Quando você compra um microfone USB, você o faz porque quer algo simples. Plug-and-play é a coisa mais importante aqui, e um processo de configuração complicado vai acabar afastando o usuário.
A criação de conteúdo é algo que todo mundo está se interessando nos dias de hoje. E como o domínio do vídeo e do áudio não está mais limitado a engenheiros qualificados, os fabricantes estão abordando isso de um ângulo totalmente diferente.
A recente enxurrada de microfones (principalmente USB) são feitos para serem simples, elegantes e tão fáceis de usar (e configurar) quanto possível. Podcasters e jogadores os abraçaram de braços abertos. Agora, o mercado está repleto de centenas de opções, independentemente da sua faixa de preço.
Restringindo o campo… A ROCCAT vem se destacando na indústria eletrônica e microfones USB. Os gadgets que esses caras lançam têm uma aparência distinta. E, no caso de equipamentos de áudio, som. Sem mencionar as opções de preços razoáveis e a boa qualidade de construção geral.
O ROCCAT Torch custa cerca de US $ 100 e promete tudo o que você deseja de um bom microfone USB. Facilidade de uso, boa qualidade de construção e design e, claro, aquela qualidade de som tão importante.
Então, decidi testar as garras deste gatinho no proverbial poste de teste de som em minha revisão detalhada do ROCCAT Torch.
Design e qualidade de construção
A tocha tem uma aparência distinta, como é a norma com o ROCCAT. Há uma mistura entre a velha e a nova escola que contribui para algo que é profissional e elegante.
Quando abri a embalagem, fui recebido pelo Torch Mic, a base, um cabo USB-C para USB-C curto, um cabo USB-C para USB-C estendido e, finalmente, um USB-A para USB-C cabo. Descobri que os cabos são todos de alta qualidade com isolamento decente.
Um microfone leve… O mesmo não pode ser dito sobre a qualidade de construção do microfone e da base. Ambos pesam mais de 250 gramas para um total combinado de pouco mais de 500 gramas. Quando você segura a tocha em sua mão, você não tem aquela sensação reconfortante em seu peito que só vem de dinheiro bem gasto.
A grade é toda em metal, o que explica seu peso de quase 300 gramas. O logotipo ROCCAT na frente acenderá quando o microfone for ativado. Possui uma rosca na parte inferior não apenas para conectá-lo à base, mas a qualquer pedestal de microfone de sua escolha.
Infelizmente, um adaptador não está incluído, portanto, se o seu suporte tiver uma rosca de tamanho diferente, você terá que comprar um adaptador separado.
Configuração simples… A base que abriga os controles do Torch tem uma estrutura principalmente de plástico. Mas, a parte superior é uma folha de metal que contribui para uma sensação sólida. Além disso, há pequenos pés emborrachados para torná-lo mais seguro em qualquer superfície em que você o coloque.
Quando o microfone está conectado à base, você pode girá-lo 45 graus para frente e para trás. Mas não há giro lateral, a menos que você o desaparafuse um pouco da base. No entanto, isso criará um chocalho, e você não quer isso.
Funcionalidade
O Torch pode ser configurado de várias maneiras. O fato de não estar confinado à sua base de controle o torna um
muito microfone USB versátil .
Primeiro, a maneira tradicional e mais comum de configurar o microfone é parafusar o microfone na base. Use o cabo curto USB-C para USB-C para conectar a base e o microfone. Em seguida, use o cabo USB-A para USB-C para conectar ao seu dispositivo de gravação.
Segundo, você pode aparafusar o microfone em um suporte de sua escolha. Desde que você tenha uma rosca correspondente ou o adaptador necessário para ajustá-los. Use o cabo USB-C para USB-C estendido para conectar à base de controle e colocá-lo onde quiser. Não precisa ficar perto do microfone.
Vários aplicativos… A ROCCAT queria incutir nos usuários a ideia de que este microfone pode ser usado em muitas situações diferentes. Considerando que é um
microfone USB de US$ 100 , isso faz com que tenha uma pontuação alta em praticidade.
Controles
A base e o microfone possuem alguns controles simples, porém intuitivos. Além de recursos que ajudam a aumentar o apelo já significativo deste
microfone USB econômico .
Existem três controles físicos na base. Na extrema direita está um fader que controla o ganho do microfone. Você notará que pressionar para cima e para baixo fará com que as barras RGB na lateral do microfone subam e desçam. É bom ter essa referência visual para quando o microfone e a base estão separados.
No meio é um dial de volume. Este será o volume para seus fones de ouvido ou dispositivo de monitoramento. Além disso, este botão pode ser pressionado como um botão para silenciar o microfone. No entanto, é a outra maneira de silenciar que nos leva a um dos recursos mais legais do Torch.
