de som de saída , que é medido em decibéis.

Se você quiser em termos muito simples, é o quão alto o som fica depois que ele foi processado. É o quão alto é o som que você pode ouvir.

Em termos práticos


Se você estiver mixando música, é o nível que você envia para a saída estéreo do canal individual. Se você está tocando uma guitarra através de um amplificador, então o volume é o quão alto você aumenta o amplificador. Ou, se você estiver dirigindo, é o quão alta é a música que vem do sistema do seu carro.

Basicamente, Volume é igual a Loudness. No entanto, é importante lembrar que, embora o volume aumente a intensidade, isso não altera a qualidade do som do que você está ouvindo. Só fica mais alto.

A exceção a essa regra é se você estiver sobrecarregando uma parte de um sistema, como um amplificador ou um alto-falante, o que produziria distorção, o que afetaria a qualidade do som. Mas, contanto que nada esteja sendo sobrecarregado, um aumento no volume não afeta a qualidade sonora do som.

Se isso é volume, então o que é ganho?


Nos bons e velhos tempos analógicos, ganho era um conceito simples de entender. Mas em nosso mundo digital moderno, tornou-se um pouco mais confuso, pois passou a significar coisas diferentes.

Isso pode ser parcialmente atribuído ao desejo do fabricante de tentar recriar e copiar equipamentos analógicos enquanto trabalha com suas próprias ideias de desenvolvimento.

As definições podem ficar confusas


Algumas pessoas começaram a usar a palavra ganho como referência ao volume. Isso é "volume de saída", em oposição a "volume de entrada" para um sistema. Isso muitas vezes pode ser visto em plugins digitais. Você pode ver uma função rotulada 'ganho de maquiagem' em um compressor. Isso se refere a um ajuste para compensar o volume de saída, mas recebeu outro nome.

A descrição mais definitiva é que ganho é a entrada de decibéis em um sistema . Portanto, o Ganho controlará o volume, ou quão alto algo é, antes de qualquer processamento que ocorra. É o nível de volume que está sendo inserido em pré-amplificadores, plug-ins ou amplificadores, ou seja, sua entrada, não sua saída.

Uma distinção importante


É muito importante apreciar esta distinção. Após qualquer processamento, o volume da saída não alterará os recursos tonais do som. Mas o ganho, ou mais especificamente, quão alto ele é, antes do processamento, sim.

Ganho do microfone


Então, como o ganho afeta os sinais do microfone ? Antes de entrarmos nisso, vou usar a palavra 'amplitude'. Vamos apenas ter certeza de que todos sabemos exatamente o que é isso.

Amplitude


As ondas sonoras criam som, e os sons são produzidos por vibrações moleculares. Quando você toca um prato ou um tambor, ele vibra. As vibrações, por sua vez, fazem as moléculas no ar se moverem e elas se afastam da fonte da vibração.

Essas moléculas atingem seus ouvidos e seu tímpano vibra. Os ossos do ouvido começam a vibrar exatamente da mesma maneira que a onda sonora original vibrou.

Existem dois elementos importantes da vibração. A frequência, a frequência com que a onda vibra e a amplitude ou o tamanho da vibração. Ambos afetarão o som de qualquer objeto.

O tamanho da vibração


Esta é a amplitude e determinará o quão alto algo é. Se você visse as ondas em um gráfico, quanto mais alto o som, maior a onda sonora. Vibrações maiores produzem sons mais altos.

A amplitude é uma medida da intensidade e da força da onda sonora. Para medir isso, usamos um medidor de nível de pressão sonora ou SPL. Você sem dúvida se deparou com leituras de SPL ao analisar as especificações dos microfones.

Então, por que estou contando tudo isso?


Como a amplitude é aumentada pelo ganho do microfone, quanto mais ganho você aplicar, maior será a onda. Portanto, quanto mais alto for o som que você está prestes a colocar em suas opções de processamento.

Assim, o ganho do microfone aumentará a amplitude do sinal. E também aumentará a força do sinal para o nível de linha do nível do microfone. Isso torna o sinal compatível com equipamentos de áudio de nível profissional.

O ganho é controlado por um pré-amplificador de microfone, que é o primeiro circuito elétrico que o sinal encontrará após a saída do microfone.

