>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Por que os microfones usam cabos XLR?


Você já se perguntou por que sua voz soa tão horrível no fone de ouvido que acompanha o smartphone? Você pode pensar que é porque o microfone do fone de ouvido é ruim. Claro, provavelmente é, mas essa não é toda a história.

Bob Dylan gravou vários álbuns muito antes do surgimento dos smartphones. No entanto, ele soa melhor do que você quando você fala ou grava algo no seu Samsung Galaxy 10. E ele é Bob Dylan! Certamente deve haver alguma explicação para esta afronta.

De fato, existe


Em primeiro lugar, não, você não soa pior do que Bob Dylan. E a qualidade do seu fone de ouvido também não é totalmente culpada. Muito disso tem a ver com o tipo de conexão de microfone que você está usando.

Bob velho sorrateiro, quando usava microfones, usava cabos XLR para suas conexões. Seu pobre smartphone antigo usa um conector de conexão TSR de 3,5 mm ou algo parecido. O fato é que Bob tinha o melhor equipamento de áudio.

Isso pode não ser uma notícia de última hora, mas deve levar a uma pergunta. Por quê? Por que Bob Dylan soa tão claro em comparação com o fone de ouvido médio ou professor universitário com um microfone de encaixe? Talvez você esteja fazendo a pergunta errada. Talvez você devesse estar se perguntando:“Por que os microfones usam cabos XLR?”

O que é um microfone XLR?




Em termos técnicos, não há microfone XLR. Isso porque XLR se refere a um tipo de conexão específico usado em certos microfones. Os microfones mais comuns que usam um cabo XLR são os microfones dinâmicos e condensadores. Além disso, microfones profissionais são projetados para usar uma conexão de cabo XLR .

Por outro lado, existem certos tipos de microfones que nunca usam cabos XLR, microfones USB. Isso ocorre porque os microfones USB são, bem, destinados a se conectar a portas USB em computadores. No entanto, você pode encontrar alguns microfones USB que possuem uma conexão USB E XLR para oferecer a opção de conectá-los.

O cabo de microfone essencial


A conclusão é que estúdios profissionais e apresentações ao vivo em todo o mundo usam cabos XLR para conectar microfones para fins de gravação e reprodução ao vivo. Principalmente para gravação de música, mas também faixas de áudio para produção de vídeo e filme. Bem como conferências de imprensa, eventos esportivos e seriados de TV.

Você provavelmente já viu alguma filmagem “nos bastidores” de alguém segurando um longo poste preto com um microfone em uma extremidade enquanto um ator bagunçava sua fala ou algo assim. Essa pessoa segurando o poste é chamada de “Operador de Lança”. O trabalho deles é tão importante que estão listados nos créditos finais de qualquer filme.

Da mesma forma, você pode notar que o operador da lança tem uma bolsa grande com uma alça pendurada na frente da cintura. O que você acha que tem nessa bolsa? Isso mesmo, um gravador e muito cabo XLR.

Partes de um cabo de microfone XLR


Um cabo XLR padrão tem duas extremidades diferentes, um macho e uma fêmea, embora, para fins específicos, um cabo possa ter dois machos ou duas fêmeas. É fácil distinguir os dois. O conector XLR macho possui pinos que apontam para fora, enquanto a extremidade XLR fêmea possui orifícios onde os pinos se encaixam.

Sim, é tão básico quanto isso. E é algo que você pode ter em mente para todos os tipos de equipamentos de áudio e elétricos. O conector fêmea é aquele que se conecta ao microfone, e a extremidade macho se conecta à mesa de mixagem, PA, amplificador, pré-amplificador ou DAC.

Vantagens de um microfone XLR


Já que estamos perguntando:“Por que os microfones usam cabos XLR?” provavelmente deveríamos começar a responder a isso. A principal razão pela qual os cabos XLR são usados ​​para conectar microfones a mesas de mixagem ou vários outros dispositivos de captura de áudio é o “áudio balanceado”.

Mas, o que é áudio balanceado?


Bem, é uma maneira de conectar equipamentos de áudio para que o sinal de áudio possa viajar por um cabo de qualquer comprimento sem perder a clareza inicial do sinal . Nos termos mais básicos, significa “o que entra, é o que sai”.

