Compramos o BenQ HT2150ST para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Em teoria, projetores como o BenQ HT2150ST são uma opção incrivelmente inteligente para jogadores que procuram uma nova tela. Você pode desfrutar de um tamanho de tela enorme (maior do que a maioria das TVs) sem ter que lidar com nenhum dos pesadelos logísticos associados à entrega, movimentação e montagem de uma TV tradicional. Além disso, se você quiser reorganizar sua sala, mudar o projetor para outra sala ou planeja se mudar, é uma coisa a menos para se preocupar.
No entanto, os projetores normalmente seguem as TVs tradicionais em resolução e geralmente apresentam mais latência/lag de entrada do que os jogadores prefeririam. Para os não iniciados, a latência é o atraso entre uma ação, como pressionar um botão no controle, e o resultado, como quando a tela atualiza a imagem. Se você já tentou jogar um jogo em uma TV apenas para sentir que não consegue mirar tão bem ou dirigir com a precisão que gostaria, o atraso de entrada pode ter sido o culpado.
A boa notícia é que o BenQ HT2150ST faz grandes avanços no departamento de atraso de entrada, reduzindo esse número para 16,67ms perfeitamente aceitáveis - menor do que a maioria das pessoas será capaz de detectar. Este é um dos recursos centrais deste projetor em particular e uma das razões pelas quais ele é comercializado especificamente para o público de jogos.
Design:grande em tamanho, grande em recursos
O BenQ HT2150ST é um projetor atraente e capaz com muita conectividade. Medindo 14,98 x 10,91 x 4,79 polegadas (HWD), este não é um dispositivo pequeno. Ele ocupará uma quantidade considerável de espaço em uma mesa de centro e certamente não passará despercebido quando montado na parede ou no teto. Certifique-se de anotar as dimensões e ter uma noção se isso funcionará ou não no ambiente em que você planeja usá-lo.
A parte superior do projetor contém o painel de controle (com os botões OK, Power, Keystone/Seta, Voltar, Fonte e Menu), o anel de foco, o anel de zoom, um sensor remoto IR e indicadores de temperatura, energia e lâmpada status.
Quanto às portas, o BenQ HT2150ST oferece:duas portas HDMI, uma com suporte MHL; uma porta USB-A para carregar o kit Wireless FHD, que discutiremos mais adiante; uma porta USB mini-B, para manutenção do dispositivo; uma saída de 12VDC para acionar dispositivos externos como telas de projetor energizadas ou controle de iluminação; Conectores de entrada e saída de áudio de 3,5 mm; uma porta de controle RS-232 para interface com controle e automação de PC / home theater; e uma porta de vídeo para PC/componente. Não imaginamos que a maioria dos usuários fará uso de muitas dessas opções, mas elas definitivamente oferecem muito espaço para crescimento se os usuários quiserem explorar configurações de automação residencial mais avançadas.
Processo de configuração:infalível para todos
Na caixa, o BenQ HT2150ST vem com uma bolsa de transporte, guia de início rápido, controle remoto (pilhas incluídas), cabo de alimentação, CD do manual do usuário e, claro, o projetor. Não está incluído um cabo HDMI ou qualquer tipo de conectividade de vídeo, portanto, certifique-se de ter planejado isso antes da chegada do projetor.
Ligue o projetor e siga o processo de configuração simples de cinco etapas para começar a usar o dispositivo. Você será perguntado se deseja que ele escolha automaticamente uma fonte, escolha a orientação na qual você está configurando seu projetor (frente baixa, frente alta, traseira baixa, traseira alta), defina suas preferências de idioma, escolha entre básico e configurações avançadas do menu e passe pela correção keystone para levar em conta quaisquer alterações no ângulo (até 20 graus).
Simplificando, você terá dificuldade em encontrar um projetor de jogos 1080p mais capaz.
Se você estiver usando uma posição de mesa de centro, os próximos ajustes que você deve fazer são com o ajustador de liberação rápida e os pés reguladores traseiros, que podem ser usados para ajustar a inclinação do projetor e ajustar o ângulo horizontal, respectivamente. Quando estiver satisfeito com a posição, use os dois anéis na parte superior do compartimento da lente para ajustar o zoom e o foco para obter um tamanho de imagem desejável e uma imagem nítida. Para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que usam o projetor de uma mesa de centro, essas podem ser as únicas ações de configuração necessárias.
Para aqueles que montam seu projetor no teto ou tentam ajustar sua projeção às dimensões exatas de uma tela de projetor, a BenQ incluiu uma tabela para ajudar a obter o tamanho de imagem preferido no manual do usuário.
Uma última coisa que vale a pena mencionar é que quando chega a hora de substituir a lâmpada do projetor (como eventualmente será o caso de muitos tipos de projetor), o manual do usuário BenQ HT2150ST fornece instruções passo a passo muito completas sobre como fazê-lo, incluindo ilustrações.
