Para aqueles que estão ligados à música e à gravação há mais anos do que desejamos lembrar, as coisas mudaram. Eles mudaram além do que poderíamos ter imaginado.
Agora, temos computadores com microfones que se conectam diretamente para gravar com uma qualidade decente. Um desses microfones é feito por uma empresa chamada Blue. Eles chamam isso de Bola de Neve. E ele se conecta diretamente a um computador.
Podemos obter um bom som com isso?
Antes de passar pelo que pode ser considerado as configurações ideais do microfone bola de neve azul, mas primeiro, vale a pena dar uma olhada para trás e perguntar como chegamos aqui?
Era uma vez
Se quiséssemos gravar, não tínhamos escolha. Era um estúdio de gravação ou nada. Havia os bons, os ruins, e depois havia os profissionais.
Muitos de nós só podiam pagar os ruins, o que nos fazia parecer piores do que éramos, se isso fosse possível. Nós não iríamos tão longe assim e obter qualquer tipo de produto que valesse a pena.
E então um dia…
O poder do computador estava aumentando, e mais coisas estavam se tornando possíveis. A música aceitou o desafio. No início dos anos 80, a Digital Audio Workstation, ou DAW, estava na prancheta. Os primeiros eram desajeitados e experimentais e bem horríveis. Mas eles estavam melhorando.
Em 1992, houve um avanço quando Steinberg lançou o Cubase para Mac. Básico pode ter sido, mas provou que poderia ser feito. Agora a corrida começou.
Ainda assim, houve um problema
Era apenas sintetizador e MIDI. Para ser um estúdio portátil totalmente funcional sentado em sua mesa, tinha que ser melhor do que isso. Tinha que haver uma maneira de conectar guitarras e microfones.
Foi em 1938 que engenheiros britânicos desenvolveram o PCM ou Pulse Code Modulation. Uma maneira de converter dados analógicos em digitais. Ainda hoje é a base para todas as gravações digitais. Ao longo dos anos, foi aperfeiçoado. Entre na Interface de Áudio.
Agora tínhamos tudo. Uma maneira de conectar guitarras e microfones em nossos computadores e usar nossas estações de trabalho digitais para produzir música.
Continuando
Avanço rápido para hoje, e há muitas opções. Compre um Mac e você terá o Garageband pré-instalado. Não é o ápice da qualidade, eu concordo. Mas, built-in suficiente para que você possa adicionar coisas para fazer um bom trabalho. E, claro, ele se conectará ao Logic Pro, que é um padrão profissional.
A tecnologia evoluiu e nos levou ainda mais longe. Agora, você não precisa de uma interface de áudio para
conectar um microfone a um computador . Existem microfones USB. Microfones que vão direto para o seu laptop ou dispositivo de gravação. Um sistema que se tornou facilmente transportável, abriu mais portas e criou empregos e atividades onde antes não existiam.
Não vamos fingir
Mas não vamos nos enganar pensando que um microfone USB vai lhe dar um desempenho impressionante. Ele lhe dará um bom desempenho e satisfará muitos requisitos. Mas não pense que eles são um Neumann U87 ou um AKG C414. Eles não são.
Mas eles atendem a um mercado específico e o fazem muito bem. E eles estão melhorando, como seria de esperar. Na vanguarda dos
melhores microfones USB é a empresa, Blue, e seu modelo Snowball. Vamos olhar para configurá-lo para obter um ótimo som.
O microfone USB
Você precisa de um microfone que esteja pronto para usar instantaneamente? Você está tendo dificuldades com conexões de computador? O microfone USB pode ser o caminho a percorrer. Os microfones USB percorreram um longo caminho desde sua primeira aparição.
É justo dizer que agora eles podem competir com alguns dos microfones XLR de nível inferior. O Snowball é um desses microfones. É fácil de usar, pois é puramente um microfone plug-and-play.
Além disso,
microfones USB não precisam de interface de áudio . É rápido e conveniente e dá uma reprodução decente. E o mais importante, eles não vão quebrar o banco. Para certos requisitos de gravação, eles podem ser uma ótima solução. Voltarei a essas opções um pouco mais tarde.
Configurando
Como já dissemos, este é um microfone plug-and-play, então, inicialmente, a configuração é... conecte-o. No formato mais básico, é isso. Portanto, mesmo que você nunca tenha tocado em um microfone antes, seu uso é imediato. Não há drivers ou software extra para download. Então vá embora.
