*
A qualidade do som é ruim para os padrões modernos. O som produzido por um fonógrafo não é tão claro ou nítido como o produzido pelos modernos dispositivos de áudio. Isto se deve a uma série de fatores, incluindo as limitações do meio de gravação (cilindros de cera ou discos de goma-laca), a natureza mecânica do mecanismo de reprodução e a falta de equalização e outras técnicas de processamento de áudio.
*
Os fonógrafos são relativamente frágeis e requerem um manuseio cuidadoso. Os componentes de um fonógrafo, principalmente a caneta e o toca-discos, são delicados e podem ser facilmente danificados se não forem manuseados adequadamente. Isto torna os fonógrafos difíceis de transportar e usar em locais públicos.
*
Os fonógrafos requerem um tipo especial de caneta para cada tipo de disco. Isso significa que se você quiser tocar diferentes tipos de discos, você precisa ter a caneta apropriada. Isso pode ser inconveniente e caro.
*
Os fonógrafos são relativamente caros para comprar e manter. O custo de um fonógrafo pode variar dependendo do modelo e do seu estado. No entanto, mesmo os modelos básicos podem ser bastante caros. Além disso, os fonógrafos requerem manutenção regular, como limpeza e lubrificação, o que também pode aumentar o custo de propriedade.
*
Os fonógrafos não são tão portáteis quanto outros dispositivos de áudio. Os fonógrafos são normalmente grandes e pesados, o que os torna difíceis de transportar. Isso os torna menos convenientes para uso em ambientes portáteis, como em trânsito ou em uma festa.