O que é ganho de microfone e como isso afeta os sinais de microfone? – Nível de linha e nível de microfone




Um microfone dará uma saída nominal de algo entre -60 dBu e -40 dBu. Mas o equipamento profissional funciona no nível da linha. Isso é nominalmente +4 dBu. Por equipamento profissional, quero dizer estações de trabalho de áudio digital e consoles de mixagem de boa qualidade.

Estes são apenas valores médios e os valores reais podem ser ligeiramente diferentes. Eles podem variar devido a:
  • O volume na fonte do som
  • Distância entre o microfone e a fonte do som.
  • Sensibilidade do microfone.
  • O nível de ganho que foi aplicado ao sinal do microfone.

Existem alguns outros fatores, mas esses são os mais comuns.

O nível de linha é consideravelmente mais forte que o nível de microfone. Você, portanto, precisa aumentar significativamente o sinal do nível do microfone para torná-los compatíveis. Normalmente, um aumento entre 44 dB e 64 dB será adequado, novamente dependendo dos fatores acima.

Os diferentes tipos de sinais


Os microfones são projetados para emitir sinais de nível de microfone. Este sinal é então enviado para um pré-amplificador (um 'pré' amplificador) que o aumenta para um nível utilizável e criará a qualidade de som desejada. Para algumas excelentes opções de pré-amplificador, dê uma olhada em nossas análises abrangentes do melhor pré-amplificador de microfone que você pode comprar.

Da mesma forma, as entradas de nível de linha são projetadas para receber sinais de nível de linha. Portanto, se você conectar um microfone diretamente a uma entrada de nível de linha, o resultado não será bom. Você obterá um sinal de nível muito baixo que mal pode ouvir, e a relação sinal-ruído será muito ruim com mais assobios do que o sinal real.

Dois possíveis ganhos de microfone


O ganho do pré-amplificador fornece o impulso que o sinal precisa para chegar ao nível de linha.

Isso pode ocorrer de duas maneiras diferentes:
  • O ganho pode ser aplicado usando um pré-amplificador dentro do microfone, no caso de um microfone "ativo". Uma fonte de alimentação externa, como uma conexão de parede CA, alimentação USB ou baterias, fornecerá a energia necessária.
  • Ganho aplicado usando um pré-amplificador separado, que pode ser uma interface de áudio, mesa de mixagem ou um pré-amplificador independente.

No caso da Opção 1, o circuito está dentro do microfone. Na Opção 2, o sinal obtém seu ganho após sair do microfone. Vejamos essas duas opções um pouco mais de perto.

Ganho do pré-amplificador dentro do microfone


Os microfones ativos são construídos com um pré-amplificador inserido diretamente após a cápsula dentro do corpo do microfone. Pode aumentar a tensão e também diminuir a impedância do sinal. Impedâncias mais baixas são melhores porque o sinal não é degradado viajando pelos cabos, como acontece se a impedância for alta.

Alguns microfones ativos também são equipados com interruptores de atenuação. Isso diminui a amplitude do sinal de saída para evitar distorção, que pode ser causada pela sobrecarga do microfone se, por exemplo, ele estiver posicionado próximo a um bumbo.

Os diferentes tipos de microfones ativos


Existem dois tipos básicos de microfone ativo. No mundo tradicional, existem microfones condensadores que precisam de phantom power para funcionar. Estes são muito sensíveis e precisam de uma fonte de alimentação externa (phantom power) enviada pelo cabo do microfone de uma interface de áudio, pré-amplificador ou mesa de mixagem, ou alguns funcionarão com sua própria fonte de alimentação dedicada.

Mesmo sendo autoalimentados, eles não produzem energia suficiente para levar o sinal ao nível de linha; portanto, eles precisam ser conectados a um console de mixagem, um pré-amplificador dedicado ou uma interface de áudio para fornecer o aumento de ganho necessário para produzir um nível de sinal de qualidade. No entanto, quando combinados com o pré-amplificador certo, eles produzem resultados sonoros fantásticos.

No mundo moderno, existem microfones USB e alimentados por bateria. Estes são, como seria de esperar, alimentados por USB ou baterias e são normalmente utilizados para conversas online como o Skype. Messenger, etc., e para podcasting, blogging e vlogging. Raramente são usados ​​em gravações profissionais.