Um microfone de mãos livres? Na parte superior do microfone há um pequeno sensor que se parece com os controles remotos de TVs antigas. Basta acenar com a mão sobre isso e ele silenciará e ativará o som do microfone. Mais uma vez, um bom recurso para quando as duas peças são separadas.
Quando o microfone estiver mudo, o logotipo ROCCAT iluminado mudará de branco para vermelho. Além disso, a pequena tela na frente da base que diz “Live” se transformará em um ícone vermelho com uma barra.
Na parte de trás da base de controle, você encontrará um pequeno interruptor de três camadas para definir a sensibilidade desse sensor para baixo, médio ou alto. Por fim, há um botão ao lado do interruptor de sensibilidade, que pode ser pressionado para alternar entre três níveis de brilho para a iluminação RGB.
Padrões de captação e RGB Usando o botão esquerdo na base de controle, você pode selecionar um dos três padrões de captação.
- Cardioide – O padrão mais comum. Este modo captura tudo diretamente na frente do microfone. Bom para situações de fonte de áudio única, como streaming solo ou jogos. Quando estiver neste modo, as barras RGB nas laterais do microfone ficarão verdes.
- Estéreo – Isso utiliza os canais esquerdo e direito para capturar áudio de duas direções. Bom para situações de várias fontes, como entrevistas ou diálogos com vários falantes. Quando estiver neste modo, as barras RGB ficarão roxas.
- Sussurro – Este modo é exclusivo dos produtos ROCCAT. O padrão de captação permanece cardióide, mas é muito mais sensível em sua resposta. Isso é ótimo para situações em que você precisa ficar quieto, como uma gravação tarde da noite ou uma sessão de jogo em que os colegas de quarto precisam permanecer imperturbáveis. Quando estiver neste modo, as barras RGB ficarão azuis.
Qualidade do som
Não importa a configuração ou o padrão de captação que eu selecionei, descobri que o ROCCAT tem ampla potência para captar o ruído e os instrumentos necessários. A qualidade geral é muito acima da média.
Usando o fader de ganho na base de controle, consegui definir níveis de entrada satisfatórios no meu DAW. Isso incluiu alto-falantes que se sentam perto do microfone, a uma distância normal de fala e até mesmo a alguns metros de distância do microfone em uma cadeira.
O Torch não é de forma alguma o que eu chamaria de bom o suficiente para gravação em estúdio. Mas os músicos acharão este um
microfone USB versátil muito útil por fazer gravações demo que são boas o suficiente para levar a um produtor profissional sem vergonha. O Torch gravará em 24 bits/48kHz.
Gravando no modo estéreo… Não tive problemas para fazer duas guitarras se destacarem de forma distinta. Isso é um bom presságio para a separação. Assim, ao gravar uma entrevista, dois alto-falantes serão discerníveis como esquerdo e direito ao ouvir em fones de ouvido ou alto-falantes estéreo.
Há um pouco de rolo na extremidade inferior do espectro. Mas, isso é de se esperar, pois este microfone se destina a capturar vozes que contêm principalmente médios. Dito isto, algumas vozes mais profundas não terão corpo nas gravações. No geral, é um dos
microfones USB econômicos com melhor som lá fora.
Revisão da tocha ROCCAT – Prós e contras
Prós
- Acessível.
- Bem feito.
- Parece decente.
- Ótimos controles e funcionalidades.
- Vem com um cabo estendido.
Contras
- Sem adaptador de rosca.
- Ligeira queda no low-end.
Em busca de um ótimo microfone?
Nós temos você coberto. Confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones USB, os melhores microfones para gravar vocais, os melhores microfones de computador, os melhores microfones para o YouTube, os melhores microfones vocais ao vivo e os melhores microfones vintage que você pode comprar em 2022.
Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos melhores microfones de entrevista, os melhores microfones sem fio, os melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones XLR, os melhores microfones para gravação de guitarra elétrica e o melhor microfone barato com menos de US $ 50 atualmente no mercado.
Revisão da tocha ROCCAT – Conclusão
Se você está procurando um microfone de orçamento completo com som decente e um pouco de estilo, o ROCCAT Torch pode ser o único. Parece e funciona muito bem com som decente e pode ser configurado para o seu cenário em um instante.
A superfície de controle destacável o torna um ótimo microfone para gravar conteúdo online ou até mesmo fazer demonstrações de música. Este é o microfone USB plug-and-play por excelência. A pontuação final é de 9 em 10.
Até a próxima, faça-se ouvir.