No entanto, este microfone, embora fácil e conveniente, possui alguns recursos úteis. Para
aproveitar ao máximo um microfone USB Blue Snowball , valerá a pena gastar algum tempo para aprender como as configurações funcionam.
Aqui vamos nós
Certifique-se de que o cabo no Snowball esteja conectado corretamente com um bom ajuste firme. Em seguida, conecte o cabo USB no soquete USB do seu computador. Conforme você se conecta ao seu computador, uma luz vermelha acenderá na parte superior do microfone.
Esta luz é para lhe dizer que a energia está indo para o microfone e que ele está conectado ao seu computador. Se você olhar para a parte de trás do microfone, verá um interruptor cobrindo três configurações. Você precisa olhar para os próximos e entender o que eles fazem.
As configurações para gravação
Antes de poder usar o microfone, você precisará selecionar uma das configurações. Isso faz parte do processo de garantir que você
obtenha o desempenho ideal do microfone Blue Snowball . Cada configuração está relacionada a uma atividade que você pode realizar com o microfone.
Fazer sua escolha envolve apenas deslizar o botão para uma das opções, que são rotuladas como um, dois ou três. Mas, o que eles significam?
Posição Um
Isso utiliza um padrão polar cardióide para o processo de coleta de som. Este é o padrão que a maioria dos microfones de topo tem, e é bom para qualquer coisa a ver com a voz. Seja um vocal, uma narração ou apenas um discurso em uma entrevista.
Este padrão é focado em coletar o som da frente do microfone. Ele foi projetado para rejeitar o som vindo dos lados ou da parte traseira, portanto, a rejeição de ruído ambiente é boa. Não só é bom para aplicativos baseados em voz, mas também funciona bem ao gravar instrumentos.
Posição Dois
Essa configuração também possui um padrão cardioide, mas é equipada com um pad de -10dB. Isso o torna adequado para gravar sons que podem ser mais altos. Performances ao vivo e outras fontes de som alto são gravadas com clareza. Isso ocorre porque a sensibilidade do microfone é ligeiramente reduzida pelo pad. Por sua vez, isso reduz a sobrecarga e a distorção em potencial.
Posição Três
Isso tem um padrão polar omnidirecional em vez de um cardioide. O padrão omnidirecional significa que você pode gravar diferentes fontes em um campo completo de 360 graus, em vez de o alvo estar bem na frente do microfone. Isso o torna ideal para entrevistas, onde mais de uma fonte de destino está envolvida.
Enquanto um padrão cardioide gravará a voz na frente do microfone, o omnidirecional gravará outras vozes ao redor do microfone. Isso torna o captador menos concentrado, mas permite uma coleta de som igual de todos os lados. Também é ideal para reuniões e conferências, duetos de canto ao mesmo tempo e gravações em que você deseja capturar o som da sala e do instrumento.
Usando as configurações ideais do microfone bola de neve azul
Configurar um microfone é uma coisa, mas também existem algumas aplicações práticas a serem consideradas ao gravar. Eles variam dependendo do que você está gravando. Vamos voltar para ver onde e
como o microfone Blue Snowball é melhor usado .
Para vocais e fala
- Defina o microfone a cerca de quatro a cinco polegadas da fonte ou fontes de destino, se houver mais de um usuário.
- Inclinar o microfone levemente em direção à testa do alvo.
- Mesmo que haja um filtro embutido, ainda use um filtro pop externo para remover a possibilidade de plosivas. Eu recomendo o excelente Rok-It Single Layer Microphone Pop Filter com C-Clamp.
- Use a posição um ou, se o cantor ou orador tiver uma voz poderosa que pode variar em volume, a posição dois.
- Defina o controle de volume no computador para garantir que os picos não sejam muito altos.
Para um instrumento acústico, como uma guitarra ou violino
O Snowball tem um tom naturalmente neutro. Isso o ajudará a capturar o verdadeiro som do instrumento sem reforços extras aplicados em qualquer lugar. Quaisquer ajustes tonais que você possa fazer após a gravação. Dito isso, aqui estão as configurações ideais do microfone Blue Snowball para gravar instrumentos acústicos.
- Coloque o microfone voltado para o instrumento onde o braço encontra o corpo.
- Incline levemente a direção do microfone dessa posição em direção à boca.
- Quanto mais em direção ao buraco de som, melhor ele capta as frequências mais baixas.
- Da mesma forma, incline o microfone para longe da boca se precisar de frequências mais altas.
- Mantenha o instrumento a uma distância regular do microfone.