Esses tipos de microfones são conectados diretamente a um PC ou Mac via USB. Portanto, eles não requerem uma interface de áudio ou qualquer tipo de pré-amplificador e aumentam o sinal internamente até o nível desejado para que o computador crie o nível de sinal correto. Isso geralmente não produz o que poderia ser chamado de qualidade de áudio "profissional", e é por isso que eles tendem a não ser usados ​​para gravação profissional.

Ganho aplicado de um pré-amplificador separado


Vimos que os microfones emitem sinais de nível de microfone. Vimos também que eles exigem ganho para torná-los compatíveis com o nível de linha. Os pré-amplificadores de microfone fornecerão esse ganho.

Trabalhando com um pré-amplificador autônomo


Um console de mixagem geralmente terá pré-amplificadores embutidos. Mas muitos engenheiros de som ainda preferem usar pré-amplificadores autônomos, pois a qualidade é melhor e a capacidade de experimentar sonoramente mais variada.

Se você estiver conectando um pré-amplificador autônomo, certifique-se de que o sinal do pré-amplificador esteja indo para uma entrada de linha e não para uma entrada de microfone. Pré-amplificadores autônomos também podem ser conectados a um DAW por meio de uma interface digital ou um conversor analógico para digital.

A DAW (Digital Audio Workstation) precisará de uma interface de áudio para aceitar vários sinais; muitos deles terão entradas de microfone, incluindo pré-amplificadores embutidos. Para algumas ótimas opções, confira nossas análises detalhadas da melhor interface de áudio, das melhores interfaces de áudio USB e da melhor interface de áudio do iPad atualmente no mercado.

Preparando o microfone


O papel do pré-amplificador de microfone é, portanto, óbvio. É o primeiro circuito pelo qual o sinal do microfone passará. Nesta fase, o pré-amplificador de microfone está preparando o sinal do microfone para funcionar com outros dispositivos de áudio. Também pode fornecer ao microfone alimentação fantasma de +48 volts, se necessário.

O ganho do microfone afeta os sinais do microfone?




Estabelecemos que o papel do ganho do microfone é pegar o sinal do nível do microfone e aumentá-lo para o nível de linha para que esteja no nível correto para fornecer a máxima qualidade de som. Mas quanto ganho você precisará para fazer isso dependerá de algumas coisas.

Em primeiro lugar, quão sensível é o microfone que você está usando? Ou seja, o sinal de saída relativo ao Nível de Pressão Sonora, ou SPL. Compreensivelmente, um microfone mais sensível geralmente exigirá menos ganho.

Em segundo lugar, quão próximo está o microfone da fonte do som? Um microfone pode exigir menos ganho dependendo da proximidade da fonte. Um bom exemplo é um tambor. Um microfone colocado perto de uma caixa precisaria de menos ganho do que um posicionado mais longe.

Então, vamos olhar para a proximidade brevemente.

Distância primeiro


Cada microfone tem seu próprio efeito de proximidade individual. Se você posicioná-lo muito perto de uma fonte, é provável que enfatize as baixas frequências e fique atrevido. A distância é importante ao configurar o microfone. Portanto, não chegue muito perto ou, claro, muito longe, a menos que queira usar o efeito de proximidade para obter um determinado som ou qualidade tonal.

O tom, especialmente de um vocal, será afetado pela distância que o microfone está da fonte. Portanto, obtenha o tom desejado primeiro e depois ajuste o ganho de acordo. Não ajuste o ganho pensando que é um controle de volume. Não é.

Não exagere


Quando você está aplicando ganho a um sinal de microfone, não exagere. É fácil dar demais e começar a 'cortar'. Nos bons velhos tempos do analógico, costumávamos levar as coisas ao máximo por vários motivos. A primeira era que a relação som/ruído da fita era terrível e, se você não tivesse um sinal forte, acabaria com mais chiado do que o som real do instrumento.

A segunda razão foi que, como tudo era analógico, o recorte digital não existia. Se você for muito longe, saturará (ou distorcerá, mas de uma maneira agradável). Você pode usar isso para criar um som melhor.

