Eletroímãs em alto-falantes Alto-falantes em dispositivos elétricos como TVs e rádios usam ímãs para produzir ondas sonoras. Dentro do alto-falante há uma bobina de voz, que é um tubo cilíndrico de fio enrolado em uma bobina. A bobina de voz está conectada a um amplificador, que envia uma corrente elétrica através da bobina. Quando a eletricidade flui através da bobina, ela cria um campo magnético.
Ao redor da bobina de voz há um ímã estacionário. O campo magnético criado pela bobina móvel interage com o campo magnético do ímã estacionário para criar uma força. Essa força faz com que a bobina de voz e o cone preso a ela se movam para frente e para trás. Esse movimento cria ondas sonoras, que são vibrações no ar que podemos ouvir.
O amplificador controla a força da corrente elétrica que flui através da bobina de voz. Quanto mais forte a corrente, mais forte será o campo magnético criado pela bobina de voz. Isso, por sua vez, cria uma força mais forte entre a bobina móvel e o ímã estacionário, fazendo com que o cone se mova para frente e para trás com mais força. Isso resulta em um som mais alto.
A frequência da corrente elétrica que flui através da bobina de voz determina a altura do som produzido. Quanto mais alta a frequência, mais alto será o tom. Quanto mais baixa a frequência, mais baixo é o tom.
Em resumo, os alto-falantes usam eletroímãs para criar uma força que faz com que o cone preso à bobina de voz se mova para frente e para trás. Este movimento produz ondas sonoras que ouvimos.