Veja mais análises de nossas telas de projetor favoritas disponíveis para compra.
Curta distância:alcance de projeção fantástico
Com isso fora do caminho, podemos passar para uma das melhores partes do projetor - sua lente de curto alcance. Capaz de fornecer uma imagem de 100 polegadas a apenas 4,9 pés de distância, o BenQ HT2150ST oferece aos compradores uma experiência de projeção fantástica que funcionará em praticamente qualquer configuração de sala. Aqueles que vivem em pequenos apartamentos, dormitórios ou trabalham em torno de restrições de quarto igualmente apertadas certamente se beneficiarão disso.
Um zoom de 1,2x oferece uma boa quantidade de jogo com o tamanho da imagem, permitindo mais flexibilidade no posicionamento do projetor. Isso pode não parecer grande coisa no começo, mas assim que começamos a configurar o projetor e lidar com os aspectos práticos de encontrar o melhor posicionamento e superfície de projeção, rapidamente sentimos os benefícios desse recurso.
Capaz de fornecer uma imagem de 100 polegadas a apenas 4,9 pés de distância, o BenQ HT2150ST oferece aos compradores uma experiência de projeção fantástica que funcionará em praticamente qualquer configuração de sala.
Um recurso de design igualmente importante para alguns, embora não seja destacado com tanta frequência, é o ruído. Nada quebra mais a imersão em uma experiência de jogo do que ouvir um rugido alto de um fã ao tentar ouvir atentamente os passos em um FPS competitivo ou diálogo durante uma cena de um RPG. Felizmente, o BenQ tem um desempenho muito bom nesta categoria, oferecendo um desempenho silencioso do ventilador e fazendo um ótimo trabalho ao criar o mínimo de distrações possível.
Dê uma olhada no nosso guia para projetores de vídeo de curta distância.
Qualidade de imagem:cores ricas e precisas
A qualidade da imagem é definitivamente a principal atração do BenQ HT2150ST. A imagem é brilhante e nítida de canto a canto, com excelente desempenho de cor e contraste. Ficamos particularmente satisfeitos com o ótimo desempenho fora da caixa. Os 2.200 lúmens ANSI fornecem muita luz em salas com iluminação fraca a moderada, mas ainda sofrem com a luz direta. Uma taxa de contraste de 15.000:1 fica linda em condições ideais de visualização e certamente impressionará. Os usuários que compram qualidade de imagem em primeiro lugar devem estar mais do que satisfeitos com sua compra.
O posicionamento ideal para o projetor é entre 3 pés (para um tamanho de imagem de 60 polegadas com zoom máximo) e 10 pés (para um tamanho de imagem de 180 polegadas com zoom mínimo). Tenha isso em mente ao planejar o posicionamento do projetor. O zoom também será útil ao tentar ajustar seu posicionamento.
O único ponto em que o BenQ HT2150ST perde marcas é na uniformidade de brilho. Pode não ser claramente visível durante o uso normal, mas durante o teste, a diferença na luminância de ponta a ponta é definitivamente perceptível.
A imagem é brilhante, nítida de canto a canto, com excelente desempenho de cor e contraste; quase nos sentiríamos egoístas em pedir mais.
Uma área típica de preocupação para projetores DLP de chip único, que operam essencialmente girando uma roda contendo as cores vermelha, verde e azul em sucessão muito rápida, é o “efeito arco-íris”. Como a imagem é essencialmente composta por três cores separadas projetadas de forma assíncrona, um objeto em movimento rápido na tela pode fazer com que um efeito perceptível de halo de cores se torne mais aparente para o usuário. A BenQ supera isso usando uma roda de cores de velocidade 6x maior com uma configuração RGBRGB (que permite o dobro da frequência de cores exibidas por rotação). Essencialmente, ao mostrar cada cor em uma sucessão muito mais rápida, o efeito arco-íris se torna quase indetectável, e a precisão das cores e o brilho também se beneficiam.
O BenQ HT2150ST possui 7 modos de imagem predefinidos:Bright, Vivid, Cinema, Game, Game (Bright), 3D e User. Por padrão, o projetor opta pelo modo Game, que é nítido e brilhante, mas um pouco frio. O modo de jogo tem apenas 16,67ms de atraso de entrada, e os jogadores vão querer manter essa opção quando possível. O modo Cinema cria uma imagem de aparência muito natural que os usuários podem optar quando estiverem usando o projetor para outras coisas além de jogos, mas o modo Jogo foi perfeitamente aceitável para nós para todos os diferentes tipos de mídia que testamos nele. Os outros modos, como Jogo (Brilhante), Vívido e Brilhante, todos tentam acomodar situações de visualização que não são ideais, aumentando o brilho e a saturação ou aumentando a nitidez. Não recomendamos, pois descobrimos que a qualidade da imagem estava comprometida demais para valer a pena.