Para fazer isso, os cabos XLR enviam duas cópias do sinal de áudio ao mesmo tempo. Além disso, esses sinais são enviados por polaridade invertida, que funciona para cancelar a interferência eletromagnética . Como resultado, o sinal de áudio recebido mantém a clareza e a precisão da entrada original do microfone.

Se os dois sinais não forem enviados em polaridade invertida, todo tipo de interferência pode afetar o sinal de áudio, o que leva a uma captura e reprodução de áudio ruins. Resultando em uma perda de detalhes de frequência, se não em ruído indesejado.

Como funcionam as conexões XLR




Como mencionado, existem três pinos no conector macho e três orifícios no conector fêmea. Cada pino tem uma função específica que permite que as conexões de microfone XLR forneçam áudio balanceado. E cada pino se conecta a uma porta específica para completar o link. Então, vamos detalhar rapidamente o que os três pinos de um cabo XLR fazem.
  • Pino 1 – O fio terra ou “blindagem”. Ele serve como referência para os outros dois pinos, atua como terra para o microfone e protege o pino 2 e o pino 3 contra inferência de sinal e danos. Se você já recebeu um choque de um microfone com um cabo XLR, é porque o pino 1 está quebrado de alguma forma.
  • Pino 2 – O fio positivo ou “quente” envia o sinal de áudio de polaridade positiva do microfone para a entrada.
  • Pino 3 – O fio negativo ou “frio” envia o sinal de áudio de polaridade negativa do microfone para a entrada.

Os três fios que compõem um cabo XLR trabalham juntos para garantir a precisão e clareza do sinal de áudio. Isso ocorre porque um sinal de polaridade invertida (uma versão positiva e negativa do mesmo sinal) está sendo enviado ao mesmo tempo.

No equipamento onde um cabo XLR se conecta, como um DAC, normalmente há um pré-amplificador de microfone. O pré-amplificador pode “equilibrar” dois sinais, resultando em uma soma diferencial. Em outras palavras, a melhor combinação dos dois sinais.

O pré-amplificador de microfone também pode “filtrar” a interferência eletromagnética comparando o sinal do pino 2 com o pino 3. No entanto, isso não torna os cabos de microfone XLR imunes à interferência eletromagnética (EMI). Eles são apenas melhores em bloquear vários tipos de EMI do que outros cabos de microfone não XLR.

Por isso mesmo


Os estúdios de gravação profissional terão cabos XLR entre os microfones e pré-amplificadores de microfone dedicados (dentro de um console ou interface, ou autônomo). Esses pré-amplificadores se conectarão ao equipamento de gravação. Como resultado, eles acabam com captura e reprodução de áudio de alta qualidade . Se você quer provas – Bob Dylan.

Procurando um ótimo microfone ou equipamento de microfone?


Em seguida, confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones XLR, os melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones condensadores, os melhores microfones de caixa, os melhores kits de microfone de bateria, o melhor microfone de bateria e os melhores Microfones sem fio que você pode comprar em 2022.

Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos melhores cabos XLR para microfones, os melhores suportes de microfone, os melhores pré-amplificadores de microfone para gravação doméstica, os melhores microfones para gravação de vocais, os melhores microfones de entrevista e os melhores microfones USB atualmente no mercado.

Por que os microfones usam cabos XLR – Considerações finais


Há uma resposta simples para essa pergunta – porque eles são sonoramente os melhores. Ninguém ainda viu um estúdio de gravação profissional com apenas cabos de microfone USB. Nem são prováveis ​​para o futuro previsível. Apesar de todas as vantagens que isso e aquilo digital podem oferecer, no momento, ele não consegue acertar o som.

Isso é provavelmente porque o som é físico. O som se move e pode ser sentido. É por isso que os cabos XLR funcionam tão bem na captura de áudio – eles usam eletricidade. E a eletricidade é definitivamente física. E os cabos XLR usam o movimento da eletricidade a seu favor.

Talvez algum dia, a tecnologia digital e os cabos fechem a lacuna. Mas esse dia não é hoje e, para a melhor captura de áudio do microfone, não há como vencer um bom e velho cabo XLR.

Até a próxima, faça-se ouvir.