No entanto, é muito diferente com a tecnologia digital; se forem clipes digitais, o resultado é sempre negativo com interrupções, cliques ou bipes terminando na gravação. É por isso que interfaces, pré-amplificadores e consoles costumam ter uma luz indicadora, geralmente em vermelho, que avisa que o ganho de entrada está muito alto. Alguns dispositivos também têm um sinal amarelo antes de ficar vermelho para informar que você está se aproximando.

Mas para gravação digital, é sempre melhor manter o sinal verde , com um amarelo ocasional, mas nunca no vermelho.

Que tal usar um microfone USB/digital


O advento do microfone USB adicionou alguns desenvolvimentos de design interessantes. Esses microfones possuem ADCs embutidos, conversores analógico-digitais e também possuem um pré-amplificador embutido. O pré-amplificador é colocado na frente do ADC, então ainda é a primeira coisa que o sinal do microfone encontra.

O pré-amplificador tem ganho ajustável suficiente para produzir um sinal que o PC ou Mac precisa para um nível de sinal de qualidade.

Então, o que é Gain Staging…


Não vou me aprofundar muito nisso porque é complexo o suficiente para um artigo inteiro. Mas em sua forma mais básica, o estágio de ganho ocorre quando você está usando dois ou mais equipamentos que apresentam um controle de ganho. Por exemplo, um compressor e um pré-amplificador.

Você pode estar executando seu microfone diretamente em um pré-amplificador, que envia o sinal para um compressor de hardware antes de devolvê-lo ao pré-amplificador, que então vai para o nível de linha da sua interface de áudio. Você também pode executá-los em sequência se o seu pré-amplificador não tiver um envio e retorno.

Isso oferece dois controles de ganho diferentes, um para o compressor e outro para o pré-amplificador. A forma como você define esses dois controles de ganho terá um grande efeito no som, permitindo que você o esculpa da maneira que desejar. Por exemplo, pressionando o ganho no compressor, você está enviando mais ganho para o pré-amplificador, o que pode saturá-lo, produzindo um som mais denso e substancial.

A chave para um estágio de ganho eficaz é experimentar continuamente até obter o som desejado, sempre lembrando que o sinal final não corta o limiar digital.

O que é ganho de microfone e como isso afeta os sinais de microfone? – O equipamento certo


No entanto, independentemente do que você está gravando, você precisará de alguns equipamentos de qualidade para obter os resultados que procura. Para começar, você precisará de um ótimo microfone. Isso pode ser caro para alguns, mas pelo preço, não há muitos melhores do que este microfone condensador vocal AKG Pro Audio C414 XLII.

Ou, se você preferir a opção USB mais acessível, existe o Microfone USB Blue Yeti. Este é mais um microfone de orçamento, mas faz um trabalho decente para podcasting, blogs, vlogs e gravação doméstica básica.

E uma das melhores interfaces de áudio da dinastia Rupert Neve, confira a Focusrite Scarlett 4i4 3rd gen. E da mesma empresa, um pré-amplificador de microfone autônomo dedicado, o pré-amplificador de microfone de canal único Focusrite ISA One Classic com D.I independente.

Procurando algumas interfaces de áudio ou microfones de alta qualidade?


Em seguida, dê uma olhada em nossa análise detalhada PreSonus Audiobox USB 96, nossa Revisão Focusrite Clarett 4Pre USB, nossa Revisão Behringer UMC22, nossa Revisão Focusrite Scarlett Solo Gen 3, nossa Revisão Behringer UCA202, nossa Revisão Focusrite Scarlett 2i2 Gen 3, também como nossa Revisão da Interface de Áudio de 4 Canais da Behringer UMC404HD.

Você também pode estar interessado em nossas análises abrangentes dos melhores microfones vocais, o melhor microfone de bumbo, os melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones para gravação de vocais de rap e os melhores microfones para gravação de guitarra elétrica que você pode comprar em 2022.

O que é ganho de microfone e como isso afeta os sinais de microfone – Considerações finais

Ganho versus Volume


A razão pela qual temos um controle de ganho é ajustar o nível do sinal de entrada de um instrumento e voz para garantir que esteja no nível perfeito para gravação. A razão pela qual temos controle de volume é poder criar o equilíbrio certo de cada voz e instrumento na mixagem.

Portanto, os ajustes de ganho vêm em primeiro lugar, os ajustes de volume vêm em segundo lugar.

Tudo parece tão simples quando você explica assim.

Boa gravação!

Revisão de