Confira nosso guia para comprar o projetor certo.
Áudio: Som aceitável para um projetor
O BenQ HT2150ST possui dois alto-falantes de 10 watts dentro deles que fazem um trabalho comparável a uma televisão pequena, mas ainda recomendamos conectar alto-falantes externos quando tiver a chance. É certo que o áudio é visivelmente melhor do que a maioria dos outros projetores que testamos, mas isso é bastante baixo.
A única saída de áudio no projetor é uma saída auxiliar padrão de 3,5 mm, que você pode usar para direcionar o áudio para o seu sistema de som. Alternativamente, você pode separar o sinal de áudio na fonte fazendo com que seu console de jogos envie áudio por uma saída óptica para um receptor. Quando esta opção não for possível devido a restrições do seu dispositivo de origem, você pode querer comprar um extrator/desincorporador de áudio HDMI, que permite dividir o sinal HDMI de saída em seu formato de áudio preferido. Esses dispositivos podem ser adquiridos por cerca de US$ 25 e oferecem muito mais flexibilidade para o futuro.
Software:Sem recursos extras importantes
O BenQ HT2150ST é leve em software e não contém nenhuma funcionalidade de smart TV ou aplicativos expansíveis. O projetor suporta streaming sem fio por meio de um kit FHD sem fio (WDP02) no valor de US$ 399. Este kit permite que você transmita o sinal a até 30 metros de distância (dentro da linha de visão). Para aqueles que não querem lidar com o roteamento de cabos por longas distâncias ou ter vários dispositivos para conectar ao projetor simultaneamente, essa pode ser uma boa opção. O kit de streaming suporta até quatro entradas HDMI.
Preço:preço premium, desempenho premium
Com um preço sugerido de US $ 799, o BenQ HT2150ST não é de forma alguma uma opção de orçamento, e pagar um preço tão alto por uma tela de 1080p em 2019 pode parecer indesejável. Dito isto, tamanho de tela incomparável, portabilidade conveniente e uma experiência cinematográfica tornam os projetores uma oferta verdadeiramente única, mesmo em um mundo de TVs inteligentes 4K UHD. Dada a qualidade geral da imagem e o desempenho líder da classe, temos que dizer que o preço é apropriado.
Dê uma olhada em alguns dos melhores projetores de última geração que você pode comprar.
BenQ HT2150ST vs. Optoma GT1080Darbee
Ambos os projetores têm uma aparência fantástica, mas os principais pontos de diferenciação estão no desempenho de cores e no lance. O BenQ HT2150ST lidera o grupo quando se trata de desempenho e contraste de cores - a roda de cores RGBRGB realmente oferece cores melhores e um efeito de arco-íris menos perceptível. O Optoma GT1080Darbee, por outro lado, vence na taxa de projeção (0,49 contra 0,69-0,83 do BenQ), tornando-o um vencedor claro para aqueles em ambientes de projeção particularmente pequenos que não querem comprometer o tamanho da tela. O Optoma também é significativamente menor que o BenQ e será uma opção melhor de mesa de centro quando o espaço for uma preocupação. Ambos os projetores possuem tempos de resposta de ~16ms, tornando-os ideais para cenários de jogos.
Os 7 melhores projetores para jogos, testados pela LifewireFinal Verdict
O vencedor de 1080p para jogadores. Simplificando, você terá dificuldade em encontrar um projetor de jogos 1080p mais capaz. Este é o tipo de projetor que o servirá por um longo tempo e impressionará todos os convidados sortudos o suficiente para serem convidados para noites de cinema / jogos em sua casa. Em um mundo perfeito, este projetor também seria capaz de 4K, teria o triplo dos lúmens ANSI e melhor uniformidade de brilho, mas por menos de US $ 1.000, adoramos o que o BenQ HT2150ST nos oferece.
Produtos semelhantes que analisamos:
- Optoma GT1080Darbee
- Projetor Optoma UHD60 4K
- Projetor de home theater BenQ HT3550
Especificações
- Nome do produto Projetor HT2150ST
- Marca do produto BenQ
- Preço $ 799,00
- Data de lançamento agosto de 2016
- Peso 7,93 libras.
- Dimensões do produto 4,8 x 15 x 10,9 pol.
- Cor Branca
- Resolução de tela 1920 x 1080
- Alto-falantes 10 W x 2
- Portas 2x HDMI, PC (D-Sub), USB-A, USB Mini-b, entrada de áudio (3,5 mm), saída de áudio (3,5 mm), RS232 (DB-9 pinos) , DC 12V Trigger (3,5 mm), Formatos suportados:NTSC, PAL, SECAM, SDTV (480i/576i), EDTV (480p/576p, HDTV (720p, 1080i/p 60Hz)
- Compatibilidade WUXGA, UXGA, SXGA+, WXGA+, WXGA, SXGA, XGA, SVGA, VGA, Mac