Guitarra elétrica e baixo através de um amplificador
Normalmente, você pode gravar uma guitarra ou baixo diretamente em sua DAW usando uma interface de áudio. Mas há algumas vantagens no som em usar um microfone na frente de um amplificador e gabinete.
Você certamente pode escolher o som gerado pela guitarra e pelo amplificador. E isso estará mais próximo do som que você prefere, em vez de depender do som criado a partir do software. Isso se aplica especialmente no caso de guitarras com overdrive ou distorcidas.
- Novamente, a resposta neutra do microfone ajudará na gravação.
- Coloque o microfone a cerca de 30 cm do gabinete do alto-falante, diretamente na frente.
- Inclinar o microfone em direção ao centro do alto-falante para frequências mais altas.
- Incline-o em direção à borda do cone do alto-falante para frequências mais baixas.
- A borda externa do cone também é melhor para gravar sons distorcidos.
Bateria
Agora, não vou dizer que o Snowball é um ótimo microfone para gravar bateria. Não é feito para isso, e microfones que funcionam bem para bateria são projetados especialmente para esse trabalho.
Dito isto, o microfone tem uma boa resposta transitória. Não vou entrar nos detalhes técnicos disso. Mas, quanto melhor a taxa de resposta, melhor ele lidará com mudanças repentinas de volume.
Cargas de som variadas
As batidas entre as batidas em uma caixa ou bumbo podem ser uma boa maneira de descrever as cargas sonoras variadas. Um segundo muito alto, o próximo silencioso.
- Posicionar o microfone a cerca de quatro a cinco polegadas do aro ou da pele do tambor deve permitir uma captura razoável.
- Aproximar o microfone dará a você um foco um pouco mais baixo.
- Afastá-lo reagirá mais com o ambiente ao redor, dando a você um som "mais arejado".
Outra ajuda para o microfone
O ambiente da sala e o ambiente vão afetar a qualidade da gravação. Não tenho espaço aqui para entrar em detalhes sobre o que você pode fazer para afetar isso. Mas há uma lista de coisas a considerar ao gravar.
- Use um filtro Noise Gate em seu software.
- Acrescente a isso um Filtro de Supressão de Ruído se você tiver um para reduzir qualquer ruído externo que o microfone não consiga dissipar.
- Use o acima com simpatia para onde você está; em uma sala, você precisará de menos, do lado de fora mais.
- Use o próprio menu de microfones usando a opção Caixa de Filtros para adicionar supressão de ruído extra.
O suporte do microfone
O microfone vem com seu próprio tripé giratório, que é razoavelmente estável. Mas adicionar uma montagem antichoque lhe dará um pouco mais de segurança e estabilidade. E se você quiser reduzir o potencial de ruídos de baixo custo, você pode usar um Blue Ringer Universal Shockmount.
Se você está pensando em comprar um microfone USB, aqui está o Microfone USB Blue Snowball que estamos analisando. Para trabalhos vocais, dê uma olhada neste Blue Snowball Pop Filter. E, como mencionamos, o Blue Ringer Universal Shockmount.
Procurando mais opções excelentes de microfone?
Em seguida, confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones vintage, os melhores microfones USB, os melhores microfones dinâmicos, o melhor microfone de caixa, o melhor microfone de bumbo, os melhores microfones XLR e os melhores microfones Para gravação de vocais, você pode comprar em 2022.
Além disso, como você provavelmente sabe, a Blue produz uma variedade de microfones incríveis. Então, dê uma olhada em nossa detalhada Análise do Blue Yeticaster, nossa Análise do Blue Yeti Nano, nossa Revisão do Microfone USB Blue Snowball, nossa Revisão do Blue Snowball iCE, nossa Revisão do Blue Yeti X e nossa Revisão do Microfone USB do Yeti Azul para microfones incríveis atualmente no mercado.
Configurações ideais do microfone bola de neve azul – Considerações finais
O bom dos microfones USB é que eles tornam o processo de gravação em um computador muito mais fácil. Eles se conectam diretamente. Não há necessidade de equipamento extra. E eles percorreram um longo caminho desde os primeiros quinze anos atrás.
Eles ainda não podem competir com os microfones XLR e podem nunca fazer isso no nível mais alto. Mas eles servem a um propósito importante em alguns ambientes de gravação doméstica, podcasting e entrevistas. Para aqueles que usam microfones dessa maneira, eles são uma grande vantagem e vale a pena considerar.
Até a próxima, faça-se ouvir.